Por que William e Harry estavam com roupas diferentes no funeral da rainha?
O funeral da rainha Elizabeth 2ª marcou o encerramento de uma era em Londres, na Inglaterra. Entre os presentes, estavam membros da família real, como o rei Charles 3º e os príncipes William e Harry. Esses dois últimos, para a surpresa de alguns, apareceram na ocasião usando roupas diferentes.
Enquanto o primogênito estava vestindo seu uniforme militar, em tom azul-marinho, o caçula de Diana usava apenas um terno preto. Mas por que eles estavam trajados de formas diferentes? Ou ainda melhor: por que Harry não usava, assim como William, a roupa militar, uma vez que ele já serviu ao Exército duas vezes no Afeganistão?
Na família real, existem inúmeras etiquetas e regras sobre as vestimentas que devem ser usadas para cada evento — desde os encontros com a rainha, quando ainda viva, até os próprios looks usados por ela, em sua maioria com cores extremamente chamativas.
O motivo para que Harry não estivesse vestindo o uniforme militar, por mais que tenha servido ao Exército por uma década, implica no fato de que apenas membros que trabalham na família real podem usar essa vestimenta em eventos públicos em homenagem à rainha.
Embora ainda faça parte da família, o marido de Meghan Markle perdeu seus títulos militares honorários quando deixou o cargo de membro da realeza em 2020.
Ele não foi único "impedido" de usar o uniforme. O príncipe Andrew também não o usou. Isso porque foi destituído após as acusações de abuso sexual envolvendo Jeffrey Epstein, de quem era amigo próximo.
Vale ressaltar que isso não faz com que Harry tenha deixado de ser capitão — posto alcançado por ele enquanto ainda fazia parte da família. O pai de Archie e Lilibet perdeu apenas o título de capitão geral dos fuzileiros navais.
Boatos na mídia afirmavam que o príncipe estaria "descontente" por não ter a permissão para vestir o uniforme assim como o irmão. No entanto, um porta-voz do duque negou que isso tenha acontecido:
"Sua década de serviço militar não é determinada pelo uniforme que ele usa, e pedimos respeitosamente que o foco permaneça na vida e no legado de Sua Majestade a Rainha Elizabeth 2ª", afirmou.
As iniciais removidas
Na vigília, realizada no último sábado (17), Harry foi autorizado a usar uniforme militar. De acordo com o site "Page Six", o príncipe obteve uma permissão especial do rei Charles 3º para usá-lo, apenas nesse evento.
No entanto, segundo rumores, houve uma cutucada indireta ao marido de Meghan Markle.
Embora usasse o uniforme número 1 da Blues and Royals, assim como o irmão, a roupa que Harry recebeu do Palácio de Buckingham carecia de um detalhe nas dragonas: as iniciais "ER", que pertenciam à Elizabeth 2ª.
William, por sua vez, tinha as iniciais à vista em ambas as dragonas dos ombros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.