Topo

Artista se inspirou no sítio da avó para transformar apartamento no RJ

Lorena Moreira buscou referências e trouxe objetos do sítio da avó para trazer aconchego ao apartamento - Instagram/Reprodução
Lorena Moreira buscou referências e trouxe objetos do sítio da avó para trazer aconchego ao apartamento Imagem: Instagram/Reprodução

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

22/09/2022 04h00

Há um tempo Lorena Moreira (@lorenadmoreira) recebeu amigos neste apê novo e ficou surpresa. "Eles estavam curiosos, todos queriam saber de onde eram as coisas. Gosto muito de contar essas histórias e de saber que cada objeto aqui é especial", conta. Este, que é seu primeiro lar sozinha, em Niterói, RJ, chegou em sua vida junto de um turbilhão de novidades.

Durante a pandemia ela e a mãe foram morar em um apartamento menor, mais fechado, ao mesmo tempo em que ela terminou um relacionamento de seis anos e pediu demissão de um trabalho sufocante em uma empresa.

Em meio ao caos de mudanças, ela começava a pintar suas telas. "Durante um período tentei levar a arte como segundo trabalho. Mas com o isolamento essa urgência aumentou e pintar me demandava espaço", conta. Assim, chegou a este imóvel de bons 80 m², onde mora com a cadela Margot.

A uma quadra da praia, próximo do endereço de sua mãe, deu match. Desde então, um quarto se tornou ateliê e os demais espaços ganharam um décor que se faz aos poucos, com afeto.

"Sempre fui preocupada com me sentir bem dentro da organização e da visão da casa. Na mudança trouxe só a cama e os cacarecos do meu quarto", conta.

Plantas e quadros ajudaram a compor cores e formas do ambiente - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Plantas e quadros ajudaram a compor cores e formas do ambiente
Imagem: Arquivo pessoal

Muitos quadros e plantas vieram depois, a cada visita que fazia ao sítio da avó, que se tornou um verdadeiro acervo, no interior do Rio. "Nessas pequenas viagens trago muitos garimpos. Coisas compradas novas aqui tem pouquíssimas", ri.

No Rio, ela ensina o mapa da mina: garimpa online, em perfis de instagram como o da @casaera_ ou no marketplace do Facebook, na Praça 15, na Rua do Lavradio, nos brechós do centro de Niterói e até debaixo do viaduto de São Cristóvão.

Por ser um apê alugado, estou sempre mudando as coisas de lugar. E gosto de ter muitas coisas pra mudar de lugar.

Meu Apê - Lorena Moreira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Lorena diz que comprou poucos itens, a maior parte é do sítio da avó ou de compras online de usados
Imagem: Arquivo pessoal

Sonho realizado

Feliz com a vida nova, Lorena nem se importa se é clichê ou não ser grata sobre essa conquista. "É um apartamento confortável que acolhe minha necessidade, divide minhas funções muito bem. Sonhei por muito tempo com isso."

Se os quadros evocam cenas do cotidiano, mulheres posando divertidamente, em cores alegres, refletem a paz atual.

"A arte saía e voltava da minha vida sempre. Tentava fazer outra coisa, sempre me voltava pra isso. Só não tinha a força e a vontade de mostrar ao mundo que tenho agora. Por não me encaixar no trabalho anterior, não tive escolha", diz ela, que aos 23 anos já mostra uma obra de identidade.

Meu Apê - Lorena Moreira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Presença de quadros, plantas e cores alegres dão o tom ao apartamento de Lorena
Imagem: Arquivo pessoal

Dicas da Lorena para ter um apê que transborde identidade

  • Busque a expressão única de onde você está. "Olhe menos para fora e mais para dentro. Valorize o que é do Brasil. Hoje recebemos muita referência de casas estrangeiras. É uma relação estranha entrar numa casa que não reflete quem você é. Ao mesmo tempo, procure coisas que tenham sua essência, saiba o que você quer expressar nessa casa"
  • Compre de pequenos produtores. "Dê espaço a pequenas marcas. Sempre há histórias interessantes e é muito melhor que enriquecer marcas já consolidadas."
  • Hobbies: inclua. "Você gosta de passar um tempo fazendo coisas em casa? Dê espaço a isso. Pode ser um quarto ou um canto da sala, mas contemple esse fazer onde você mora."
  • História. "Garimpe no passado da sua família ou no seu mesmo. Mas veja de outra forma, com outros usos, o que você tem."
  • Verde, sempre. "Plantas são decoração, mas não só. Além de tornarem o ambiente mais fresco, compõem um passatempo legal para se conectar com a casa. Acompanhar o crescimento delas nos traz uma relação mais forte com o lugar onde moramos."

Veja mais fotos do apê da Lorena Moreira

@s que me inspiram

@casaera_

"Esse perfil é de duas grandes amigas que trabalham com garimpos específicos e especiais. É lindo ver o trabalho delas, pois as fotos são lindas. Toda segunda elas postam pequenas crônicas, com um texto lindo"

@casavidacenario

"Gigi é é muito da casa real, imprime bem a visceralidade das pessoas na casa. É muito bonito o que ela faz. É uma pessoa com muita energia e vontade de fazer acontecer."