Efeito na luz de 'caverna azul' intriga turistas, mas causa superlotação
A Croácia tem uma das costas mais lindas de toda a Europa, banhada pelo mar Adriático e com destinos litorâneos incríveis como a cidade histórica de Dubrovnik e a praia paradisíaca de Zlatni Rat.
E, no meio de tantas belezas, há um pequeno pedaço de terra que surpreende os turistas com uma paisagem inusitada: a ilha de Bisevo, que abriga uma caverna situada junto ao oceano que, em seu interior, tem pontos tomados por uma água azul brilhante.
Parece iluminação artificial, mas não é: a água dentro da caverna se destaca naturalmente na escuridão, exibindo tons azulados intensos entre paredões rochosos.
E é a luz do sol que gera tudo isso, penetrando no mar lá fora e entrando na caverna junto com a água através de um buraco que existe nesse monumento da natureza.
O solo submarino de calcário do local, extremamente claro, contribui para a criação dos efeitos brilhantes.
E olhando para dentro da água translúcida, cuja profundidade ultrapassa os 10 metros, os visitantes têm a impressão de que as pedras são prateadas.
Os turistas ingressam na caverna com pequenos barcos, primeiramente atravessando uma parte mais escura e, em seguida, se vendo diante do espetáculo azulado emanado desde a água.
É quase impossível não ficar encantado (e fazer ótimas fotos) com o cenário.
Superlotação
Tanta beleza tem atraído legiões de visitantes para a ilha de Bisevo.
Principalmente no verão europeu, barcos se amontoam na frente e dentro da caverna, carregando uma enorme quantidade de turistas ávidos por admirar de perto as paisagens que existem lá dentro.
Isso, logicamente, diminuiu a qualidade da visita ao local: na alta temporada, para que todos consigam entrar, o tempo de permanência de cada embarcação na caverna é geralmente bem restrito. É ingressar, tirar fotos rapidamente e sair.
Mesmo assim, trata-se de uma experiência que tem tudo para ser marcante.
A água brilhante costuma atingir o auge de sua intensidade e beleza entre as 11h e 12h, em dias ensolarados.
E a melhor maneira de chegar até este cartão-postal é contratando um passeio de barco na cidade costeira de Komiza, na turística ilha vizinha de Vis.
Desde Komiza, o tour geralmente dura entre 60 e 90 minutos, contando a locomoção e o tempo de espera para ingressar na caverna.
O passeio custa aproximadamente 140 kunas croatas (cerca de R$ 100) por pessoa, incluindo alimentação. E a entrada na caverna chega a custar 100 kunas croatas (cerca de R$ 70) por pessoa (todos estes preços estão sujeitos a alterações).
Se possível, para fugir das muvucas, evite visitar esse monumento natural da Croácia entre junho e agosto, auge da temporada turística no país europeu. Maio e setembro podem ser ótimas opções para curtir o destino com sol e mais tranquilidade.
Atrações vizinhas
A ilha de Bisevo está localizada em uma parte do litoral da Croácia que tem muitos atrativos turísticos.
Split, por exemplo, é uma das principais cidades da região e exibe como um de seus grandes cartões-postais o incrível Palácio de Diocleciano, complexo arquitetônico à beira-mar construído pelos romanos no século 4 d.C. para ser residência do imperador Diocleciano - e que, hoje, impressiona com sua magnitude e ótimo estado de conservação.
Lá perto também fica Hvar, ilha que abriga uma linda cidade histórica (também chamada Hvar) pontuada por igrejas dos séculos 15 e 16 e marcada por paisagens onde montanhas se encontram com o oceano.
E na própria ilha de Vis, de onde saem passeios para a Bisevo, há muito o que fazer: a ilha é dona de praias lindíssimas banhadas por um mar de água azul-turquesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.