Legado de Kardashian, ode a celebs e transparência dominam moda de Milão
Desfiles inesquecíveis, as tendências para as próximas estações e um público repleto de celebridades. Esses foram alguns dos pontos de destaque da Semana de Moda de Milão, que chegou ao fim nesta semana.
Entre as grandes etiquetas que chamaram a atenção do público está a Gucci, que viralizou nas redes sociais com um desfile "duplicado".
A grife italiana, conhecida por apresentar grandes shows sob a responsabilidade do diretor artístico Alessandro Michele, levou 68 irmãos gêmeos, que mostravam as roupas em salas separadas — a um público que desconhecia a surpresa — e depois se juntavam na mesma passarela de mãos dadas.
Entre as roupas da coleção, vestidos de Lurex com recortes, conjuntos de seda bordados com flores de cerejeira, ternos com estampa risca de giz com bolsas femininas se destacaram.
Já entre os acessórios, brincos de pérolas que se estendiam por mais de um pé de comprimento, laços, luvas com animal print, óculos balançando com correntes e joias de metal no rosto apareciam entre os modelos. Até o icônico personagem Gremlin, dos anos 1980, surgiu anexado ao jeans.
Desfile para todos
Quem também apresentou um espetáculo visto por milhares pessoas foi a Diesel — que distribuiu ingressos gratuitos na internet. Nas palavras do diretor Glenn Martens: "Queria abrir a Diesel ao público, para pessoas que talvez nunca tenham ido a um desfile de moda", disse ele em comunicado à imprensa.
A queridinha da influenciadora Julia Fox e da cantora Dua Lipa apresentou o clássico — mas nada ordinário — jeans na arena Allianz Cloud. O tamanho do local por si só já engrandeceria a proposta, mas não foi o bastante. Martens inseriu quatro figuras humanas infláveis no meio da pista, certificadas pelo Guinness World Records como as maiores esculturas infláveis já criadas.
Jà a coleção em si foi descrita como uma projeção da raiva adolescente, dividida em segmentos de jeans, utilitário, pop e extravagância. Com muitos elementos surrados, esfarrapados e desfiados.
Sofisticação cotidiana
De forma mais minimalista, mas ainda impressionante, a Bottega Veneta por sua vez apostou no simples. Nem por isso menos sofisticado. O diretor criativo Matthieu Blazy chamou o pioneiro do design italiano de 82 anos, Gaetano Pesce, para criar uma instalação específica do local que incluía um piso de resina colorida e rodopiante e 400 cadeiras exclusivas.
A ideia de Blazy não era criar uma coleção glamourosa, mas roupas que permitiam as pessoas utilizarem em quaisquer momentos, desde uma ida a cafeteria até um jantar mais elegante. No entanto, as técnicas mais profundas também fazem parte das peças — protagonizadas pelo uso do couro.
A camisa de flanela usada por Kate Moss, à exemplo disso, exigia doze camadas de estampas para atingir a profundidade de cor que Blazy buscava. "É esse tipo de conforto casual e nós o colocamos ao extremo e chamamos isso de banalidade perversa", disse.
Tendências e famosas
Os looks destaque e os convidados
Um dos desfiles que mais reuniu celebridades em Milão foi o da Prada. Entre os convidados, estavam a cantora Lorde, Hunter Schafer e Bruna Marquezine.
A brasileira apostou em um look da coleção Ready-to-Wear de Outono 2022.
Marquezine, por sua vez, é um dos grandes destaques entre as celebridades convidadas pelas casas de moda. Além da Prada, marcou presença (mais) do que especial no desfile da Burberry — em Londres — e na Versace, de volta a Milão.
A grife de Donatella Versace apresentou toda a extravagância pela qual é conhecida. A transparência era a grande protagonista. Lingeries, vestidos e peças justas ao corpo estrelavam a coleção de Primavera/Verão. A responsável por fechar o desfile? Ninguém menos do que Paris Hilton, em um traje noiva moderna. Com direito a véu e tudo.
Sob a batuta de Kardashian
Outro elemento de destaque foi a transparência, que também apareceu no desfile da Dolce & Gabbana. Esse, por sinal, uma grande ode ao mundo das celebridades. As roupas criadas pela grife tiveram a participação de Kim Kardashian como uma curadora.
De forma mais explicativa, a influenciadora foi convidada para selecionar peças de coleções anteriores, especificamente o período de 20 anos atrás entre 1987 e 2007 — abrangendo convenientemente os anos Y2K que estão em alta no momento.
Assim, os designers retrabalham essas peças para hoje, mas sutilmente, para que as ligações entre passado e presente fossem óbvias o suficiente para o público de mídia social, onde grande parte da comunicação de moda acontece em 2022.
Com mais 652 milhões de seguidores — incluindo todas as irmãs Kardashian-Jenner, alavancada por Kim, não há dúvidas de que ela foi o nome certo.
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