Panqueca americana: aprenda truques certeiros para deixar fofinha e redonda
Sabia que a nossa panqueca é diferente da americana? Se por aqui a espessura é fininha para que o recheio se sobressaia, lá a massa é a estrela — quanto mais alta e fofinha, melhor.
Outra diferença é que vai à mesa no café da manhã, não no almoço, e tem toque adocicado. Nesta temporada de "Vai Ter Churras" dedicada às comidinhas de rua, a receita entra em cena para replicar um prato ícone de Harlem, em Nova York.
O apresentador Bruno Salomão conta que músicos chegavam aos restaurantes de madrugada e queriam comer uma mistura de jantar e desjejum. Assim, sem querer, deram origem à inusitada combinação de waffle com frango.
As etapas da panqueca
Tenha em mãos: tigela, peneira, fouet, frigideira antiaderente e colher de sorvete. Comece misturando no bowl os ingredientes secos peneirados.
São eles: farinha de trigo, sal, açúcar, fermento químico e bicarbonato de sódio, que é essencial para deixar a massa fofinha.
Depois, basta acrescentar os líquidos — ovos, óleo, leite e baunilha - e esperar a mistura descansar por quinze minutos.
Com a frigideira preaquecida por três minutos, lambuze a superfície de leve com óleo. A dica de Bruno para garantir o formato redondo é usar o pegador de sorvete - confira o movimento no vídeo.
Asse por três minutos de cada lado até ficar alta e dourada. Sirva quente".
Clique na imagem abaixo para conferir a receita por escrito:
Ciência das Carnes
Qual corte de frango escolher
Toda comida boa começa com a escolha dos ingredientes. No açougue, prefira a sobrecoxa, corte com gordura que esbanja umidade, e lembre-se de pedir para tirar o osso.
"O osso deixa as fibras da carne que está perto mais tencionadas e retarda o aumento da temperatura. Ao escolher a versão desossada, o tempo de cozimento diminui pela metade", diz Bruno no quadro "Ciência das Carnes".
Dica de Ouro
Como deixar o frango crocante
Após temperar a sobrecoxa com cerveja, cúrcuma, louro em pó, sal, açúcar e tempero completo (aprenda aqui) por quatro horas, Bruno faz uma mistura para empanamento que vai além da farinha de trigo.
A dica é juntar amido de milho para garantir a textura e o bicarbonato de sódio para dar cor. Sal, páprica picante e pimenta-do-reino dão à pedida um toque extra de sabor.
Veja as medidas detalhadas clicando na imagem abaixo:
Fique ligado!
Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas completas e uma andamendo do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.