Companhia aérea elimina vestimenta por gênero e lança uniforme fashionista
A companhia britânica Virgin Atlantic eliminou na quarta-feira (28) seu código de vestimentas por gênero, que exigia um padrão de apresentação binário para seus funcionários, com saias para comissárias que pertencem biologicamente ao sexo feminino, por exemplo, e calças exclusivamente para aqueles que seriam do sexo masculino.
Diante do novo código, a aérea permite que os trabalhadores se vistam de acordo com sua identidade de gênero ou como se sentirem mais confortáveis dentro das opções oferecidas como parte do novo uniforme, também lançado na ocasião.
As peças foram criadas e assinada pela renomada estilista Vivienne Westwood, anunciou a Virgin, que as divulgou em um ensaio estrelado pela jurada do reality "RuPaul's Drag Race", Michelle Visage, pela top Talulah Eve, a primeira vencedora trans da competição Britain's Next Top Model, e pela ativista LGBT Tanya Compas.
Diante das novas regras, os funcionários também poderão usar, de forma opcional, crachás que contenham os pronomes com que se identificam, assim como seus clientes. Flexibilizações de códigos anteriores, como uso não obrigatório de maquiagem e permissão para deixar tatuagens visíveis, foram mantidas ainda.
Segundo a companhia, a decisão foi tomada depois que uma pesquisa interna revelou que, ao consentir que sua equipe expresse sua individualidade, há um aumento de 49% no bem-estar mental, 65% em sentimentos de felicidade e 24% de melhora na experiência não só dos trabalhadores como de seus passageiros.
Faz parte também do pacote de mudanças uma atualização no sistema de emissão de bilhetes aéreos, que permitirá que viajantes com passaportes de gênero neutro (já emitidos por EUA, Índia e Paquistão) possam receber formas de tratamento adequadas nas suas passagens — e, consequentemente no seu atendimento — com a substituição de Mr. e Mrs. (Sr. e Sra., respectivamente) por Mx. ou algo como "Srx.".
A aérea ainda anunciou que um treinamento para melhor inclusão de passageiros será obrigatório para toda a sua equipe, assim como também para parceiros comerciais nos destinos, como hotéis ligados à companhia.
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