Frango frito perfeito exige cuidados do tempero à temperatura do óleo
Por fora, crocante e dourado. Por dentro, suculento e bem temperado. Um frango frito perfeito é assim.
Na estreia da 6ª temporada de "Vai Ter Churras", o apresentador Bruno Salomão ensina ao público todos os segredos para alcançar o máximo de qualidade na receita.
Qual corte de frango escolher
Toda comida boa começa com a escolha dos ingredientes. No açougue, prefira a sobrecoxa, corte com gordura que esbanja umidade, e lembre-se de pedir para tirar o osso.
"O osso deixa as fibras da carne que está perto mais tencionadas e retarda o aumento da temperatura. Ao escolher a versão desossada, o tempo de cozimento diminui pela metade", diz Bruno no quadro "Ciência das Carnes".
Como temperar o frango para fritar
É óbvio que o truque da mordida saborosa está no tempero utilizado. Mas além da combinação de cerveja, cúrcuma, louro em pó, sal e açúcar, Bruno ressalta a importância da duração da marinada.
É preciso deixar o frango absorver os temperos na geladeira por no mínimo três ou quatro horas para ficar delicioso".
Na mistura específica para a receita também entra o chamado tempero completo, uma receita possível de fazer com antecedência e deixar na geladeira para usar em diversos outros preparos, do arroz à carne de panela. Clique aqui e aprenda.
Como empanar sem sujar a casa
As donas e os donos de casa podem comemorar pois essa dica de Bruno é valiosa. Ele utiliza um saco plástico grande para envolver as sobrecoxas temperadas — sem o excesso da marinada — no ingredientes do empanamento.
À farinha de trigo, incorpora-se amido de milho para garantir a textura e bicarbonato de sódio para dar cor. Sal, páprica picante e pimenta-do-reino dão à pedida um toque extra de sabor.
Qual a temperatura certa da fritura
Não é todo mundo que tem termômetro em casa, mas somente o utensílio é capaz de mostrar com precisão que é hora de colocar as sobrecoxas no óleo de milho quente.
A temperatura ideal é de 170 graus e cada leva de frango precisa fritar por oito a dez minutos de cada lado para assar e criar crosta.
Outra forma de confirmar que a carne pode ir para uma grade descansar e esperar o óleo escorrer é (novamente) com o termômetro. Foque nos 68 graus internos.
Clique na imagem abaixo para conferir a receita completa por escrito:
Dica de acompanhamento
Receita de panqueca americana
Nas ruas do Harlem, em Nova York, o frango frito é servido de um jeito deliciosamente inusitado: sobre waffles, banhado de xarope de maple e polvilhado de açúcar.
No programa, Bruno ensina a sua versão do prato, que substitui os preparos originais por panqueca americana e melado de cana.
Clique na imagem abaixo para aprender:
Fique ligado!
Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas completas e uma andamendo do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.