Topo

Gravidez nos EUA e filho no México: casal alemão vive em caminhão há 7 anos

A família em Wadi Rum, na Jordânia - Arquivo pessoal
A família em Wadi Rum, na Jordânia Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

09/10/2022 04h00

O casal alemão Thorben e Michi Schmitt (@hippie.trail) sempre viajou de motorhome, em jornadas de van que cruzaram a Europa e chegaram à Ásia.

Há nove anos, os dois tiveram sua primeira filha, Romy - e, quase junto com o nascimento da primogênita, conseguiram um veículo maior para continuar rodando pelo mundo.

O upgrade no tamanho do motorhome foi levado a sério: eles compraram um caminhão Mercedes-Benz dos anos 1980 que, em sua parte traseira, trazia um compartimento que poderia servir de casa para a família, com espaço para camas, cozinha, sala e banheiro.

Os planos de viagem que traçaram logo em seguida, por sua vez, foram tão grandiosos quanto a estrutura do Mercedes.

"Em 2015, colocamos o caminhão em uma embarcação rumo aos Estados Unidos. Chegamos à América do Norte e viajamos entre o Alasca e Ushuaia [cidade argentina no sul da América do Sul], passando por 19 países em dois anos", relata Thorben.

Estrada andina entre o Chile e a Argentina - O casal alemão Thorben e Michi Schmitt (@hippie.trail) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O casal alemão Thorben e Michi Schmitt em estrada andina entre o Chile e a Argentina
Imagem: Arquivo pessoal

A jornada foi uma verdadeira imersão na natureza das Américas, com a família desbravando remotas áreas dominadas por ursos no Alasca, regiões desérticas épicas do Arizona (nos Estados Unidos) e por zonas de densa selva na América Central, em um percurso no qual o Mercedes cruzou rios na Costa Rica e estreitas estradas de terra em florestas de El Salvador.

Já na América do Sul, os viajantes enfrentaram desafiadores trechos andinos em países como Bolívia, Chile e Argentina, atravessando estradas cercadas por precipícios e montanhas nevadas.

- O casal alemão Thorben e Michi Schmitt (@hippie.trail) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Península Valdés, na Argentina
Imagem: Arquivo pessoal

E nessa parte da rota não faltaram lindas paisagens litorâneas, como a costa peruana banhada pelo oceano Pacífico, praias argentinas repletas de pinguins na Península Valdés e o Rio de Janeiro.

"O Rio foi um dos lugares que mais amamos em toda a viagem. É a cidade mais linda do mundo", elogia Thorben.

Levando o caminhão para lugares inusitados no litoral do Peru  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Levando o caminhão para lugares inusitados no litoral do Peru
Imagem: Arquivo pessoal

Filho mexicano

O momento mais marcante do percurso pelas Américas, porém, ocorreu no México: foi lá, no meio da viagem, que nasceu o segundo filho do casal, Leeven (hoje com seis anos de idade).

"A Michi descobriu que estava grávida no Alasca", conta Thorben. "Pensamos em ter o bebê nos Estados Unidos mesmo, mas nosso seguro de saúde não cobria parto. E os preços para fazer esse procedimento lá era absurdamente caro, dezenas de milhares de dólares. Então, descobrimos que, no México, ela poderia dar à luz em um hospital tão bom quanto os dos Estados Unidos e por um custo muito mais baixo".

O filho do casal, após nascer no México - O casal alemão Thorben e Michi Schmitt (@hippie.trail) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O filho do casal, após nascer no México
Imagem: Arquivo pessoal

E assim veio ao mundo Leeven, cujo nascimento em solo mexicano é motivo de orgulho para os pais, que adoraram a cultura e as paisagens do país dos mariachis.

O pequeno, por sua vez, pegou a estrada quase imediatamente: seis semanas após sua chegada, a família retomou a expedição rumo a Ushuaia.

E o Brasil marcou o fim desta parte da viagem: em 2017, da costa brasileira, eles colocaram o caminhão em uma embarcação para retornar à Europa.

Após a chegada ao Velho Continente, começou imediatamente a preparação para uma nova aventura.

 - O casal alemão Thorben e Michi Schmitt (@hippie.trail) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A família viaja de caminhão há sete anos
Imagem: Arquivo pessoal

Oriente profundo e pandemia

Depois do retorno à Alemanha, Thorben e Michi trabalharam arduamente para juntar dinheiro e pegar a estrada de novo com seus dois filhos.

E, em 2019, eles embarcaram em uma nova jornada, agora rumo ao Oriente: do território germânico, cruzaram o Leste Europeu e, no mar Mediterrâneo, enviaram o caminhão por embarcação até Israel.

De lá, entraram na Jordânia, Arábia Saudita, Omã e Emirados Árabes Unidos, visitando desertos montanhosos de cair o queixo, como Wadi Rum, na Jordânia.

 - O casal alemão Thorben e Michi Schmitt (@hippie.trail) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Estrada da Arábia Saudita
Imagem: Arquivo pessoal

No começo de 2020, porém, quando estavam nos arredores de Dubai, veio a pandemia.

"Viajar se tornou algo impossível", lembra Thorben. "Então, tomamos a decisão de deixar o Mercedes em Dubai e voltar para a Alemanha de avião. O caminhão ficou um ano e meio parado nos Emirados Árabes".

A família, entretanto, não desistiu da vida nômade: retornou a Dubai em setembro de 2021 e, de um dos portos locais, enviou seu motorhome via embarcação para Mumbai, na Índia.

- O casal alemão Thorben e Michi Schmitt (@hippie.trail) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Deserto no interior do Omã
Imagem: Arquivo pessoal

Em 2022, com a viagem a pleno vapor novamente, eles já cruzaram o território indiano, venceram as montanhosas estradas do Nepal e levaram o caminhão até países como Paquistão e Irã.

No momento, Thorben, Michi, Romy e Leeven estão no Cazaquistão, cruzando parte da região da lendária Rota da Seda, onde, por séculos, transitaram caravanas carregando mercadorias preciosas entre a Ásia e a Europa.

As crianças têm feito homeschooling durante todo o trajeto. Mas o aprendizado proporcionado pela visita a países com culturas e histórias tão ricas é incomparável.

Veja mais fotos do casal alemão a bordo de seu caminhão