Topo

Hotel em SP é 8º melhor da América do Sul; Brasil tem outros 5 no top 20

Lobby do hotel Rosewood São Paulo, na Bela Vista - Mateus Araújo/UOL
Lobby do hotel Rosewood São Paulo, na Bela Vista Imagem: Mateus Araújo/UOL

De Nossa

11/10/2022 04h00

Seis entre os 20 melhores hotéis da América do Sul são brasileiros, segundo o prêmio Readers' Choice Awards, competição anual elaborada há 35 anos pela tradicional revista especializada em turismo "Condé Nast Traveller".

Em um ranking elaborado a partir de indicações de editores e votos de seus leitores em todo o globo, o hotel local que conquistou o maior prestígio e a melhor colocação durante o último ano foi o Rosewood São Paulo, em 8º lugar na lista.

Outros cinco estrelas da hospitalidade brasileira incluem o 9º colocado e carioquíssimo Copacabana Palace, o paulistano Tivoli Mofarrej em 12º, além do Fasano São Paulo em 15º, o Fairmont Rio de Janeiro em 16º e o JW Marriott Hotel Rio de Janeiro em 20º.

Apesar de a coroa da hospitalidade sul-americana ter ficado nas mãos da Colômbia em 2022, que conquistou o 1º lugar com o seu Sofitel Legend Santa Clara, em Cartagena das Índias, o Brasil saiu na dianteira junto ao Peru, empatados com o maior número de representantes na seleção do Readers' Choice. Conheça mais sobre os brasileiros:

Rosewood São Paulo

Quarto "Grand Premier" do Rosewood, em São Paulo - Divulgação - Divulgação
Quarto "Grand Premier" do Rosewood, em São Paulo
Imagem: Divulgação

Diferencial: Já considerado um "hotel-ostentação" por outra publicação do ramo, a Travel and Leisure, o Rosewood é um mix de hotel e galeria de arte, com a cultura nacional reverenciada em obras e representações nos quartos e espaços comuns, além de uma arquitetura de tirar o fôlego com elementos dos casarões antigos da Avenida Paulista.

Seus interiores modernos são assinados pelo premiado designer francês Philippe Starck, enquanto violões de Caetano Veloso e Gilberto Gil evocam emoções nas paredes.

Bar Rabo di Galo, no hotel Rosewood São Paulo - Divulgação - Divulgação
Bar Rabo di Galo, no hotel Rosewood São Paulo
Imagem: Divulgação

O jazz bar Rabo di Galo, assim como o lobby lounge Le Jardin (onde é possível jantar a céu aberto no coração da cidade) e sua brasserie Blaise oferecem carta de drinques e gastronomia sofisticada de inspiração brasileira. Já o restaurante da casa Taraz, assinado pelo chef Felipe Bronze, tem inspiração nos sabores da América do Sul.

Mais informações no rosewoodhotels.com/en/sao-paulo.

Copacabana Palace

Copacabana Palace - Reprodução/Booking.com - Reprodução/Booking.com
Copacabana Palace
Imagem: Reprodução/Booking.com

Diferencial: Ele é histórico. Este é o principal atrativo do Copacabana Palace, que guarda um pedaço glamouroso da trajetória do Rio de Janeiro com seus tradicionais bailes de Carnaval. Amplo e luxuoso, ele oferece spa, piscina, bar e teatro como opções de divertimento sem sair da propriedade.

As suítes de cobertura, além do serviço de mordomo, têm como marca registrada a vista privilegiada para a praia de Copacabana — muito disputada no 31 de dezembro para aqueles que sonham em acompanhar a virada do ano com a queima de fogos mais tradicional do país.

Copacabana Palace - Reprodução/Booking.com - Reprodução/Booking.com
Imagem: Reprodução/Booking.com

Tanto o restaurante Cipriani, de tradicional cozinha italiana, como seu pan-asiático MEE possuem uma estrela Michelin cada, uma distinção muito cobiçada no mundo da alta gastronomia.

Mais informações no site do Copacabana Palace.

Tivoli Mofarrej

Piscina ao ar livre do Hotel Tivoli Mofarrej - Reprodução/Booking.com - Reprodução/Booking.com
Piscina ao ar livre do Hotel Tivoli Mofarrej
Imagem: Reprodução/Booking.com

Diferencial: Em 2017, o hotel paulistano teve sua suíte presidencial eleita como a melhor do Brasil. O icônico quarto conta com 750 m² e capacidade para receber até seis pessoas — não à toa se converteu em um favorito de famosos e já recebeu nomes ilustres como Donatella Versace, Mick Jagger, Lady Gaga, Catherine Deneuve, Kenzo e mais.

Localizada no 22º andar do hotel com uma vista privilegiada para o Parque Trianon e a Avenida Paulista, a suíte possui cozinha, escritório, sala de jantar, sala de estar três quartos, dois lavabos, banheiro com jacuzzi, chuveiro cascata duplo e sauna.

Banheiro da suíte presidencial do Tivoli Mofarrej, em São Paulo - Divulgação - Divulgação
Banheiro da suíte presidencial do Tivoli Mofarrej, em São Paulo
Imagem: Divulgação

Entre os mimos que o Tivoli Mofarrej oferece aos seus hóspedes há spa, serviço de concierge, mordomo e bons bares que movimentam a noite dos hóspedes. O Must, com noites de jazz, está situado de frente para a pisicina, enquanto o Seen é 360º e tem como paisagem o horizonte de São Paulo.

Mais informações no tivolihotels.com/pt/tivoli-mofarrej-sao-paulo.

Fasano São Paulo

Hotel Fasano, em São Paulo - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Hotel Fasano, em São Paulo
Imagem: Reprodução/Facebook

Diferencial: A característica definitiva do Fasano é a sua elegância discreta e a modernidade do seu design, assinado por Isay Weinfeld e Márcio Kogan.

Outro projeto ambicioso nos arredores da Avenida Paulista, ele oferece muito conforto e luxo em suas suítes, que podem chegar a 120 m² com sala, closets, quartos e banheiros em mármore. Assim como outros vencedores nesta lista, seu complexo conta com spa, business center, academia, piscina e etc.

Hotel Fasano, em São Paulo - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Hotel Fasano, em São Paulo
Imagem: Reprodução/Facebook

Mas o grande trunfo deste, assim como de outros hotéis com assinatura Fasano, são os comes e bebes — há dois excelentes restaurantes italianos, o Fasano e o Nonno Ruggero, assim como o piano bar Baretto, já eleito pela revista Wallpaper o número 1 em todo o mundo.

Mais informações em fasano.com.br/hoteis/fasano-sao-paulo.

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana - Reprodução/Booking.com - Reprodução/Booking.com
Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
Imagem: Reprodução/Booking.com

Diferencial: Serviço e localização. Inspirado pelo charme do Rio dos anos 50, o Fairmont usa elementos do design e da arquitetura da época na composição de seus quartos e suítes, que chegam a até 189 m² de conforto sem extravagância no estilo, mas com mimos como lounges privativos.

O hotel aproveita ainda sua paisagem, em Copacabana, nas áreas comuns, como em sua piscina de borda infinita com vista para o mar. Entre suas outras comodidades, há spa, sauna e academia.

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana - Reprodução/Booking.com - Reprodução/Booking.com
Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
Imagem: Reprodução/Booking.com

Quando o assunto é gastronomia, o local prioriza os frutos do mar — seu restaurante, Marine Restô, é especializado neste tipo de prato, mas o bar Spirit Copa também serve além de drinques com frutas exóticas locais, ceviches, crudos, tapas e pinchos.

Mais informações no fairmont.net.br/copacabana-rio.

JW Marriott Hotel Rio de Janeiro

JW Marriott Rio de Janeiro - Reprodução/Booking.com - Reprodução/Booking.com
JW Marriott Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Booking.com

Diferencial: Um representante da categoria de luxo clássico, o Marriott carioca também fica em Copacabana e oferece sua própria versão da ostentação geralmente associada com o bairro.

De proporções mais modestas que o Palace, ele ainda assim traz uma decoração e design rebuscados, além das comodidades que já se espera deste tipo de estabelecimento.

JW Marriott Rio de Janeiro - Reprodução/Booking.com - Reprodução/Booking.com
JW Marriott Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Booking.com

Spa, academia e imponentes áreas comuns são parte do repertório do JW Marriott, que tem como ponto forte a opção de pedir uma caipirinha no Moonlounge Rooftop Bar com vista para o Rio, ou um farto e autêntico café da manhã brasileiro no restaurante The Carioca.

Mais informações no site do JW Marriott.

Os 20 melhores hotéis da América do Sul em 2022