Topo

Casa alugada ganha quintal colorido charmoso com móveis achados na rua

Daniela usou da criatividade para ter um apartamento cheio de personalidade mesmo sendo alugado - Arquivo pessoal
Daniela usou da criatividade para ter um apartamento cheio de personalidade mesmo sendo alugado Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

13/10/2022 04h00

"Dos 20 aos 40 anos muita gente mora em casa alugada. Precisamos ultrapassar a ideia de que só porque é de aluguel é um lugar temporário", diz a publicitária e criadora de conteúdo Daniela Vasconcelos. Ela fala por experiência própria: vive há sete anos nesta casa alugada em Recife, que ganhou cores e alegria - mesmo que não seja a proprietária.

A localização próxima do trabalho do marido, o silêncio propício para gravações e os espaçosos 160 m² pareciam ótimos, quando a residência foi encontrada pelo casal. "A gente sempre vê muitos imóveis ruins. Essa tinha bom estado e detalhes charmosos", diz ela.

Assim, Dani, que já comandava o perfil @ricotanaoderrete, começou a renovar os interiores: o corrimão de ferro recebeu tinta, assim como a lavanderia viralizou e o quintal se tornou um hit. Tudo foi feito com tinta de parede e dedicação, além de móveis encontrados na rua, recuperados, e outros vindos de segunda mão. "Durante o isolamento social, eu, que já transformava tudo, fiz dessas transformações a minha única ocupação", conta.

Apenas com tinta e esforço conseguimos fazer muita coisa. É um benefício que compensa mesmo que você fique apenas um ano.

Meu apê - Daniela Vasconcelos - Ricota não derrete - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cores, plantas e móveis garimpados compõe o estilo que Daniela buscou para seu lar.
Imagem: Arquivo pessoal

Dani é daquelas que vive com o olhar atento a caçambas com móveis abandonados na rua, ou desapegos online. Mas acredita ainda mais no poder que uma parede com cor pode ter em uma casa. "Vivemos um ótimo tempo para transformar. Com muitas referências dá mais coragem de fazer. Se não der certo, as consequências não são graves. Basta um pouco de tinta e você gasta pouco para ter uma mudança enorme", incentiva.

Assim também ela acredita que seja a descoberta com as cores: um caminho sem volta. "No começo ficamos meio eufóricos com elas, queremos experimentar e colorir mais. Depois migramos para um caminho mais claro. É nessa fase que estamos agora", ri.

Veja mais fotos do apartamento da Daniela

A gente não pode esperar para ser feliz em uma casa própria. Às vezes poucas mudanças podem fazer uma diferença enorme.

Dicas da Dani para dar personalidade a um alugado

  • Cor. "Pinturas seccionais não são uma tendência, mas são uma descoberta interessante desses tempos. Vale investir nelas para dar personalidade aos ambientes."
  • Adesivos. "Eles também ajudam a dar personalidade a casas alugadas. Você pode investir em papel adesivo, ou em vários deles, que podem ser retirados depois."
  • Meça tudo. "A maioria dos imóveis novos é pequeno. Isso faz muita gente partir para as soluções de marcenaria, mas não dá pra fazer planejados que vão ficar pra trás, são um gasto. Uma coisa básica é fazer medições de espaços antes de comprar móveis. Dá preguiça medir, mas faça isso, você vai ver que é mais fácil acertar assim."
  • Garimpe. "Compre móveis usados, não descarte essa chance. Já comprei mesinha de madeira maciça por R$ 50, e muitos móveis novos que não duraram tanto quanto elas."
  • Olha a dica. "Até pela internet é fácil comprar móveis de madeira maciça em desapegos. Na busca coloco a palavra-chave 'madeira maciça'. Foi assim que comprei uma cristaleira de 40 anos por R$ 500."
  • Na escolha de cores, é comum considerarmos contrastes, como preto e branco. Mas isso pode ser excessivo em um ambiente. Quando buscamos cores que fazem parte da mesma cartela, conseguimos deixar o ambiente alegre, colorido, de forma mais harmônica."

@s que me inspiram - Daniela Vasconcelos

@acidumproject

"São dois artistas cearenses que, entre outras coisas, produzem murais únicos. O estilo deles tem muita cor e texturas. É uma arte muito ensolarada que traz combinações ousadas e inspiradoras para ambientes e para a vida".

@casachaucha

"O perfil no Instagram é legal, mas sugiro conhecer o blog. A argentina Maria Chaucha mostra dezenas de casas latinas reais, coloridas, com improvisos interessantes e longe da 'perfeição' que somos estimulados a buscar."