Ideal para sanduíches, pernil que desmancha tem seus segredinhos. Saiba
Não basta estar suculento, precisa ser tão macio que desmanche ao simples toque do garfo e faca — e de uma mordida. Este é o jeitinho que seu pernil deve ficar para fazer aquele sanduíche caprichado, ícone dos estádios brasileiros.
No segundo episódio da 6ª temporada de "Vai Ter Churras", o apresentador Bruno Salomão ensina ao público todos os segredos para chegar a este ponto perfeito.
Qual pernil comprar
Bruno recomenda a utilização de pernil desossado, pois o osso tensiona muito a carne e faz com que ela demore muito para assar.
Para oito sanduíches, a indicação é comprar uma peça de mais ou menos três quilos. Além de estar sem ossos, é importante que o pernil também esteja sem pele.
Como temperar o pernil
Para a garantir sabor e maciez, Bruno dá a receita de uma marinada, cujos ingredientes e recomendações você pode assistir a seguir, ou acessar a receita em texto abaixo do vídeo:
Como deixar a carne assada e temperada por igual
Com pedaços mais finos e mais grossos, há maneiras de deixar a carne assada por igual, como revela Bruno no quadro "Ciência das carnes".
Nós precisamos talhar esse pernil, que é um conjunto de músculos, como o coxão duro, o coxão mole, o lagarto. Então todas essas carnes são mais rígidas e precisam de mais tempo para assar, explica.
Nas partes mais grossas da carne, é preciso abrir talhos e temperar também todos essas "fendas". Isso vai fazer com que esse tempero entre mais rápido e a temperatura também passe pela peça e diminua o tempo de preparo -- e aumente o sabor.
Embrulhada em um papel celofane especial para grelha e forno, o pernil fica em uma espécie de panela de pressão, que assa a peça por igual e ainda incorpora todo o tempero. Com isso, é deixar a carne na parte mais alta da churrasqueira, com fogo indireto alto por 3 a 4 horas. No forno, a recomendação é deixar o pernil a 180 ºC por 2 a 3 horas.
Dica de acompanhamentos
Receita de vinagrete e molho de pimenta caseiros
Para fazer o sanduíche ideal, com cara de um belo dia de partida de futebol, Bruno não dá dica de somente um acompanhamento, mas de dois!
O vinagrete não é aquela improvisada que muitas vezes fazemos para o churrasco, mas a receita original, com uma base de emulsificação perfeita:
Além do tradicional tempero oleoso, Bruno também dá todas as dicas para produzir em casa o molho de pimenta perfeito, que não pode faltar no sanduíche:
Fique ligado!
Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas completas e uma andamendo do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.