Com 190 anos, tartaruga Jonathan é o animal terrestre mais antigo do mundo
Quando Jonathan, a tartaruga gigante, nasceu, a rainha Vitória era apenas uma adolescente. Enquanto a monarca britânica morreu há mais de 120 anos, aos 81 anos, Jonathan ainda estava andando por aí. Talvez o morador mais famoso de Santa Helena, uma das ilhas mais remotas do mundo, Jonathan está comemorando, este ano, seu 190º aniversário, tornando-se a tartaruga mais velha que já viveu.
Segundo o Guinness World Records , Jonathan é o quelônio mais velho de todos os tempos: uma categoria que engloba todas as tartarugas e cágados. Acredita-se, que ele que tenha nascido por volta de 1832. Jonathan foi presenteado a Sir William Grey-Wilson, que mais tarde se tornou governador, chegando a Santa Helena das Seychelles em 1882. Outros 31 governadores vieram e se foram nas décadas seguintes.
Outra prova de que sua idade surgiu quando uma antiga fotografia tirada entre 1882 e 1886 foi descoberta. Nele, a tartaruga pode ser vista pastando no jardim da Plantation House, residência do governador de Santa Helena, onde passou a maior parte de sua vida. Jonathan foi apresentado à família real de Tonga pelo capitão Cook em 1777 e permaneceu sob seus cuidados até sua morte em 1965, de acordo com a CNN.
Na verdade, Jonathan pode até ter 200 anos, pois ninguém sabe sua idade exata, de acordo com Matt Joshua, chefe de turismo de Santa Helena. Ele disse à CNN: "Jonathan pode realmente ter 200 anos, porque as informações sobre sua chegada à ilha não são exatas e porque não há registro real de seu nascimento".
Outra tartaruga chamada Tu'i Malila, que viveu pelo menos 188 anos, já detinha o recorde antes dele.
Os recordes mundiais do Guinness também acrescentaram que "alguns especialistas sugeriram que ele pode pertencer a uma espécie separada, ou subespécie, de tartaruga de Seychelles, embora este debate ainda não tenha sido resolvido de forma conclusiva".
Mudanças mundiais
Desde que Jonathan nasceu, o mundo mudou imensamente - a primeira fotografia de uma pessoa foi tirada em 1838, a lâmpada incandescente foi inventada em 1878, o primeiro voo movido a energia subiu aos céus em 1903 e em 1969 Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornou as primeiras pessoas na Lua. Isso sem falar nas duas guerras mundiais e na chegada da internet.
No entanto, o mundo de Jonathan mudou pouco em quase dois séculos - seus principais interesses continuam sendo dormir, comer e acasalar.
Ele é alimentado à mão, pois a velhice o deixou cego e sem olfato, portanto, desconhece a comida se ela for simplesmente colocada no chão. Sua audição, no entanto, é excelente e ele responde bem ao som da voz de seu veterinário, conforme o Guinness World Records relata.
Seu veterinário, Joe Hollins, disse ao Guiness que, apesar de alguns de seus sentidos agora falharem, Jonathan ainda tem muita energia, embora isso varie com o clima. "Em dias amenos, ele toma banho de sol. Seu longo pescoço e pernas esticados totalmente para fora de sua casca para absorver o calor e transferi-lo para dentro", disse ele.
Em climas mais frios, porém, ele prefere "entrar embaixo de folhas ou aparas de grama e permanecer lá o dia todo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.