Frente única para homens conquista famosos e traz sensualidade para looks
Prepare-se para vislumbrar as costas masculinas com maior frequência. Pelo menos, é isso o que a moda está propondo para as próximas temporadas: looks de frente única, que deixam as costas à mostra e fazem com que os homens incorporem o decote ao visual, com foco na parte traseira.
Tal como fez Timothée Chalamet durante sua passagem pelo Festival de Veneza, com o traje feito por Haider Ackermann. Quando chegou ao evento, o nome do ator, considerado um ícone fashionista, rapidamente viralizou nas redes sociais. Era diferente do que estamos a acostumados a ver dos "galãs" de Hollywood nos tapetes vermelhos.
Essa valorização das costas masculinas, na verdade, já está presente nos desfiles das coleções masculinas há um tempo.
Quase uma década atrás, JW Anderson garantiu uma discussão acerca da feminilidade dos looks masculinos ao apresentar sua coleção de Primavera 2014 na Semana de Moda de Londres.
Alguns dos modelos vestiam tops que deixavam as costas de fora e eram confeccionados por meio de tecidos transparentes.
Mais recentemente, ao apresentar sua coleção de Outono/Inverno 2022, a Dior Men vestiu o primeiro modelo a pisar na passarela com um traje todo preto, com gola alta e calças de pernas largas.
Ao virar-se para caminhar pelo outro lado da passarela, o look revelava uma fenda nas costas. De modo a realçar a bolsa cravada com pedras preciosas.
Nas mais recentes Semanas de Moda, que contemplaram as coleções de Primavera/Verão 2023, as costas livres viveram um grande momento.
Não graças a Timothée Chalamet, mas certamente com todo o seu apoio.
O que acontece nesta temporada é que a modelagem também se voltou para marcar presença nos looks de gala. Ou seja, com novos modelos prazerosos do black tie.
Peter Do é um dos exemplos a se destacar. Na Semana de Moda de Nova York, o primeiro look, vestido por Lee Jeno do grupo K-Pop NCT, era um terno acinturado e com o tecido mais fluido na região das pernas. Nas costas, o blazer e a camisa com babados apresentavam recortes em formas triangulares, emoldurando os músculos das costelas.
Assim como os recortes foram explorados na moda feminina, a fim de abordar a perspectiva de sensualidade no pós-pandemia, esses decotes e fendas nos looks masculinos parecem traçar o mesmo caminho para os homens. Além das clássicas regatas, poucas peças exerciam a função de deixar a pele à mostra para eles.
E agora o caminho é outro. Ainda melhor. A No Sesso, que propõe uma moda sem gênero e é comandada pela dupla Pia Davis e Autumn Randolph, sugeriu um caminho mais ousado. Uma malha cobria somente a parte peitoral de um modelo e se amarrava em sua cabeça.
Em outra peça, desafiou homens a aderirem às blusas de um ombro só. Em todos esses casos, as costas ficavam de fora.
Na Semana de Moda de Paris, o estilista Ludovic de Saint Sernin combinou a blusa com a espinha à mostra com uma saia e coturno alto. Tudo em tons terrosos e com pequenas doses de brilho — cortesia da Swarovski.
Há muitas formas do homem ser sensual por meio da moda e, provavelmente, deixar a parte traseira do torso à mostra é uma das mais efetivas — por agora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.