Topo

Fernando de Noronha flexibiliza regras sanitárias para entrada de turistas

Fernando de Noronha - Getty Images
Fernando de Noronha Imagem: Getty Images

De Nossa

19/10/2022 10h15

Fernando de Noronha entrou em sua sexta etapa da reabertura do arquipélago para o turismo após a covid-19 e eliminou na quinta-feira (13), através da Portaria nº 62/2022, a necessidade de testes de covid-19 para a entrada na "ilha". A medida já entrou em vigor na data da publicação do texto.

Além da testagem obrigatória para todo turista, foi revogada a Portaria nº2/2022, que obrigava a apresentação de comprovante de vacinação para a chegada em Noronha — agora também desnecessário.

Na prática, as novas regras exigem apenas a testagem dos passageiros que serão sorteados de cada voo que desembarca no arquipélago. Cerca de 10% do total de viajantes terão de se submeter a testes do tipo RT-PCR para diagnosticar a doença.

Caso o visitante teste positivo, ele deve cumprir quarentena "pelo tempo necessário à sua cura clínica ou fim do período provável de transmissibilidade". Os custos também deverão ser pagos pelo viajante.

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Praia do Sancho, em Fernando de Noronha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No entanto, se for detectado um quadro grave por profissionais de saúde de Fernando de Noronha, o internamento, tratamento hospitalar ou remoção acontece por conta do arquipélago.

Segue obrigatório o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz nos espaços destinados à prestação de serviços de saúde, como postos médicos, por exemplo. Se o protocolo não for cumprido, o viajante poderá ser multado em até dois salários mínimos ou R$ 2.424.

Ainda segundo o administrador geral de Noronha, Jorge Antonio Dias Correia de Araújo, as flexibilizações foram possíveis devido à "atual situação de baixa circulação do SARS-CoV-2" e do cenário epidemiológico da covid-19 no estado de Pernambuco. A estação do ano também foi considerada "desfavorável à transmissão de doenças decorrentes de vírus respiratórios", período que deve ir de setembro até fevereiro de 2023.

É importante destacar que o Aeroporto de Fernando de Noronha segue operando com restrições a jatos. Portanto, informe-se junto à companhia aérea a respeito do status das operações de viagens até o arquipélago antes de programar as férias.