Fernando de Noronha flexibiliza regras sanitárias para entrada de turistas
Fernando de Noronha entrou em sua sexta etapa da reabertura do arquipélago para o turismo após a covid-19 e eliminou na quinta-feira (13), através da Portaria nº 62/2022, a necessidade de testes de covid-19 para a entrada na "ilha". A medida já entrou em vigor na data da publicação do texto.
Além da testagem obrigatória para todo turista, foi revogada a Portaria nº2/2022, que obrigava a apresentação de comprovante de vacinação para a chegada em Noronha — agora também desnecessário.
Na prática, as novas regras exigem apenas a testagem dos passageiros que serão sorteados de cada voo que desembarca no arquipélago. Cerca de 10% do total de viajantes terão de se submeter a testes do tipo RT-PCR para diagnosticar a doença.
Caso o visitante teste positivo, ele deve cumprir quarentena "pelo tempo necessário à sua cura clínica ou fim do período provável de transmissibilidade". Os custos também deverão ser pagos pelo viajante.
No entanto, se for detectado um quadro grave por profissionais de saúde de Fernando de Noronha, o internamento, tratamento hospitalar ou remoção acontece por conta do arquipélago.
Segue obrigatório o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz nos espaços destinados à prestação de serviços de saúde, como postos médicos, por exemplo. Se o protocolo não for cumprido, o viajante poderá ser multado em até dois salários mínimos ou R$ 2.424.
Ainda segundo o administrador geral de Noronha, Jorge Antonio Dias Correia de Araújo, as flexibilizações foram possíveis devido à "atual situação de baixa circulação do SARS-CoV-2" e do cenário epidemiológico da covid-19 no estado de Pernambuco. A estação do ano também foi considerada "desfavorável à transmissão de doenças decorrentes de vírus respiratórios", período que deve ir de setembro até fevereiro de 2023.
É importante destacar que o Aeroporto de Fernando de Noronha segue operando com restrições a jatos. Portanto, informe-se junto à companhia aérea a respeito do status das operações de viagens até o arquipélago antes de programar as férias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.