Topo

Como deixar a carne mais saborosa e macia com ajuda da panela de pressão

De Nossa

20/10/2022 04h00

Como você já viu em alguns episódios de "Vai Ter Churras", uma boa marinada ajuda a deixar as carnes, além de bem temperadas, muito macias. Mas nem todas as peças passam somente por esse processo e precisam de uma santa ajuda dela, a panela de pressão.

Esse é o caso, por exemplo, da moela de frango utilizada para o yakitori, receita que você vê no programa que explora as comidinhas de rua do Japão.

É através do cozimento na pressão que esta carne vai absorver a marinada e ficar no ponto correto — uma das principais dúvidas de quem usa o recurso em suas receitas.

"A pressão não é nada além que uma injeção forçada pela água, que quando está saborizada vai transferir este sabor para a carne pela panela", descreve Bruno.

Isso quer dizer que o alimento não precisa, necessariamente, marinar antes, já que esse processo acontecerá na pressão.

Como garantir a carne macia

Bruno ensina a mexer na panela de pressão - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Bruno ensina a mexer na panela de pressão
Imagem: Mariana Pekin/UOL
Vai Ter Churras - moela de frango - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
A moela de frango depois de ser feita na pressão
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Para controlar a maciez da carne e diminuir o tempo de pressão é interessante incluir a base ácida — no caso do yakitori, o mirin — e deixar por um tempo mínimo. Neste caso, de 30 a 40 minutos.

Também importante lembrar que, para não perder o líquido que vai cozinhar e saborizar a carne, após a panela "pegar a pressão" é crucial deixar o fogo na temperatura mínima.

Espetinho em dose tripla

Vai Ter Churras - espetinhos de frango - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Para demonstrar a variedade de ingredientes e sabores possíveis do yakitori, Bruno apresenta receitas com sobrecoxa, coração e moela de frango — que passa pela pressão, como você já sabe.

O tempero dessas três peças é o mesmo: uma marinada à base de shoyu, mirin, açúcar, óleo de gergelim, alho e shishimi togarashi (pimenta japonesa).

A receita completa você pode ler abaixo:

Temperos de dar gosto

Vai Ter Churras - molho tarê - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Para complementar os sabores dos três tipos de espetinhos, Bruno ensina a fazer os clássicos molhos hoisim e o tarê. Ambos são superfáceis de fazer — basta colocar na panela todos os ingredientes e deixar cozinhar por poucos minutos.

Enquanto o hoisim garante aquele apimentado irresistível, o tarê acrescenta um toque agridoce das carnes.

Veja passo a passo para as receitas abaixo:

Fique ligado!

Bruno com yakitori - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas completas e uma andamento do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).