Banheiro público mais bonito do mundo tem camarim, USB, sofá e até fonte
Com detalhes em mármore, bases de recargas de celulares sem fio, iluminação suave e outros materiais e conceitos nobres, um banheiro público no shopping Deji Plaza, em Nanjing, na China, foi intitulado o "mais bonito do mundo" pela revista Architectural Digest, especializada em arquitetura e design de interiores.
Descrito como um mix dos estilos de Baz Luhrmann (o diretor dos filmes 'Moulin Rouge' e 'O Grande Gatsby') e dos Jardins Suspensos da Babilônia — uma das maravilhas do Mundo Antigo —, o espaço é, na verdade, um complexo: ele contém sete áreas, entre elas os sanitários masculinos e femininos, um fraldário e um lounge para quem quer relaxar em meio às compras.
O projeto é assinado pelo escritório de design X+Living, de Xangai, e tem como inspiração as formas e cores da natureza — uma espécie de "primavera distante diante da atual crise ambiental", explicou à publicação a designer-chefe Li Xiang.
Ao entrar, é possível encontrar de cara uma antessala, o "Experience Hall" (salão da experiência, em tradução livre), que tem por objetivo imergir o frequentador em um universo de tranquilidade. As paredes receberam dois diferentes papéis, o primeiro verde, e o segundo com curvas douradas.
O teto traz ornamentos em formato de abelhas, enquanto o restante da decoração em torno da fonte de flores, no seu centro, remete a borboletas e plantas.
Em seguida, chega-se ao lounge, onde um sofá sob medida se assemelha a um buquê de flores aberto para permitir que aqueles que esperam familiares e amigos possam descansar ali. Logo ao lado, está disponível um lavatório com portas automáticas e pias iluminadas em mármore que também inspiradas por jardins.
Nesta porção do complexo ainda é possível encontrar o fraldário/berçário e uma sala de atendimentos médicos.
No fraldário, luzes em formato de "fita" foram instaladas em torno de todo o teto como opção alternativa ao tradicional spot de luz. A intenção era distribuir melhor os raios pelo ambiente para criar uma atmosfera mais tranquila.
Cantos de superfície receberam detalhes em madeira e couro, mas arredondados, para manter a segurança dos frequentadores — especialmente das crianças. Nas paredes da sala de atendimento médico, foi aplicada uma técnica de "colcha" no revestimento das paredes, também para transmitir aconchego.
Do lounge, é possível ter acesso ao banheiro masculino e ao feminino, sinalizados por palmeiras e rosas, respectivamente. São nove sanitários para eles e 16 para elas. Em ambos, há também uma espécie de camarim, para que os clientes possam se trocar.
Na porção feminina, por exemplo, há pequenos sofás e área para recarga de celulares como confortos básicos.
A distribuição generosa de plantas por todos os ambientes tem um objetivo "restaurador", segundo Li Xiang. Para ela, o projeto é uma espécie de jardim que funciona como santuário para um explorador urbano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.