Cimento queimado é sempre cinza? Não! Veja opções coloridas para decorar
O cimento queimado está em alta na decoração de interiores e é frequentemente associado ao estilo industrial, por ser mais comumente visto em nuances de cinza - a cor tradicional da massa cimentícia.
Mas você sabia que este tipo de acabamento pode ser utilizado para revestir paredes, e até pisos, em sua versão colorida?
A boa notícia é que é possível preparar a mistura em casa (juntando cimento, água, areia e o pigmento na cor escolhida) ou optar pela facilidade dos produtos que atualmente estão disponíveis no mercado prontos para a aplicação.
Hoje, é possível encontrar o cimento queimado "raiz" e as versões batizadas por alguns fabricantes como "massa especial". É possível até encontrar algumas cores de tinta com o efeito cimento queimado.
A possibilidade de tingir o cimento abre também um leque de opções de estilos de decoração em que o acabamento pode ser adotado.
Dependendo da cor escolhida, o projeto de decor pode ganhar uma atmosfera mais rústica, com referências de casa de campo, ou até um estilo contemporâneo, ou eclético e até mesmo escandinavo.
Vermelho para memória afetiva
As arquitetas e urbanistas Adna Silveira Dias e Midian Silveira Dias, do estúdio 388arq, pensaram no cimento queimado vermelho para o piso de uma área de lazer.
A ideia era atender o desejo dos moradores de trazer uma referência de campo e fazenda, com aconchego e conforto, e ainda recuperar uma memória afetiva ligada as casas antigas do interior, onde esse elemento era muito presente.
"Para quem busca o uso dessa textura, uma dica valiosa é se atentar a paleta de cores, para que a composição final seja harmônica e leve, uma vez que o cimento queimado vermelho já é um elemento de destaque", orientam as arquitetas.
Várias cores em um ambiente moderno
A designer gráfico e fotógrafa Verônica Mancini é tão fã da textura do cimento queimado que escolheu algumas cores diferentes para aplicar em suas paredes.
Quando vi que era possível fazer a mistura da cor que queríamos, foi um caminho sem volta. Temos cimento queimado rosa, cinza e até um mais próximo do branco.
Com a cor rosa na parede, Verônica conseguiu um ambiente naturalmente cheio de conforto e aconchego. Com o cimento queimado branco, a decor ganhou uma cara mais clássica. "O truque foi trazer o brilho dos metais como o dourado e cobre, para dar um ar mais requintado e moderno na decoração".
Ela escolheu um produto pronto, uma "massa para efeitos especiais", que pode ser comprada nas lojas de tinta ou de materiais para construção. Lá mesmo a preparação da cor é feita no maquinário específico.
Depois é só escolher o efeito final, que pode ser brilhante, marmorizado ou fosco. Para os dois primeiros, é preciso passar uma cera brilhante na parede depois de pronta.
Verônica conta que não teve dificuldade de aplicar o produto sozinha, usando uma desempenadeira de canto arredondado e, faz um alerta: "durante a aplicação a cor fica mais escura, então não assuste. O resultado da cor fica pronto só quando estiver bem sequinho".
Cimento queimado colorido e papel de parede
O fotógrafo, empreendedor e criador de conteúdo digital Gabriel Resende queria um banheiro rosa e procurava alternativas para substituir o piso "horrível e todo irregular" que a construtora entregou no banheiro do apartamento, sem ter que quebrar nada ou gerar entulho.
Depois de escolher um papel de parede estampado, ele pensou logo no cimento queimado para compor a parede e piso, por ter uma memória afetiva, já que o piso da casa da sua avó paterna era todo feito com ele.
Após ter aplicado o cimento com as próprias mãos, Gabriel dá a dica: "veja tutoriais de profissionais e pesquise quais os melhores produtos para cada tipo de aplicação (parede, piso externo, piso interno, área molhada e etc). Siga também o passo a passo do fabricante corretamente e tenha as ferramentas adequadas para executar um bom trabalho".
Para criar seu banheiro super moderno com cimento queimado rosa, Gabriel apostou em muita inspiração, antes de tudo, criando um moodboard com elementos para o projeto. Feita e escolha, pesquisou por produtos que iriam representar as suas referências na prática.
Escolhi a paleta de cores que conversaria com os elementos como o papel de parede, o espelho, tapete e coloquei as mãos à obra.
Lugares ideais para aplicar
A arquiteta Carolina Carvalho destaca que a aplicação mais simples é nas paredes de área interna, por que não requer tantos cuidados. Porém, o produto pode muito bem ser aplicado em áreas externas e pisos. É só ter em mente que esses locais vão exigir um pouco mais de manutenção.
Nos pisos, por exemplo, é indicado passar cera líquida a cada 5 meses, mais ou menos. Assim evita fissuras e mantém a conservação, pois pelo fato de o piso ser mais poroso, ele absorve mais a sujeira e a umidade.
Para área molhada, a profissional indica o uso apenas em paredes, pois com a aplicação do verniz, pisos podem ficar escorregadios.
Carolina destaca que o grande diferencial do cimento queimado é a sua textura e o efeito que traz para os ambientes e que não é obtido com uma tinta comum. "O cimento queimado dá uma certa profundidade. As texturas, em geral, nos trazem conforto visual e tátil, deixando o ambiente mais aconchegante, além de muito mais bonito visualmente".
E o cinza tradicional saiu de moda? "Por ser uma cor fria, arquitetos e decoradores estão buscando algo que esquente mais o ambiente, principalmente falando dos lares. Então começou a surgir a ideia de colocar pigmento colorido no cimento queimado. Minha opinião é que se não for uma tendência que veio para ficar, vai pelo menos durar um bom tempo", conclui Carolina.
Para usar na sua decoração
A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.