Mito ou verdade: gato macho e escuro dá mais alergia? O que diz a ciência
Os gatos estão entre as causas mais comuns de alergia, e a fonte dessa reação são proteínas encontradas na caspa, na urina e na saliva dos felinos. Isso quer dizer que todos os gatos são capazes de provocar alergia.
Em 2000, alguns cientistas suspeitaram que quanto mais escuro fosse o pelo do gato, maior era probabilidade de o animal induzir reações alérgicas. Para testar a tese, fizeram um pequeno estudo conduzido envolvendo 300 pacientes alérgicos.
Eles encontraram evidências de que pessoas que tinham gatos escuros tiveram probabilidade de duas a quatro vezes maior de apresentar sintomas severos a moderados, em comparação aos donos de gatos com pelo mais claro ou a quem não tem bichano de estimação.
No entanto, a associação de cor não é conclusiva, diz Clifford W. Bassett, do Allergy and Asthma Care, em Nova York e um dos autores da pesquisa. Seria preciso ampliar o estudo para cravar isso.
Posteriormente, um estudo publicado no "The Journal of Allergy and Clinical Immunology" foi mais enfático ao dizer que a cor do pelo de um gato não tinha efeito sobre a quantidade de alérgeno produzida.
Estudos adicionais descobriram que as gatas produzem menos alérgenos que os gatos, embora não esteja claro se a cor do pelo realmente influencia.
Portanto, por enquanto, pacientes alérgicos que queiram manter os gatos por perto devem continuar seguindo outras medidas:
- vacinas para alergia são eficazes
- medicações podem ser prescritas por médicos
- uso de filtros de ar ajuda
- manter o gato fora do quarto é importante
- e dar banho nele com frequência ameniza os efeitos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.