Islândia é país mais seguro do mundo para visitar; Brasil cai ao 130º lugar
Pensando em tirar férias no exterior e anda preocupado com a segurança do seu destino? Uma boa opção pode escolher ir para a Islândia. O país tão famoso pelas suas paisagens geladas quanto pela cantora Björk foi considerado o mais seguro do mundo pelo Global Peace Index (Índice Global de Paz).
Este estudo é realizado anualmente pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP), um centro de pesquisa australiano focado em avaliar questões de conflitos geopolíticos, segurança pública e desenvolvimento sustentável que é parceiro do Banco Mundial e da ONU.
Nesta edição de 2022, o campeão recebeu 1.107 pontos de insegurança, o mais baixo índice de todo o mundo — enquanto o globo, como um todo, regrediu 0,3% em termos de paz, segundo a organização. No entanto, a situação islandesa é bastante estável: o país é considerado o mais seguro do mundo em todos os anos desde 2008.
Entre 2021 e 2022, o país ainda viu uma diminuição de 55% em demonstrações de violência em suas ruas, o que prova que a situação por lá segue melhorando. Em comparação, por exemplo, o Brasil teve uma das maiores deteriorações mundiais no último ano e apareceu em 130º lugar no ranking — são 163 posições no total, sendo que o Afeganistão ocupa a última há cinco anos.
Além da tranquilidade para o passeio, a Islândia oferece também outros atrativos. Por lá, é possível ver a Aurora Boreal em chalés, sem sair nem mesmo da cama.
Também é possível conhecer cenários da série "Game of Thrones", passear perto de vulcões e até mergulhar entre placas tectônicas. Mas a Islândia não está sozinha quanto o assunto é segurança para explorar: Japão, Dinamarca e Nova Zelândia foram outros países muito bem avaliados pelo índice. Conheça os primeiros colocados:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.