Segredo sob os trens: estação em Paris esconde bunker intacto da 2ª Guerra
Todos os dias, milhares de pessoas cruzam a Gare de l'Est, uma das mais importantes estações ferroviárias de Paris.
Entretanto, poucos desses passageiros sabem que, sob as plataformas e os trilhos do local, há um abrigo militar da época da Segunda Guerra Mundial.
O refúgio é acessado por meio de um alçapão de metal que existe entre as vias 3 e 4 da estação: sua escada leva a um pequeno e labiríntico mundo subterrâneo preparado para esconder armamentos, acolher combatentes e permitir comunicação com outros pontos militares de Paris.
Além disso, tinha como objetivo proteger os ocupantes de possíveis ataques de gases tóxicos, algo que havia sido muito usado na Primeira Guerra Mundial.
E não só: o lugar foi projetado para ser uma central emergencial de controle das operações ferroviárias na superfície, fundamentais para a logística da guerra.
Com capacidade para comportar dezenas de pessoas, o abrigo é dividido em diversas salas - muitas delas também protegidas por pesadas portas de metal.
Nesses espaços, ainda é possível ver a estrutura original que foi montada para dar utilidade militar (e de esconderijo de sobrevivência) para o refúgio.
Lá, estão à mostra o sistema de iluminação e ventilação, apertados banheiros e um complexo aparato de comunicação, além de mesas, cadeiras e armários. Sinais escritos em francês, apontando direções e orientando o uso de alguns dos equipamentos do lugar, surgem aqui e ali.
Mesmo com a luz artificial, trata-se de um buraco escuro e opressivo, tão sombrio como quase todas as memórias da Segunda Guerra Mundial.
Pouco (ou nenhum) uso
Atualmente, o abrigo desativado está sob a responsabilidade da empresa ferroviária francesa Société Nationale des Chemins de Fer Français (SNCF).
E a SNCF informa que não há certeza se o refúgio foi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, seja pelos franceses ou pelos alemães durante a invasão nazista.
A dúvida permanece, pois as instalações do abrigo estão em perfeito estado, sem marcas de uso. E nenhum testemunho sobre a utilização do lugar chegou até nós. Há, porém, algumas inscrições em alemão lá dentro, mostrando que os invasores o prepararam para seu uso.
Vale lembrar, além disso, que existiram refúgios militares semelhantes em outras estações ferroviárias da capital francesa — mas que foram desmantelados a partir dos anos 1980.
Por essa razão, a entidade ferroviária afirma que o histórico e bem preservado espaço subterrâneo da Gare de l'Est é "um patrimônio único, pois sobreviveu ao longo das décadas e todo o seu equipamento está em seu estado original".
"O abrigo é um verdadeiro museu de engenharia. Em seu interior, além da história, é possível ver instalações feitas com incríveis técnicas de produção de eletricidade, ventilação, filtragem, medição da qualidade do ar e telecomunicações".
Infelizmente, o pequeno mundo subterrâneo da Gare de l'Est ainda não tem um programa de visitas turísticas periódicas, pois os equipamentos do lugar são considerados pela SNCF como um "patrimônio frágil".
Mas tours pontuais já foram realizados em seu interior.
Para informações sobre possibilidades de visita a esse local histórico, entre em contato com a SNCF: www.sncf.com/en
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