Trem de passageiros mais longo do mundo bate recorde em 1ª viagem na Suíça
A Suíça montou o trem de passageiros do mundo, neste final de semana. Para marcar os 175 anos do sistema ferroviário suíço, um arranjo montado com 25 composições, fez uma viagem pelos Alpes Suíços no sábado (29). O veículo cortou a paisagem com 100 vagões que se estenderam por quase 2 km.
A empresa Ferrovia Rética, também conhecida pela sigla RhB, anunciou a quebra do recorde mundial. "Para mim, ele representa a perfeição suíça", afirmou o diretor da RhB, Renato Fasciati, ao jornal local Blick, já de dentro do trem, pintado de vermelho, que "serpenteou" pelas curvas de uma das linhas do país europeu, feita em meio a um cenário montanhoso.
Apesar de alguns trens de carga ultrapassarem o da RhB, chegando a três quilômetros de comprimento, a composição suíça é a recordista entre as que fazem o transporte de passageiros, segundo a AFP, com "centenas de metros a mais" do que o antigo recordista, lançado nos anos 1990 na Bélgica.
Em sua primeira viagem desde que foi apresentado ao público, o trem suíço apelidado de "Cruzeiro Alpino" cruzou a paisagem nevada levando 150 passageiros, em um trecho de 25 quilômetros entre os municípios de Albula e Bernina, que levou cerca de 45 minutos.
Outras 3 mil pessoas foram sorteadas e puderam assistir à viagem de um telão nos arredores dos trilhos, que atravessam 22 túneis e 48 pontes no caminho, incluindo o Viaduto de Landwasser, um dos cartões postais mais conhecidos da região, em meio aos Alpes cobertos por vegetação.
A Suíça é um dos países com maior malha ferroviária no mundo, conhecida também pela pontualidade de suas viagens, de acordo com a France 24. O primeiro trecho de trem do país foi inaugurado em 9 de agosto de 1847, ligando Zurique a Baden, em um caminho de 23 quilômetros que leva 33 minutos para ser feito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.