Atividades paranormais e morte rondam 'cidade mais mal-assombrada' dos EUA
Celebrado neste dia 31 de outubro, o Halloween deixa os Estados Unidos com um divertido clima de filme de terror: crianças usam fantasias fantasmagóricas para pedir doces nas ruas, os jardins das casas são decorados com as famosas "jack-o'-lanterns" (as abóboras ocas iluminadas por velas) e figuras de monstros e zumbis são vistas por todas as partes.
E, de todos os centros urbanos do território norte-americano, poucos combinam tanto com o Halloween quanto Savannah, na Geórgia, chamada por muita gente de "a cidade mais mal-assombrada dos Estados Unidos".
À primeira vista, Savannah é um local absolutamente encantador: fundado na primeira metade do século 18 e hoje com aproximadamente 150 mil habitantes, o lugar é marcado por lindas casas históricas, parques forrados por frondosas árvores, mirantes com vista para o rio Savannah e um clima de tranquilidade.
Por trás de tanta beleza, entretanto, há uma trajetória muito violenta.
Um passado sangrento
A cidade foi um porto estratégico durante a guerra pela independência e a Guerra Civil dos Estados Unidos, virando campo de sangrentas batalhas destes conflitos.
Também constituiu um centro de muita exploração de mão de obra de trabalhadores escravizados.
Entre os séculos 18 e 19, Savannah foi atingida por incêndios gigantescos que destruíram boa parte de sua estrutura e mataram gente. Ainda no século 19, epidemias de febre amarela fizeram centenas de vítimas entre os moradores.
E a cidade ainda teve misteriosos casos de mortes entre seus habitantes.
Tudo isso ajudou a criar lendas segundo as quais muitos dos imóveis históricos locais são mal-assombrados.
A seguir, conheça cinco lugares de Savannah onde, muitas pessoas juram, há fantasmas.
Hamilton-Turner Inn
Localizado no centro histórico de Savannah, perto da belíssima praça Lafayette Square, este luxuoso hotel ocupa um lindo palacete do século 19 e é cheio de lendas envolvendo fantasmas.
Uma delas diz que a construção foi erguida sobre um cemitério da Guerra Civil dos Estados Unidos, fazendo com que o espírito de um soldado do Exército Confederado já tivesse sido visto diversas vezes dentro do palacete.
Ainda no século 19, o homem que cuidava da segurança da casa (que, antes de ser hotel, era propriedade de uma rica família de Savannah) teria sido achado morto por um tiro de origem desconhecida. O crime nunca foi resolvido.
E há também a história segundo a qual, no século 20, a pequena filha dos donos da casa morreu após cair nas escadas do imóvel.
Portanto, não faltam relatos de atividades paranormais do Hamilton-Turner Inn, como misteriosos sons de crianças rindo, bolas de bilhar rolando no andar superior do palacete e aparições de um homem sentado no telhado (que seria o espírito do segurança assassinado).
The Marshall House
Com uma história que remonta ao século 19, este lindo e enorme edifício de Savannah foi convertido em hospital em três ocasiões durante sua existência: uma vez na Guerra Civil e duas vezes durante as epidemias de febre amarela que assolaram a cidade.
Atualmente operando como hotel, o lugar é considerado mal-assombrado por causa de seu passado.
Há relatos dizendo que fantasmas já foram vistos nos quartos, barulhos de espíritos de crianças foram escutados nos corredores e que algumas torneiras do edifício costumam abrir sozinhas.
Kehoe House
Diz a história que este antigo e fabuloso palacete de Savannah, construído no século 19 e que hoje opera como um hotel, foi habitado por um casal que tinha nada menos do que 10 filhos — e rumores relatam que dois deles morreram na residência.
No passado, o imóvel também foi usado como local de realização de funerais, o que agrega mais uma camada à fama de mal-assombrado do lugar.
Em Savannah, não faltam pessoas que juram que o interior da Kehoe House é habitado por fantasmas.
E há gente que se hospeda no hotel por causa das suas histórias de espíritos.
Moon River Brewing Company
Para muitas pessoas, o edifício desta cervejaria (que também funciona como restaurante) é o local mais mal-assombrado de Savannah.
Há quem afirme ter visto uma mulher vestida de branco nas escadas que existem dentro do prédio. E também dizem que fantasmas jogam garrafas e fazem travessuras com pessoas lá dentro.
O porão e os andares superiores do edifício são, segundo as lendas, tomados por atividade paranormal.
O prédio da cervejaria foi construído na primeira metade do século 19 e, por muito tempo, abrigou um hotel, onde algumas pessoas teriam morrido.
A Moon River Brewing Company é uma atração turística em Savannah por causa de sua ótima cerveja e por conta de suas histórias horripilantes.
17Hundred90
Este hotel e restaurante, chamado 17Hundred90, seria o local de aparição constante de alguns fantasmas, como o espírito de uma pessoa escravizada que trabalhava como cozinheira nesta antiga casa (e que, de acordo com a lenda, bate as panelas da cozinha à noite).
O quarto número 204 do hotel, por sua vez, seria habitado pelo espírito de uma jovem chamada Anna, que no século 19, por causa de um amor perdido, teria se jogado de uma das janelas do edifício.
Segundo o próprio hotel, hóspedes do quarto 204 já relataram acontecimentos estranhos, como objetos sendo misteriosamente movidos de um lugar para outro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.