Topo

Fernando de Noronha é eleita a melhor ilha para turistas da América Latina

Vista da Baía dos Porcos em Noronha - Reuber Duarte/Getty Images/iStockphoto
Vista da Baía dos Porcos em Noronha
Imagem: Reuber Duarte/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

01/11/2022 17h01

O arquipélago de Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco, foi eleito pela revista americana especializada "Condé Nast Traveler" como a melhor ilha das Américas Central e do Sul na premiação anual Readers' Choice Awards, que elege anualmente o melhor do turismo e da hospitalidade há 35 anos.

O resultado é obtido a partir de uma seleção conduzida pelos editores da publicação no mundo todo com base em questionários e opiniões dadas por leitores e entrevistados nos cinco continentes. Para o público e o júri de experts da Traveler, Noronha é a ilha que oferece a melhor experiência de viagem da região.

Entraram para a lista final da seleção — que inclui 30 ilhas, ilhotas e arquipélagos globais — as cinco melhores colocadas não só da América Latina como da América do Norte; da África e do Oceano Índico; da Ásia; além da porção da Austrália e Pacífico Sul. Já a categoria Europa teve 10 representantes, enquanto o Caribe contou com 20.

Para refletir o peso de cada continente no prêmio Readers' Choice Awards 2022, Nossa traz as vencedoras das categorias que foram representadas apenas pelo seu top 5, mais o primeiro e o segundo lugar do top 10 europeu, além dos três lugares no pódio caribenho. Conheça, portanto, as dez melhores ilhas para viajantes em todo o planeta:

Maldivas
Melhor da África e Oceano Índico

Maldivas - Divulgação - Divulgação
Maldivas
Imagem: Divulgação

Com 26 atóis e mais de mil ilhas, o arquipélago no Oceano Índico se tornou um dos mais badalados destinos paradisíacos mundiais nos últimos anos, graças às suas vilas luxuosas, bangalôs flutuantes e cenários de tirar o fôlego de mergulhadores. Ou seja, a perfeita combinação de estrutura e belezas naturais, segundo a Traveler.

O júri recomenda: Resort Soneva Fushi, número um no Índico de acordo com os leitores da publicação, que tem 59 destas vilas, algumas com piscinas particulares e serviço de mordomos.

Boracay, Filipinas
Melhor da Ásia

Boracay, nas Filipinas - haveseen/Getty Images/iStockphoto - haveseen/Getty Images/iStockphoto
Boracay, nas Filipinas
Imagem: haveseen/Getty Images/iStockphoto

Com pouco mais de 10 km², esta pequena ilha sofreu com a superpopulação turística nos últimos anos e fechou a fechar em 2018 para permitir a sua recuperação ambiental. De volta ao cenário internacional, ela oferece águas translúcidas, areias finas e "um pôr do sol mágico" de acordo com o Readers' Choice.

O júri recomenda: Passar pela sua costa leste para aproveitar os ventos ideais para o kitesurfing e o windsurfing.

Fiji
Melhor da Austrália e Pacífico Sul

Fiji - courtneyk/Getty Images/iStockphoto - courtneyk/Getty Images/iStockphoto
Fiji
Imagem: courtneyk/Getty Images/iStockphoto

O arquipélago de mais de 300 ilhas foi considerado um "verdadeiro paraíso tropical de praias perfeitas" graças a corais coloridos, entre outras belezas naturais, e um excelente serviço de resorts na região. A topografia chama tanta atenção quanto o litoral devido a sua formação vulcânica que permitiu montanhas acidentadas cobertas de verde, como na Ilha Waya.

O júri recomenda: Experimentar o rum local, uma tradição em Fiji, através dos passeios guiados pela destilaria Rum Co.

Fernando de Noronha
Melhor das Américas Central e do Sul

Vista da Praia da Conceição com o Morro do Pico ao fundo em Fernando de Noronha, Brasil - NidoHuebl/Getty Images/iStockphoto - NidoHuebl/Getty Images/iStockphoto
Vista da Praia da Conceição com o Morro do Pico ao fundo em Noronha
Imagem: NidoHuebl/Getty Images/iStockphoto

Para a Traveler, o forte de Noronha é levar o turista para longe das multidões em praias brasileiras como as do Rio e de São Paulo. Patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco, o arquipélago pernambucano é "uma coleção dos grandes hits da mãe natureza", segundo a publicação, por permitir o mergulho em águas limpas, as trilhas para admirar fauna e flora exóticas e o nascer do sol sobre o oceano.

O júri recomenda: Reservar sua estadia com antecedência, já que há um limite de visitantes imposto pelo governo às ilhas. É possível receber a permissão de entrada e pagar a TPA (Taxa de Preservação Ambiental) no site de Noronha.

Isla Holbox, México
Melhor da América do Norte

Punta Mosquito, Holbox, no México - marco boldrin/Getty Images/iStockphoto - marco boldrin/Getty Images/iStockphoto
Punta Mosquito, Holbox, no México
Imagem: marco boldrin/Getty Images/iStockphoto

Outra indicação que se destacou por ir na contramão da agitação — neste caso, da lotada e ultrapopular Cancún. Holbox é tranquila e mistura o clima de cidade do interior em seu centro com um litoral límpido e de beleza impressionante, além de reservas ambientais.

O júri recomenda: Visitar o restaurante Rosa Mexicano, que serve camarões no coco e polvo com feijão preto. Já para curtir coquetéis de mezcal e música ao vivo, vá ao Viva Zapata Grill.

Ibiza, Espanha
Melhor da Europa

Ibiza, na Espanha - Helena GH/Getty Images - Helena GH/Getty Images
Ibiza, na Espanha
Imagem: Helena GH/Getty Images

Conhecida por ser "baladeira", Ibiza foi escolhida pelo seu lado mais tranquilo. Não que não seja indicado esticar a noite em uma de suas casas noturnas, mas foi o charme da Cidade Antiga — porção protegida pela Unesco — que conquistou o Readers' Choice. Os bons restaurantes em seu calçadão, os frequentadores interessantes e seus hotéis de alto padrão também se destacaram.

O júri recomenda: Provar os frutos do mar e o peixe grelhado com camarão do restaurante Es Torrent, além de outros pratos mediterrâneos tradicionais do La Paloma.

Creta, Grécia
Menção honrosa: 2º lugar da Europa

Baía da cidade de Loutro, na ilha de Creta, Grécia - Vladimirs_Gorelovs/Getty Images/iStockphoto - Vladimirs_Gorelovs/Getty Images/iStockphoto
Baía da cidade de Loutro, na ilha de Creta, Grécia
Imagem: Vladimirs_Gorelovs/Getty Images/iStockphoto

Creta não é só a maior ilha da Grécia, mas foi considerada a mais autêntica, com traços de cultura, gastronomia, paisagem, história e mitologia próprios. Por isso, das praias, ela conquistou os viajantes por locais como o Palácio Minoano, em Knossos.

O júri recomenda: Passar pela praia de Balos, um dos pontos mais fotografados de Creta, mas não através da estrada irregular ou de trilhas de até três horas, mas pelas balsas que partem do porto de Kissamos.

St. Barts
Melhor do Caribe

St. Barts - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto
St. Barts
Imagem: SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto

Luxuoso território francês no Caribe, St. Barts tem tantas belezas naturais quanto hotéis cinco entrelas, segundo o prêmio, que indicou como melhor jeito de explorar a ilha encarar uma caminhada ao redor da capital, Gustavia. Ela possui uma coleção de prédios antigos de telhados avermelhados fincados em rochas vulcânicas que possuem vistas deslumbrantes e acesso aos grandes restaurantes locais.

O júri recomenda: Procurar empresas como a WIMCO Villas, que alugam enormes vilas com mais privacidade e o mesmo conforto dos hotéis da região.

Anguila
Menção honrosa: 2º lugar do Caribe

Baía de Maunday, em Anguila - Angela D Large/Getty Images/iStockphoto - Angela D Large/Getty Images/iStockphoto
Baía de Maunday, em Anguila
Imagem: Angela D Large/Getty Images/iStockphoto

Misto do charme caribenho com praias intocadas e resorts de alto padrão são a receita do sucesso de Anguila, próxima a costa de Porto Rico. A ilha foi considerada mais acessível aos turistas justamente por ter menos "trânsito" de visitantes.

O júri recomenda: Passar ao menos um dia na Baía de Shoal, considerada uma das mais lindas e limpas praias de toda a região do Caribe.

Ilhas Turcas e Caicos
Menção honrosa: 3º lugar do Caribe

Grace Bay, Ilhas Turcas e Caicos - JoaoBarcelos/Getty Images/iStockphoto - JoaoBarcelos/Getty Images/iStockphoto
Grace Bay, Ilhas Turcas e Caicos
Imagem: JoaoBarcelos/Getty Images/iStockphoto

As Ilhas Turcas e Caicos vêm se tornando, rapidamente, outro destino de ricos e famosos especialmente pela privacidade, e por isso ainda não sofre com a superlotação turística. Spas em ilhas particulares, praias vazias e cristalinas são alguns dos atrativos de boa parte de seu litoral, em especial da ilha de Providenciales, onde está a belíssima Grace Bay.

O júri recomenda: Coral Gardens, um ponto popular para o mergulho. Além disso, vá até a Barreira de Corais Smith em Turtle Cove para ver de perto tartarugas, arraias e barracudas.