Topo

Prisão chic? Tornozeleira eletrônica retoma status fashion dos anos 2000

Capa de Anna Delvey, na "ES Magazine" - Reprodução/Instagram
Capa de Anna Delvey, na "ES Magazine" Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

01/11/2022 04h00

Anna Delvey, que inspirou a série "Inventando Anna", sucesso na Netflix, estampou a capa de outubro da revista britânica "ES" e chamou atenção não mais por sua curiosa trajetória, que envolve, entre farsas e confusões, 12 anos de cadeia.

Para quem não lembra, Anna se passou por uma herdeira alemã e se infiltrou na elite de Nova York, nos Estados Unidos, em busca de fama e status — e conquistou.

Na publicação dedicada à moda, Delvey surpreende ao aparecer nas capas ostentando a sua tornozeleira eletrônica. Em uma delas, só a região próxima aos pés preenche a capa da revista, com destaque para o equipamento — com o intuito de monitorar sua prisão domiciliar — bordado com suas iniciais em strass.

Quem diria que um acessório de prisão poderia ser fashion? Há uns anos, na realidade, isso já foi dito. Por mais absurdo que possa parecer.

Capa de Anna Delvey, na "ES Magazine" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Capa de Anna Delvey, na "ES Magazine"
Imagem: Reprodução/Instagram

De Paris a Lindsay

Lembre-se do início dos anos 2000, em que os tabloides internacionais tinham como suas musas nomes como Lindsay Lohan, Paris Hilton e Britney Spears. Mais precisamente, se aproveitavam dos seus deslizes para torná-las manchetes que atrairiam a repercussão desejada por eles.

Lindsay Lohan com tornozeleira que monitorava o uso de álcool, em 2007 - Reprodução - Reprodução
Lindsay Lohan com tornozeleira que monitorava o uso de álcool, em 2007
Imagem: Reprodução

Enquanto Paris era mais discreta a respeito do uso das tornozeleiras, Lohan chamava a atenção por torná-la um item fashionista .

Em 2007, quando utilizava o acessório — quase criminoso — para monitorar o consumo de álcool, a atriz de "Meninas Malvadas" posava com o eletrônico em diversos eventos. Até mesmo em tapetes vermelhos, quando não o escondia por meio de vestidos longos e botas altas. A "US Weekly" até reuniu "dicas de estilo" sobre como ela disfarçava o aparelho.

Uma das fotos mais icônicas protagonizadas pela atriz traz ela vestindo um biquíni em tom rosado, enquanto segurava sua câmera Cybershot em uma das mãos, uma garrafa d'água na outra. Enquanto isso, o tornozelo nos proporcionava uma estética quase ciborgue. Se não fora da lei.

À época, Lohan foi detida sob influência de álcool, posse de cocaína e sem carteira de habilitação em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Dos tabloides para a moda

O frenesi por trás dessa imagem da celebridade problemática surgiu efeito nas passarelas.

Chanel | Primavera 2008 - Divulgação - Divulgação
Chanel | Primavera 2008
Imagem: Divulgação
Chanel | Primavera 2008 - Divulgação - Divulgação
Chanel | Primavera 2008
Imagem: Divulgação

Também em 2007, Karl Lagerfeld realizava o desfile para a coleção Primavera Ready-to-Wear 2008 da Chanel. Na passarela, algumas das modelos apareciam usando bolsas presas próximas aos pés. Como uma tornozeleira eletrônica camuflada.

Quando questionado por um jornalista se a peça teria sido inspirada por Lindsay Lohan, o estilista, que faleceu em 2019, respondeu: "Eu amo Lindsay. Todo mundo sabe disso", iniciou ele.

"De alguma forma foi, sim. É um lugar que ninguém usa [acessórios]. Temos braceletes e óculos, mas ninguém usa ao redor dos tornozelos. Pode ser algo para levar o batom, chaves e cartões de crédito".

Glamourização da prisão

Mugshot de Khloé Kardashian no escritório da casa de Kris Jenner no reality show "Keeping Up With The Kardashians" - Divulgação - Divulgação
Mugshot de Khloé Kardashian no escritório da casa de Kris Jenner no reality show "Keeping Up With The Kardashians"
Imagem: Divulgação

Sim, nada disso parece normal. Muito menos deveria. Mas acontece com frequência: como em um episódio de "Keeping Up With the Kardashians", em que uma mugshot — retrato tirado na prisão — de Khloé Kardashian aparece emoldurado por um porta-retratos na sala da mãe, Kris Jenner.

Em 2007, o Twitter não era tão forte. O que pode ter facilitado o caminho para a Chanel de Lagerfeld. A Gucci, por sua vez, não teve a mesma sorte.

Moda questionada

Para a coleção de Primavera/Verão 2020, a marca comandada pelo diretor criativo Alessandro Michele se atreveu a lançar as suas próprias tornozeleiras.

A ideia da grife italiana era lançar um acessório preso às pernas em que poderiam ser guardados batons, apresentados na passarela para incluir os produtos de beleza da Gucci Beauty. No entanto, as reações dos usuários na rede social esbravejavam: "Então agora estamos glorificando a prisão domicilar?", questionou uma delas.

Outro ironizou: "Quer se parecer com um bilionário em prisão domiciilar mas não tem bilhões ou uma tornozeleira eletrônica? A Gucci te ajuda".

Gucci | Primavera/Verão 2020 - Divulgação - Divulgação
Gucci | Primavera/Verão 2020
Imagem: Divulgação
Gucci | Primavera/Verão 2020 - Divulgação - Divulgação
Gucci | Primavera/Verão 2020
Imagem: Divulgação

Acessório volta a ser tendência

Mais sutis, mas menos criminosas, as tornozeleiras parecem estar vivendo um momento recentemente. Nas cenas do reboot de "Sex and The Ctiy", Carrie Bradshaw aparece com uma bolsa Fendi presa em seu tornozelo — algo extremamente igual ao que fez a Gucci e a Chanel.

Será que a personagem interpretada por Sarah Jessica Parker vira alvo dos tuiteros? Pouco provável. Há de nascer uma tendência, se as novas temporadas tiverem o mesmo impacto da série original. incluindo a bolsa em formato de pombo de JW Anderson — que você pode relembrar por aqui.

Em outras passarelas, os acessórios no tornozelo aparecem como instrumentos para prender a calça com estilo, como fez a Alaia. As sandálias da Burberry, de Ricardo Tisci, se amarram à mesma região do corpo como o acessório.

Alaia | Primavera/Verão 2023 - Divulgação - Divulgação
Alaia | Primavera/Verão 2023
Imagem: Divulgação
Burberry | Primavera/Verão 2023 - Divulgação - Divulgação
Burberry | Primavera/Verão 2023
Imagem: Divulgação

O que Lindsay Lohan criou, Karl Lagerfeld concretizou e Carrie Bradshaw... Perpetuará?