Por que uma igreja na Itália tem as paredes cobertas com crânios
A Itália abriga algumas das igrejas mais lindas do mundo, onde os visitantes podem admirar afrescos magistrais, esculturas de mármore e altares que são verdadeiras obras de arte.
No meio destes locais sagrados, porém, há um templo cristão que se destaca por causa de uma característica bem peculiar: localizada na cidade de Milão, o complexo da igreja de San Bernardino alle Ossa é célebre por ter paredes forradas por centenas de crânios humanos.
No século 12, existia um cemitério nesta região de Milão, aberto como local de enterro de pessoas que haviam morrido em um hospital vizinho.
No ano de 1210, no mesmo terreno, foi construída uma edificação para receber os ossos exumados do cemitério. E algumas décadas depois, ao lado do ossuário, ergueu-se uma igreja.
As duas estruturas — o ossuário e a igreja — colapsaram em 1642 e, em seu lugar, foram levantados um novo templo cristão e um novo local para receber os ossos, onde os crânios (e outras partes do corpo, como fêmures) ganharam uma disposição artística nas paredes, formando imagens de cruzes e ou coroando estruturas de madeira trabalhada.
O teto, por sua vez, ganhou uma belíssima pintura do artista Sebastiano Ricci, mostrando, em cores vibrantes, figuras celestes - uma obra que contrasta (e muito) com o aspecto tétrico do conjunto de crânios.
No espaço, existe também um altar de mármore e, em um nicho, se destaca uma linda estátua do século 18 de Santa Maria Addolorata, vestida com uma túnica branca, coberta com um manto preto com bordado dourado, com as mãos unidas e ajoelhada perto de Jesus morto.
Decapitados
Grande parte dos ossos do templo são de pessoas pobres que morreram de causas naturais no antigo hospital — e também de homens religiosos que ajudavam a cuidar dos enfermos.
Mas, em um dos cantos, há alguns crânios de pessoas que morreram violentamente, decapitadas após o cometimento de crimes.
E há uma história bem curiosa envolvendo San Bernardino alle Ossa: em 1738, o então rei de Portugal, D. João 5º, visitou a região e ficou tão impressionado com o ossuário que quis construir uma estrutura parecida em seu país.
Este destino religioso de Milão, vale lembrar, continua impressionando forasteiros: por causa de suas características únicas, o local é visitado por turistas curiosos que estão de passeio na cidade italiana.
Além de se surpreender com os crânios cuidadosamente organizados nas paredes, os visitantes podem admirar uma igreja maior que foi construída junto ao ossuário no século 18.
E, neste terreno, há uma capela onde estão enterrados os restos mortais de parentes, pela linha materna, de ninguém menos que Cristóvão Colombo.
A igreja e o ossuário foram completamente restaurados entre 1998 e 2002 — e, apesar de seu ambiente mórbido, são lugares interessantes para um tour religioso em Milão.
A igreja de San Bernardino alle Ossa fica aberta nos seguintes dias e horários:
- Segunda a sexta, das 8h às 18h
- Aos sábados das 9h30 às 18h
- Aos domingos, das 9h30 às 12h
O ossuário pode ser visitado nos mesmos dias e horários, menos aos domingos, quando se encontra fechado.
O acesso é gratuito.
Mais informações: www.sanbernardinoalleossa.it
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.