Favorito dos ingleses, fish and chips tem produção ameaçada pela inflação
Quando se pensa em culinária inglesa, o fish and chips ("peixe com batatas") é o primeiro prato que vem à cabeça. Mas os estabelecimentos ingleses especializados nessa refeição poucas vezes estiveram tão ameaçados como estão agora. Graças à inflação de dois dígitos que vem enfurecendo os britânicos, tudo está mais caro no Reino Unido, incluindo o preços dos ingredientes utilizados para esta verdadeira paixão nacional.
Só no mês de setembro, a alta dos alimentos e bebidas foi de 14,5% no país. Além disso, a Federação Nacional de Fritadores de Peixe do Reino Unido estima que um terço de todos os fish and chips shops podem ter que fechar as portas caso o governo não forneça nenhum tipo de ajuda ao setor.
"Vimos grandes aumentos em quase todos os nossos ingredientes devido à inflação pós-covid e aos efeitos do conflito ucraniano. Isso foi ainda agravado pela adição de uma tarifa de 35% sobre o peixe-branco russo", diz Andrew Crook, presidente da entidade, a Nossa.
O aumento da conta de energia, do gás e dos aluguéis também prejudica os estabelecimentos, obrigados a repassar parte do custo para os consumidores. "Algumas lojas estão reduzindo seu horário de funcionamento para manter os custos de energia e o pagamento dos funcionários", explica Crook, que também é dono de um fish and chips shop.
"Nós isolamos nossos clientes de muitos dos aumentos. Os preços subiram um pouco para o consumidor, mas nem perto do que seria necessário para cobrir nossos gastos extras."
O Reino Unido importa a maior parte de seu óleo de girassol da Ucrânia, mas as exportações foram interrompidas desde o início da invasão do país, o que encareceu o produto. Além disso, uma parcela expressiva do filé de peixe utilizado no fish and chips são importados da Rússia, que impôs taxas extras sobre seus produtos.
Favorito indiscutível
De acordo com uma pesquisa da consultoria inglesa Populos Research, o fish and chips é o prato favorito de oito em cada dez britânicos, e sua popularidade supera até mesmo as redes de fastfood mais famosas. Atualmente, existem 10.500 fish and chips shops em todo o Reino Unido. Para efeito de comparação, o país possui 1200 franquias do McDonald's e 840 do KFC.
Por ano, os ingleses consomem 167 milhões de porções de fish and chips, movimentando 1,2 bilhão de libras esterlinas. Segundo a Federação Nacional dos Fritadores de Peixe, 80% dos britânicos visitam uma fish and chips shop pelo menos uma vez por ano, enquanto 22% vão a esses estabelecimentos uma ou mais vezes por semana.
O fish and chips está arraigado na cultura britânica. A maior parte das pessoas costumam comer o prato na sexta-feira, seja em casa, de noite, ou nos fish and chips shops", diz Crook.
"Estamos vendo as lojas começarem a fechar suas portas à medida que o dinheiro fica apertado. Esperamos que essa tendência continue especialmente no primeiro trimestre do próximo ano, pois o início do ano é sempre difícil", adverte.
Made in... Portugal
Os ingleses costumam dizer que o prato que se conhece hoje, composto pelo empanado de peixe e batatas fritas besuntadas em vinagre, foi concebido na Inglaterra do século 19. Mas, curiosamente, o fish and chips já havia sido introduzido no Reino Unido muito antes disso. E quem o fez foram os portugueses.
De acordo com registro históricos, o peixe frito empanado chegou à Inglaterra trazido por judeus portugueses e espanhóis, provavelmente no século 15. Naquela época, a inquisição espanhola proibiu o judaísmo, e muitos judeus fugiram para o país vizinho, Portugal. Em 1496, no entanto, o rei português Manuel 1º casou com Isabella, da Espanha, que exigiu a expulsão dos judeus também de Portugal.
Exilados no Reino Unido, muitos judeus teriam levado para país a tradição do peixe frito empanado, que começou a ser vendido nas ruas e se popularizar. Existem registros, por exemplo, do presidente americano Thomas Jefferson descrevendo um "peixe frito à moda judaica", em uma visita à Londres no século 18.
Foi durante a revolução industrial, por volta de 1850, que os fish and chips shops começaram brotar em todo o Reino Unido, sendo muito apreciados pelos trabalhadores de fábrica. Nessa era de ouro, o Reino Unido chegou a ter mais de 35 mil destes estabelecimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.