Escolha do assento no avião pode revelar traço de personalidade do viajante
Todo viajante — e até os comissários — têm aqueles lugares que consideram como péssimas opções de assento para encarar um voo, especialmente longo. Mas, segundo experts ouvidos pelo jornal britânico The Telegraph, é o seu canto favorito do avião que pode revelar mais sobre sua personalidade como viajante.
Mark Vanhoenacker, piloto da companhia British Airways e autor do livro "How to Land a Plane" ('Como Pousar um Avião', em tradução livre) comentou à publicação que este processo de descoberta é relativamente simples.
"Quando peço a amigos para descrever que tipo de viajantes eles são, eles frequentemente respondem com uma certeza que sugere que eles entenderam isso na primeira vez em que pisaram em um avião".
Apesar de ser fácil detectar suas preferências — e se manter fiel a elas — desde a primeira viagem, nem todo passageiro costuma interpretar o que suas escolhas podem significar para vizinhos na cadeira ao lado e até para o time de comissários de bordo.
No entanto, segundo indicou a reportagem do The Telegraph, há mais em jogo do que apenas as características de cada assento e o que elas podem significar em termos de conforto. Confira:
Se você prefere se sentar à janela...
Este é o local dos "antissociais", taxou o The Telegraph.
"Passageiros que favorecem o assento da janela gostam de estar em controle, tendem a ter uma atitude 'cada um por si' em relação à vida e são frequentemente mais irritáveis. Eles gostam de criar seu ninho e preferem existir na própria bolha", disse à publicação Becky Spelman, psicóloga-chefe da Harley Street's Private Therapy Clinic, no Reino Unido.
"Defensores do assento da janela tendem a ser mais egoístas e menos ansiosos. São viajantes mais experientes, que se sentem mais à vontade para incomodar os outros", apontou ainda a psicóloga comportamento Jo Hemmings. Ela se refere àquelas passadinhas pelo vizinho do meio e do corredor para a ida ao banheiro.
Se você prefere o assento do meio...
Um dos locais mais detestados de qualquer aeronave — menos de 1% dos viajantes prefere estar entre o corredor e a janela, segundo pesquisa da companhia Virgin Australia —, o assento do meio é o escolhido por aqueles viajantes mais extrovertidos e confiantes.
Nathalie Nahai, psicóloga comportamental e autora do livro "Business Unusual" ('Negócio Incomum', em tradução livre), explicou ao Telegraph que quem escolhe este local não se importa com a ousadia de ter menos espaço para as pernas e ter que incomodar alguém para ir ao banheiro.
"As pessoas que optam pelo assento do meio podem ser mais extrovertidas ou mais tolerantes e empáticas que seus companheiros. Também é possível que alguns viajantes sentem ali porque são desorganizados ou, se estão viajando em grupo, porque têm menos autoridade ou poder de escolha dentro do seu grupo".
Ou seja, eles são pessoas que seguem os outros, e não aqueles que lideram. "É o único lugar do avião onde você consegue dois ombros em que chorar", ainda observou a psicóloga Jane Gregory. Já outra profissional da área, Giulia Bianchi, vê a questão diferente. "Estes passageiros são os mais simpáticos e podem preferir esta posição para conversar com os outros. São humildes e nem um pouco presunçosos".
Se você prefere se sentar junto ao corredor...
Para Becky Spelman, aqueles que gostam do assento do corredor são, provavelmente, mais reservados, menos irritáveis e mais preocupados com os outros. Eles também podem ser claustrofóbicos — ou precisar se levantar muito para ir ao banheiro.
Já Jo Hemmings discorda que eles sejam mais fechados que outros passageiros — esta característica ela frisa que é mesmo de quem prefere a janela. "Viajantes do corredor são frequentemente mais sociáveis e, definitivamente, mais receptivos como pessoas. Eles também são provavelmente passageiros mais inquietos e menos capazes de dormir em aviões".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.