Vinho do Bon Jovi, tequila de Kendall: as marcas de bebida dos famosos
Adeptos de bares e restaurantes eventualmente descobrem, em sua jornada etílica, o seu drinque favorito — seja na ficção ou na vida real. Do mesmo jeito que brasileiros são conhecidos pela caipirinha ou cerveja de fim de semana, Carrie Bradshaw era inseparável de seu Cosmopolitan, enquanto James Bond poderia sempre ser encontrado com um martíni com vodca batido, não mexido.
Seus intérpretes, muitas vezes, optam por seguir um caminho semelhante: de tanto interesse em uma bebida, acabam resolvendo produzir a sua versão favorita — e, de quebra, conquistar um novo nicho milionário.
Foi assim com George Clooney, que fundou em 2013 ao lado de Rande Gerber e Mike Meldman a tequila Casamigos, um projeto tão bem sucedido que a gigante Diageo, empresa dona dos rótulos Johnnie Walker, Smirnoff e José Cuervo, comprou sua marca em 2017 por cerca de US$ 1 bilhão.
E por falar em Carrie, não à toa, uma das estrelas que encabeça esta lista é Sarah Jessica Parker. A intérprete da narradora e protagonista de "Sex and the City" passou anos "bar hopping", como os americanos chamam o saltar de bar em bar, na tevê. E, agora, ela está por trás de não só uma, como duas empreitadas alcoólicas. Confira:
Sarah Jessica Parker
A atriz criou com o rótulo neozelandês Invivo uma linha de vinhos rosés em 2021, batizada de Invivo X. Tanto a bebida da safra de 2019 quanto a de 2020 receberam o selo de 100 melhores vinhos do mercado da revista especializada Wine Spectator. Em 2022, a parceria foi expandida para incluir vinhos brancos.
Durante a divulgação da bebida, Sarah revelou que se sentia intimidada pela ideia de produzir um Sauvignon Blanc, já que ela não possuía uma educação formal em relação à bebida, e por isso preferia Chardonnay como seu vinho de mesa. No entanto, no processo de concepção dos rótulos, ela mudou de ideia.
Em maio de 2022, a estrela voltou a mergulhar no mundo das bebidas e lançou o coquetel de Carrie em formato pronto, um Cosmopolitan "perfeito" engarrafado (ou enlatado) em parceria com o rótulo Thomas Ashbourne. A bebida tem aromas de limas, cranberry, morango e contém vodca e Triple Sec, um licor cítrico de laranja.
Bon Jovi
Outra estrela a embarcar no mundo dos rosés, o cantor Jon Bon Jovi produz com o filho, Jesse Bongiovi e a vinícola Gérard Bertrand um vinho do tipo a base de uvas Syrah, Grenache, Cinsault e Mourvèdre. O resultado é o rótulo Hampton Water, inspirado pela atmosfera do luxuoso balneário dos Hamptons, em Nova York, com a técnica do sul da França.
A bebida criada em 2018 desde então ocupa rankings especializados: a lista da Wine Spectator de 2020 deu nota 90 (de 100 pontos possíveis) ao vinho, feito que já havia sido conquistado em 2019 na lista da Wine Enthusiast. No Global Rosé Awards, o Hampton Water foi ainda melhor: nota 94.
Kendall Jenner
Fundado em 2021, o rótulo de tequila da top — que produz três tipos, a Añejo, a Blanco e a Reposado — estreou há pouco tempo mas já conquistou o título de Melhor Reposado do World Tequila Awards. Apesar desta distinção de prestígio, a criação da 818 (marca batizada em homenagem ao CEP da modelo em Los Angeles), foi bastante criticada por ativistas e experts na bebida, que a consideraram apropriação cultural.
Antonio Rodriguez, diretor de produção da tequila mexicana Patrón, disse à revista InStyle que o registro da 818 no Consejo Regulador de Tequila (CRT) indica que ela é fabricada em uma destilaria responsável por produzir outros 60 rótulos, o que não a tornaria uma bebida única e colocaria em xeque a qualidade do produto e do tratamento dispensado aos trabalhadores.
Já a tequila de The Rock, segundo ele, tem sua própria destilaria exclusiva.
Dwayne Johnson
Como demos "spoiler" acima, a Teremana é um dos projetos paralelos de The Rock, lançada em março de 2020. Com notas de agave torrado e baunilha, ela ainda teria aroma de carvalho, graças aos barris em que descansa. Sua produção, segundo a revista Rolling Stone dos EUA é artesanal, o que garantiu a ela um crescente prestígio no mercado.
Em 2022, foi anunciado que a empresa alemã Mast-Jägermeister gerenciará a distribuição global do rótulo.
Matthew McConaughey
O vencedor do Oscar de Melhor Ator por "Clube de Compras Dallas" também é um dos criadores do uísque bourbon Longbranch em colaboração com o mestre da destilaria Wild Turkey, Eddie Russell. Segundo a marca, a principal inspiração por trás dos sabores da bebida foram as raízes do ator nos estados do Kentucky e Texas.
Ao contrário de outros uísques produzidos pela destilaria, o Longbranch passa na refinaria primeiro por carvão feito de carvalho branco americano e depois por carvão à base de mesquite do Texas, uma árvore local. O resultado é envelhecido por oito anos e teria um sabor mais "quente" e amanteigado, com notas de baunilha, noz moscada, limão e caramelo.
Kate Hudson
A atriz parece seguir em sintonia com Matthew, seu par em "Como Perder um Homem em Dez Dias", e também tem seu próprio drinque, ou melhor, bebida. É de Kate a vodca artesanal King St. Vodka, um produto que se apresenta livre de glúten, de transgênicos e feito à base de água alcalina.
A bebida de Kate é bem avaliada: segundo o site especializado VinePair, ela recebeu uma nota 91 por seu paladar neutro, ideal para coquetéis.
Jeffrey Dean Morgan & Hilarie Burton
Em abril, o casal de atores lançou uma edição limitada dos gins MF Bonfire Rye e MF Blackberry, produzidos pelo seu rótulo MF Libations, parceria de sua The Mischief Farm com a destilaria The Vale Fox. O produto segue no mercado após seis meses, o que parece ser um indicador de sua boa aceitação.
Tanto Hilarie quanto Jeffrey, seja através do perfil da empresa ou de seus perfis pessoais nas redes, costumam compartilhar tours em que visitam bares ou recebem bartenders interessados no produto para testar receitas, já que os atores cuidam da distribuição do produto.
Jay-Z
Apesar de não ter sido fundada pelo produtor e rapper, o conhaque D'ussé é hoje de propriedade dele e da empresa Bacardi. Até hoje, ele é produzido no tradicionalíssimo Château du Cognac, na França, uma das mais antigas casas produtoras da bebida no país com cerca de 200 anos e onde o D'Ussé foi originalmente criado.
Naturalmente envelhecido por um mínimo de quatro anos, a bebida possui notas amadeiradas com toques de canela e florais. Uma garrafa rara do conhaque, de 1969 e assinada por Jay-Z, chegou a ser vendida em um leilão em 2021 por US$ 52,5 mil (ou R$ 278,2 mil).
Bob Dylan
O cantor e compositor lançou em 2021 uma coleção de uísques artesanais: Heaven's Door. Entre seus três primeiros rótulos estão um bourbon do Tennessee com notas de baunilha e especiarias; um uísque do tipo "double barrel" ou seja, de barril duplo envelhecido por seis anos e com notas de caramelo, carvalho, cítricos e especiarias; e um a base de centeio com notas de laranja, coentro e especiarias descansado em barris de Vosges, na França.
Segundo Dylan, sua ideia e de seu parceiro no projeto, Marc Bushala, era criar bebidas americanas e que contassem sua própria história. Seus sabores já foram louvados por isso: o uísque levou medalha dupla de ouro no 2021 San Francisco World Spirits Competition. As artes em cada garrafa são também concebidas pelo músico.
Snoop Dogg
Nada mais natural para o dono do hit "Gin & Juice" do que criar seu próprio gim, em 2020. Segundo a revista People, cada garrafa do Indoggo Gin é produzida na Califórnia e destilada cinco vezes, antes de receber sete infusões de sabores botânicos, como morango e cítricos que dão um paladar levemente adocicado.
A bebida foi desenvolvida pelo rapper e por Keenan Towns e Marc Weisberg, co-fundadores da empresa do ramo alcoólico Trusted Spirits em parceria com o Prestige Beverage Group. Esta não é, no entanto, a única empreitada do gênero do músico.
Em 2021, ele lançou dois vinhos em parceria com o rótulo 19 Crimes, o Snoop Dogg Cali Red e o Cali Rosé. Estes, no entanto, já saíram do mercado.
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