Topo

Cenário de "The White Lotus" foi convento e hotel das estrelas na Sicília

San Domenico Palace, Taormina, do Four Seasons, aos pés do Etna - Divulgação
San Domenico Palace, Taormina, do Four Seasons, aos pés do Etna Imagem: Divulgação

De Nossa, em Taormina *

07/11/2022 04h00

Se você já começou a maratona de episódios da segunda temporada de "The White Lotus" (HBOMax), que se passa na Sicília, pode estar se perguntando: seria esse hotel de verdade? A resposta é: sim. E repleto de charmosos detalhes para quem busca luxo — mas férias mais tranquilas que as retratadas na trama.

Assim como a primeira temporada, que se passava em uma ilha do Havaí, a produção da série se valeu de uma estrutura já existente como cenário. E também como na outra parte da obra de Mike White, trata-se de um estabelecimento da rede Four Seasons, famosa entre viajantes endinheirados.

Em 2021, tudo se passava no Four Seasons Resort Maui at Wailea. No caso dos episódios que estrearam no último domingo (30), as gravações foram realizadas no histórico San Domenico Palace, em Taormina.

Nossa esteve lá em abril, pouco antes da reabertura para a temporada 2022, e conta detalhes sobre a luxuosa hospedaria que dá vida à série norte-americana.

Cena de "The White Lotus" no pátio do San Domenico Palace - Divulgação - Divulgação
Cena de "The White Lotus" no pátio do San Domenico Palace
Imagem: Divulgação

Local histórico

Próximo ao centro da cidade que se autonomeia "a mais bela da Sicília", o San Domenico Palace hoje pertence a um grupo hoteleiro familiar de Milão, mas era um convento dominicano no século 14 e tem uma histórica curiosa.

Segundo a administração local, uma família de colecionadores de arte estabeleceu a casa religiosa para que o filho se tornasse padre e não fosse para a guerra.

Em 1896, o San Domenico Hotel foi inaugurado em 1896 quando um novo edifício foi adicionado junto aos aposentos na antiga ala do convento e batizado de Grand Tour . Em sua história, ele foi o local onde ficam realeza e nobreza e, no seu apogeu, um elenco de artistas, escritores e estrelas de Hollywood.

O estabelecimento — e sua localização privilegiada com vista para o Etna — foi até cenário para o final do filme "L'Avventura", de Michelangelo Antonioni, em 1960.

Em 2021, após três anos de reforma em que tudo foi trocado, o novo hotel reabriu com apenas 111 quartos e 19 suítes com piscina privativa e todos os terraços são revestidos de vidro.

Hoje, a Royal Suite é a acomodação mais desejada, com acesso a um amplo terraço com piscina e vista para o Monte Etna, o Teatro Grego de Taormina e o mar — o preço para este quarto é divulgado sob consulta.

Para quem busca acomodações mais simples, há quartos a partir de 895 euros a noite.

Cena de "The White Lotus", gravada em um dos quartos do San Domenico Palace - Divulgação - Divulgação
Cena de "The White Lotus", gravada em um dos quartos do San Domenico Palace
Imagem: Divulgação

Arte e passeios de luxo

Situado em meio a jardins exuberantes, assinados pelo paisagista italiano Marco Bay (e que aparecem em várias cenas da série), e com vistas deslumbrantes do mar, o hotel combina arte contemporânea com antiguidades e relíquias arquitetônicas. E tudo isso pode ser visitado ao lado de um especialista de arte contratado pelo hotel.

Quem se hospeda no San Domenico tem direito a outras exclusividades locais, como um dos mais badalados beach clubs da cidade, além de visitas a vinícolas, trilhas, tours pela história e arquitetura local.

Há, também, passeios de barcos até a famosa Gruta Azul de Isola Bella, com um piquenique preparado por um chef do hotel.

O San Domenico Palace está em uma posição privilegiada entre o Monte Etna, as águas azuis do mar Jônico e a costa da Sicília.

Quem estiver de olho no fascinante vulcão, aliás, tem a oportunidade de fazer pelo hotel um trekking até o local.

Corredores do histórico San Domenico Palace, em cena de "The White Lotus" - Divulgação - Divulgação
Corredores do histórico San Domenico Palace, em cena de "The White Lotus"
Imagem: Divulgação

Gastronomia estrelada

Um dos destaques gastronômicos do hotel é o restaurante Principe Cerami, com um menu inspirado no rico terroir do Monte Etna, assinado pelo chef executivo Massimo Mantarro.

Gastronomia do San Domenico Palace, em Taormina (Sicília) - Divulgação - Divulgação
Gastronomia do San Domenico Palace, em Taormina (Sicília)
Imagem: Divulgação

Já no Rosso, o terraço traz vistas panorâmicas do Monte Etna e da Baía de Taormina. Na beira da piscina, o Anciovi destaca os sabores do mar, acompanhado de coquetéis servidos até a noite. O Bar & Chiostro fica nos jardins e serve o clássico pennette, preparado ao estilo local com berinjela e ricota.

*A jornalista viajou a Taormina a convite de HBOMax