O calçado mais desejado do momento é uma sapatilha de balé de R$ 5,7 mil
Pela primeira vez, desde sua estreia há cinco anos, a lista de produtos mais populares e desejados divulgada pela Lyst não tem gênero. Em seu mais recente relatório, o cobiçado primeiro lugar ficou para a sapatilha de balé da grife italiana Miu Miu.
Para encontrar o top 10 vencedor, a empresa de tecnologia de moda e aplicativo de compras filtra mais de oito milhões de itens através de pesquisas dentro e fora de sua plataforma. Entre os itens levantados estão visualizações de página, interações e vendas em seu aplicativo, além de volume de menções em redes sociais e estatísticas de engajamento em todo o mundo durante um período de três meses.
Com um aumento de 1.100% nas pesquisas, alguns fatores contribuíram para o sucesso da sapatilha da marca comandada por Miuccia Prada.
"Este é um sapato que, por muitos anos, não pensamos que poderia ser um produto de moda desejado. A lista da Lyst realmente reflete as tendências, a cultura e a sociedade como um todo", disse Katy Lubin, vice-presidente da empresa em entrevista ao "WWD".
Além do tradicional rosa, as sapatilhas de cetim e tira elástica com o logotipo da Miu Miu, que foram desfiladas na coleção de Outono Inverno 2022, também podem ser encontradas nas cores branco, preto, azul claro e marrom cacau e custam R$ 5,7 mil.
De Degas a Harry Styles
O universo do balé e a estética que envolve o figurino das bailarinas são objeto de fascínio cultural há muito tempo. As esculturas e pinturas impressionistas de Edgar Degas no século 19 e o filme "Cisne Negro", de 2010, dirigido por Darren Aronofsky, que rendeu o Oscar de melhor atriz para Natalie Portman, são bons exemplos disso.
No quesito fashion, é quase impossível desassociar Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City, do tutu de tule usado pela personagem na abertura da série, lançada em 1998.
Trazendo para os tempos atuais, a cantora Olivia Rodrigo uniu o look tradicional das bailarinas com elementos da Y2K, a estética dos anos 2000, como a meia-arrastão no videoclipe de Brutal, lançado em agosto de 2021.
Característico das roupas de ensaio e estúdios de dança, o cardigã azul com amarrações usado por Cassie Howard, personagem de Sydney Sweeney em "Euphoria", da HBO, viralizou. A atriz também virou garota-propaganda da Miu Miu, estrelando a campanha de Inverno 2022 da marca, onde aparece usando a sapatilha número 1 no relatório da Lyst.
Em 2019, Harry Styles usou o clássico tutu rosa de balé para a divulgação de sua participação como apresentador no Saturday Night Live e, mais recentemente, escolheu sapatilhas para completar seu look assinado pela estilista Molly Goddard na capa do álbum Harry's House, lançado em maio de 2022.
Balletcore
Outro fator que explica o boom da estética inspirada no universo do balé está nas redes sociais. A aesthetic balletcore está em alta no feed do Instagram e nas trends do TikTok. Só neste último, a hashtag #balletcore contabiliza mais de 90 milhões de visualizações. O Pinterest relatou que o volume de buscas por balletcore aumentou 1566% nos últimos meses.
A tendência não conta só com as sapatilhas, tule e figurinos dos dançarinos, mas também com as roupas que são usadas em ensaios e estúdios de dança, como saias, suéteres e collants. Há ainda as polainas, que apareceram com destaque no próprio desfile de Outono Inverno 2023 da Miu Miu.
Nas passarelas, além da Miu Miu, o balletcore também apareceu nas coleções de inverno 2022 de Simone Rochas e Rodarte, porém, a inspiração no balé não é nenhuma novidade no mundo da moda.
Vários estilistas, entre eles, Christian Dior, Yves Saint Laurent, Viktor&Rolf e Molly Goddard, usaram os elementos da dança clássica em suas criações. Alguns designers, como Christian Lacroix, Vivienne Westwood, Valentino e Karl Lagerfeld também assinaram figurinos de balé. Recentemente, a Zara lançou uma coleção em parceria com o New York Ballet.
Sapatilhas de balé e os anos 2000
Mais um motivo contribui para a sapatilha ganhar status fashion novamente e, possivelmente, invadir o street style. Estamos falando do revival dos anos 2000 que está rolando na moda.
A tendência indie foi a mais buscada no Google em 2021 e recebeu o nome de "indie sleaze", representada por looks usados por celebridades como Kate Moss, Sienna Miller e Alexa Chung.
Em comum, além de visuais icônicos usados no Festival Glastonbury ao longo dos anos, as britânicas apostavam em skinnys, shorts jeans, camisas masculinas, minivestidos, peças vintage e lenços no pescoço, e muita vezes, finalizam as produções com sapatilhas.
No caso de Kate, a preferida era o modelo da marca francesa Repetto, que se tornou objeto de desejo no mundo todo.
Em 2022, a sapatilha da Miu Miu é a favorita entre as famosas. Ariana Grande destacou as suas em um post no Instagram.
O modelo também já ganhou o selo de aprovação da lançadora de tendências Bella Hadid e apareceu no feed da cantora Rosalía.
O primeiro lugar na lista da Lyst é um bom sinal para a sapatilha de balé da Miu Miu. Resta esperar para ver se ela terá forças para viralizar como aconteceu com a microssaia da marca.
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