Choripán é eleito um dos sanduíches mais gostosos do mundo. Veja a lista
Sanduíche é uma fórmula de sabor praticamente universal: um pão — que varia em ingredientes, crocância, paladar e formatos — e uma farta gama de recheios e voilà: você tem uma delícia prática para ser degustada com as mãos em qualquer lugar. Mas justamente porque praticamente qualquer combinação pode ser transformada em um sanduíche, cada país ou cultura tem um ou mais representantes desta iguaria tão querida.
A "CNN Travel elaborou um ranking com base na experiência de seus editores e elegeu os melhores sanduíches do mundo. Entre os vencedores, há uma opção conhecida para brasileiros que já visitaram a nossa vizinha Argentina: o Choripán.
Pão crocante — bem parecido com o nosso francês —, linguiças apimentadas cobertas com mostarda e molho chimichurri tornaram esta pedida um clássico vendido nas ruas e, especialmente, em frente aos estádios do país para curtir enquanto assiste uma partida de futebol.
Com uma longa tradição de churrascos, os argentinos realmente adoram carnes assadas. E o Choripán se tornou uma versão express desta preferência e um representante da cultura da América do Sul. Segundo a publicação: corra para comê-lo quentinho.
Veja a receita para esse lanche típico:
Conheça outros nove sanduíches desta seleção que podem conquistar seu paladar:
Bánh mì, do Vietnã
Mix de baguette com chá lua (enroladinho de porco), mas que também pode ser encontrado com frango marinado no capim-limão, ele é um remanescente da influência francesa da era colonial no Vietnã.
Ele pode ser encontrado nos carrinhos nas esquinas do país, geralmente servido também com folhas de coentro, fatias de cenoura e rabanete branco japonês em conserva e maionese. Há quem acrescente outros ingredientes, a gosto do freguês ou de acordo com as preferências da região.
Croque Monsieur, da França
E por falar em França, o representante do país é simples, mas um clássico. Muito vendido em cafés, o Croque Monsieur consiste em duas fatias de pão branco (pode ser de uma baguette ou do que chamamos de pão italiano), recheado com fatias finas de presunto cobertas por queijos emmental ou gruyère.
Por fora do pão, vai uma camada de queijo ralado. Depois, o sanduíche é imerso em um ovo batido e é frito na frigideira, formando uma casquinha crocante. Na sua versão "feminina", o Croque Madame, o ovo é servido frito por cima do sanduíche.
Veja receita:
Chivito, do Uruguai
O nome deste 'sanduba' uruguaio pode ser traduzido por "cabrinha", mas ela não passa nem perto dos ingredientes escolhidos para a receita. Filés finos de churrasco de boi, presunto, bacon, alface, maionese e muçarela derretida formam o recheio desta baguetinha ou ciabata, que ainda é arrematada com um ovo frito.
Katsu Sando, do Japão
Tradicional no Japão, o Katsu Sando leva um corte de carne de porco empanado e frita dentro do shokupan — um pão branco a base de leite comum no país. Ele ainda é recheado também com repolho.
Segundo a "CNN Travel", o sanduíche é bastante comum nas lojas de conveniência japonesas e é considerado parte da gastronomia yoshoku, ou seja, influenciada pelos sabores da cozinha ocidental. Não à toa, há versões com frango e salada de ovo (tamago) também disponíveis.
Aprenda receita:
Pambazo, do México
Um dos petiscos mais populares nas ruas do México, o Pambazo é um sanduíche originário de Veracruz e Puebla que dizem ser inspirado pelo formato de um vulcão da região. Seu pão, de um dourado avermelhado, ganha o tom graças ao 'mergulho' em um molho apimentado, o guajillo.
No seu interior há uma mistura de batatas, chorizo mexicano — carne de porco temperado com páprica defumada e sal —, queijo, alface e um molho branco, parecido com o ranch. Em algumas partes do país, ele recebe outros complementos, como feijões temperados.
Reuben, dos Estados Unidos
Dependendo do estado americano, há diferentes histórias para o nascimento do Reuben, um dos sanduíches mais populares do país. Apesar das divergências, a receita é sempre a mesma: pão de centeio rodeando fatias finas de fraldinha ou peito de boi curadas na salmoura e fervidas no vinagre, cobertas por chucrute, queijo suíço cobertas pelo molho "Thousand Islands".
Esse mix é um típico molho de salada americano, feito à base de maionese, que ainda inclui azeite, suco de limão e de laranja, páprica, molho inglês, mostarda, vinagre, molho de pimenta, purê de tomate e ketchup ou molho Tabasco.
Shawarma, do Oriente Médio
O Shawarma é uma instituição de diversos países do Oriente Médio e influenciou outras receitas, ainda de acordo com a "CNN Travel", como o Gyro na Grécia ou o Kebab turco que chegou até a Alemanha como Döner Kebab.
Sua carne ganhou variações nas ruas por onde passou, podendo ser de frango, cordeiro ou boi, sempre bastante apimentada e grelhada em um espeto (como o churrasco grego no Brasil), de onde ela sai para ser fatiada e servida dentro de pão pita. Ali, ela é acomodada em formato de "rolinho" com complementos como tomates, cebolas, salsinha, molho tahini (pasta de gergelim) e molho picante.
Aprenda receita:
Smorrebrod, da Dinamarca
Receita popular em toda a Escandinávia, o Smorrebrod é um dos pratos nacionais da Dinamarca. Este sanduíche aberto é feito a base de uma única fatia de pão de centeio, que sustenta muitas diferentes combinações coloridas em todo o país.
Entre as opções populares estão arenque em conserva ou curado com pequenos camarões rosados ou fatias de carne de boi assada com ovos cozidos e uma camada de manteiga.
Tramezzino, da Itália
Nascido em Turin, o Tramezzino se popularizou mesmo foi em Veneza, onde ele ganhou mais opções de recheios. Sempre feito com pão de forma cortado em triângulos, ele pode ser encontrado com azeitonas e atum, ou ovos cozidos e vegetais e até com prosciutto (o presunto italiano) crocante coberto por trufa.
É recomendado provar este lanchinho acompanhado de vinho, dizem os experts da "CNN Travel".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.