Queijo suíço vence mais de 4,4 mil competidores e é coroado melhor do mundo
Se em 2021, o melhor queijo do mundo era espanhol e feito a base de leite de cabra, a realidade em 2022 é bastante diferente: o vencedor da 34ª edição do World Cheese Awards — a disputa pelo título mundial 'queijeiro' — coroou um queijo suíço.
Nesta semana passada, um gruyère suíço maturado, produzido a partir de leite de vaca puro, conquistou a preferência de 250 jurados de 38 países — um grupo de produtores, chefs, pesquisadores gastronômicos e mais — e venceu uma concorrência desafiadora.
Eram 4.434 queijos na disputa pelo primeiro lugar do World Cheese Awards 2022-2023, que aconteceu este ano no País de Gales. O Le Gruyère AOP, produzido pela casa Vorderfultigen e refinado pela Gourmino, foi que se destacou e acabou descrito por jurados como um "queijo realmente refinado e artesanal", que derrete na boca com notas de ervas, frutas e couro. "É um queijo com muito sabor e bouquet", teriam relatado os examinadores à CNN americana.
Ainda segundo o veículo dos EUA, os jurados levaram em consideração a aparência do queijo (consistência da casca e miolo), aroma, corpo, textura e paladar.
"Que final! Os jurados no recinto hoje, nossos experts em queijo de todo o mundo, ficaram claramente impressionados com a qualidade deste queijo e a dedicação mostrada pelos produtores", disse em comunicado à imprensa John Farrand, diretor executivo da Guild of Fine Food (Sindicato de Alimentos de Alto Padrão, em tradução livre), que organiza o World Cheese Awards.
Completaram ainda o pódio do evento o queijo Gorgonzola Doce DOP da queijaria italiana De' Magi em segundo lugar, e o queijo Grosse Tomme de Bufflonne Cave Jacobine da queijaria francesa Prolactine France, em terceiro. O top 16 ainda conta com representantes da Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Países Baixos, Alemanha e Bélgica.
Para Dennis Kaser, diretor de marketing internacional do Le Gruyère AOP, o título foi resultado de um trabalho em equipe.
"Isso mostra a qualidade por trás de todas essas pessoas trabalhando juntas: 1.900 produtores de leite, 155 produtores de queijo e 11 refinadores. Este trabalho colaborativo resulta em um estilo de queijo de tão alta qualidade que é amado pelo consumidor. Estou muito orgulhoso de repreentar o Le Gruyère. Enormes parabéns ao produtor Vorderfultigen e ao refinador Gourmino".
A lista completa dos 16 queijos premiados de 2022 está disponível no site do Guild of Fine Food.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.