À moda de Wandinha: coleções e famosas inspiradas pelo estilo da personagem
Pense em uma garota usando vestido preto com gola branca e cabelo repartido ao meio com tranças laterais. Só de imaginar esses elementos juntos, a imagem de Wandinha Addams aparece instantaneamente na mente. Seu estilo é tão icônico que acabou servindo de influência para o mundo da moda e da beleza em diversas ocasiões.
Agora, a adorada — e assustadora — filha de Mortícia e Gomez Addams é a estrela da nova série da Netflix, "Wandinha", dirigida por Tim Burton e com estreia marcada para o dia 23 de novembro. Não será nenhuma surpresa se as buscas por vestidos pretos e gola peter pan aumentarem repentinamente.
A Wandinha de Tim Burton
A série de mistério conta a história da Família Addams através das lentes da Wandinha, de 16 anos. Ao longo de 8 episódios, acompanhamos a trajetória da garota como aluna da Escola Nunca Mais, onde ela tenta dominar suas habilidades psíquicas, acabar com uma onda de assassinatos que aterroriza a cidade e resolver o mistério sobrenatural que envolveu seus pais quando eles eram estudantes da Nunca Mais 25 anos antes.
Celebrado por filmes como "Edward Mãos de Tesoura", "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" e uma versão sombria para "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton imprime sua estética gótica na Netflix: "Eu, particularmente, amo a Wandinha porque ela compartilha minha visão de mundo sobre as coisas. E isso foi divertido de explorar", diz Burton em um dos vídeos de bastidores sobre a produção da série.
Além de Burton, a produção tem Catherine Zeta-Jones como Mortícia e conta com a participação de Christina Ricci, atriz que interpretou Wandinha nos filmes da Família Addams nos anos 90. O figurino vai muito além do vestido preto com gola branca característico da personagem e é assinado por Colleen Atwood, figurinista vencedora do Oscar por produções como "Memórias de uma Gueixa" e "Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street", de Tim Burton.
Nas passarelas
Popular desde sua estreia na seção de quadrinhos da "The New Yorker Magazine", em 1938, pelas mãos do cartunista Charles Addams, passando pelo programa de TV de 1964 e pelos famosos filmes dos anos 90, Wandinha tem um look assinatura que já serviu de fantasia de para muita gente, de Dua Lipa a Juliette (e também esta repórter que vos escreve!).
Mas não é só no Halloween que o minivestido preto com gola branca, seja ela um colarinho ou o modelo Peter Pan, se destaca. Ele já apareceu em diversos desfiles, entre eles no verão 2014 da Ralph Lauren e no inverno 2014 da Saint Laurent.
Na temporada de inverno 2013, Pierpaolo Piccioli e, sua então parceira de design, Maria Grazia Chiuri fizeram um estudo de colarinhos brancos e se inspiraram na arte do pintor Johannes Vermeer para criar a coleção da Valentino.
Porém, a imagem das modelos usando vestidinhos pretos com gola branca e cabelos trançados acabaram sendo relacionados ao uniforme oficial da filha de Mortícia Addams.
Enquanto algumas referências à Wandinha parecem ser apenas coincidência, a coleção de inverno 2019 da Prada teve o estilo da personagem como inspiração declarada.
As modelos de Miuccia Prada desfilaram looks escuros com cabelos repartidos ao meio e tranças laterais longas, golas de camisa branca e expressão facial sem emoção, típica da personagem.
Susie Cave, designer da Vampire's Wife, marca que já vestiu famosas dos mais variados estilos como Florence Welch e Kate Middleton, já declarou seu amor por Wandinha Addams, a definindo como uma heroína de nossos tempos.
Elas, as tranças da Wandinha
Parte do que faz o estilo da personagem ser tão icônico é o penteado que ela usa, sempre repartido ao meio, dividido em duas longas tranças laterais. Jenna Ortega, atriz que interpreta a Wandinha, mostrou a importância do cabelo na sua caracterização em entrevista à Allure: "Quando eu estava fazendo testes de cabelo e maquiagem com Tim Burton, eles colocaram pedaços de franjas falsas no meu rosto.
Naquele dia, eu disse ao make up artist: "Você poderia me dar uma franja de verdade?". Eu experimentei e decidi que era como eu queria parecer. Eu curti. Eu não tinha percebido o quando eu gosto da cor preta e como eu gosto de golas abotoadas. Eu vou fazer uma trança em cada lado da minha cabeça e é como, "Oh! Olha, é a Wandinha!"".
Na passarela, assim como aconteceu no desfile da Prada, as tranças laterais à la Wandinha também foram as escolhidas para a beleza do desfile de Marc by Marc Jacobs em sua coleção de inverno 2014.
No street style, Bella Hadid já foi fotografada com as célebres trancinhas. Entre os vários penteados da estética Y2K, dos anos 2000, usados por Olivia Rodrigo, as tranças laterais foram as escolhidas para sua participação no programa de Jimmy Kimmel, em 2021.
Coincidência ou não, o penteado de Wandinha Addams foi usado alguns dias antes do Halloween.
A musa da musa
Umas das figuras mais fotografadas do street style, Alexa Chung é considerada uma das it girls dos anos 2010. A fashionista dedicou uma das páginas de seu livro, IT, à Wandinha Addams: "Provavelmente, ela foi a primeira personagem que eu vi usar uma gola Peter Pan. Combine isso com tranças e pele pálida gótica e ela é praticamente meu ícone de estilo".
A adoração à personagem não ficou só na frase do livro. Alexa botou a inspiração em prática e se tornou uma das embaixadoras da gola Peter Pan, tendência que fez parte do visual vintage do início dos anos 2010.
A verdade é que o visual de Wandinha Addams nunca saiu de moda, afinal, além de icônico, ele também é acessível. O vestido preto com golas brancas vai do street style ao look festa. Além de Alexa Chung, Sarah Paulson e Reese Witherspoon podem comprovar que ele funciona até no red carpet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.