Topo

Dormir em barril e provar 'vinho dos mortos': tours para quem ama a bebida

A hospedagem no barril gigante fica em São Roque (SP) - Andrea Miramontes
A hospedagem no barril gigante fica em São Roque (SP) Imagem: Andrea Miramontes

Andrea Miramontes

Colaboração para Nossa

14/11/2022 04h00

Pisa da uva, colheita e harmonização são experiências que boa parte dos apaixonados por vinho já tiveram. Mas e dormir dentro de um tonel real, com capacidade para 100 mil litros?

Vinícolas e destinos abusam da criatividade para conquistar quem é louco pela iguaria, como enterrar o 'vinho dos mortos', mergulhar em uma banheira da bebida, degustar em copo de chocolate e visitar um verdadeiro mundo do vinho, recém-inaugurado em Portugal.

A hospedagem no barril gigante fica em São Roque (SP), no complexo gastronômico português Quinta do Olivardo. Dentro do tonel, que costumava abrigar 100 mil litros, o acabamento é da madeira original, onde estava o vinho.

A bebida é milenar, mas o barril é todo moderno. A hospedagem no tonel tem hidromassagem e cromoterapia, "amenities" para banho de espuma de vinho, lareira, TV de tela plana com streaming. Aos conectados, o wi-fi bomba. No café da manhã, o visitante não pode perder a geleia de cabernet (não alcoólica) e o pastel de nata premiado.

Já pensou em dormir dentro de um tonel de vinho? - Andrea Miramontes - Andrea Miramontes
Já pensou em dormir dentro de um tonel de vinho?
Imagem: Andrea Miramontes
Vinho - dormir em tonel - São Roque - Andrea Miramontes - Andrea Miramontes
Hotel fica dentro de complexo em São Roque
Imagem: Andrea Miramontes
Para quem gosta decoração rústica, quarto em tonel é prato cheio - Andrea Miramontes - Andrea Miramontes
Para quem gosta decoração rústica, quarto em tonel é prato cheio
Imagem: Andrea Miramontes

Vinho dos mortos

Na Quinta do Olivardo ainda dá para almoçar, literalmente, entre as parreiras e viver uma experiência portuguesa secular, ao enterrar o "vinho dos mortos". O visitante volta para desenterrar sua bebida seis meses depois, em uma festa com jantar.

A tradição nasceu em Portugal, em 1807, quando o país foi invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Portugueses enterraram tudo o que tinham, incluindo os vinhos. Com a saída dos soldados, os civis desenterraram seus bens. E a bebida, ao invés de estragar, ficou ainda melhor. Foi chamada, então, de 'vinho dos mortos'.

Vinho - dormir em tonel - São Roque - Andrea Miramontes - Andrea Miramontes
Que tal um almoço entre as parreiras
Imagem: Andrea Miramontes

Chocolate + vinho? Quero

Do século 19 para cá, Portugal virou um destino certeiro para quem ama vinho, com muitas experiências e uvas diferentes. Recentemente, inaugurou um mundo da bebida, o WOW, com 7 museus, 12 restaurantes, bares e cafés, uma escola de vinho, entre outras atrações.

O complexo, que fica à beira do rio Douro, no Porto, aborda não só a história da bebida, como ritual dos copos, indústria fashion, produção da cortiça com um museu dedicado a isso, uso do cacau e produção de chocolate. Há, inclusive, um festival internacional da guloseima, que acontece dentro do WOW.

Museu do vinho em Portugal - WOW - Divulgação - Divulgação
Museu WOW, em Portugal, à beira do rio Douro
Imagem: Divulgação

Mas chocolate combina com vinho? Opa. A pouco mais de uma hora de carro de Santiago, no Chile, a vinícola orgânica e biodinâmica Matetic criou uma degustação de vinhos em copinhos de chocolate, para adultos. Ela também é uma das poucas vinícolas que aceitam e incluem crianças na programação do complexo, inclusive, com degustação de suco de uva para os pequenos.

Vinho - Matetic - Chile - copo de chocolate - Divulgação - Divulgação
Degustação de vinho em copos de chocolate
Imagem: Divulgação

Banho, piquenique e guloseimas

Já na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes, em Mendoza, a vinícola Casa de Uco organiza uma caminhada noturna pela Cordilheira, que sai ao entardecer, para ver o sol cair nas montanhas. A experiência termina com degustação de vinhos na bodega do hotel. As refeições da vinícola também são feitas de cara para a Cordilheira.

A Serra Gaúcha brasileira não perde em glamour para os vizinhos. Há muitas experiências deliciosas com vinho, que incluem spas com banhos e massagens, além de piqueniques no jardim. E em muitas vinícolas, há ainda as tradicionais degustações, cursos e refeições harmonizadas.

Pet friendly, a vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, organiza o Picnic no Garden, com uma cesta de guloseimas. O vinho rosé acompanha cupcakes de nozes e doce de leite, damascos, tâmaras, queijos, além de geleia de banana flambada com limão siciliano. Um banquete pé na grama, feito na toalhinha xadrez.

Vinho piquenique na Casa de UCO Mendonza - Divulgação - Divulgação
Uma degustação na Casa de UCO, Mendonza
Imagem: Divulgação

Detox

Comeu demais? Mergulhe novamente na bebida para um detox do vinho. Parece extravagância, mas os tratamentos com derivados da uva são extremamente recomendados por médicos, que garantem que a experiência revigora o corpo.

"A bebida deixa a pele muito macia. O resveratrol, presente na uva, é um antioxidante poderoso. Já o óleo de semente de uva, usado em massagens, é muito hidratante, além de absorvido rapidamente", ressalta a médica dermatologista de famosas Andrea Godoy.

No hotel Spa do Vinho, também na Serra Gaúcha, é possível fazer tratamentos e banhos relaxantes e desintoxicantes, inclusive em programas para casais. As vinoterapias usam cremes e óleos essenciais de vários tipos de uvas nos tratamentos, alguns tratamentos bem peculiares e com variedade da fruta escolhida a dedo, como a Gomage Pinot Noir, para renovar a pele.

Vinho - dormir em tonel - São Roque - Andrea Miramontes - Andrea Miramontes
Banhos terapêuticos com produtos a base de uva também fazem parte dos pacotes
Imagem: Andrea Miramontes