Topo

Ashley Graham é a Ativista do Calendário Pirelli: 'Corpos são nossa força'

Ashley Graham no Calendário Pirelli 2023 - Divulgação
Ashley Graham no Calendário Pirelli 2023
Imagem: Divulgação

De Nossa, em Milão (Itália)

16/11/2022 11h04

O prestigioso Calendário Pirelli lança nesta quarta (16) no Museu de Arte Contemporânea Pirelli HangarBicocca sua edição de 2023 com uma apresentação acompanhada em primeira mão por Nossa, direto de Milão.

Neste seu 49º ano, o "The Cal" — como o calendário que é hoje um ícone da alta moda é conhecido — é inspirado por mulheres reais e idílicas que encantam e guiam o trabalho da fotógrafa australiana Emma Summerton. Batizado de "Love Letters to the Muse" ou "Cartas de Amor à Musa", ele traz 28 fotos de 14 modelos clicadas no estilo onírico que é marca registrada da profissional.

Entre elas está Ashley Graham, a primeira modelo curvilínea a aparecer na capa da Vogue americana. À Nossa, ela contou que o Calendário estava em sua lista de sonhos.

"Minha confiança começou em casa, com meus pais e irmãs, com a ideia que nossos corpos são nossa força. Comecei a modelar aos 12 anos. Você vê seu corpo sendo manipulado no computador e aos 17 quis desistir. Minha mãe insistiu e disse 'seu corpo vai mudar a vida de alguém. E aqui estou."

Nas páginas do The Cal, ela vive a musa Ativista — característica que ela leva para este trabalho, mas também em muito do que fez ao longo de sua carreira. Apesar disso, a modelo norte-americana de 35 anos acredita que ainda há um longo período a ser trilhado. "Estou na indústria desde os 12 anos e ainda estamos falando sobre isso".

Novo olhar sobre o feminino na moda

Assim como Ashley, cada fotografada tem afinidades com a musa que interpretou em frente às câmeras de Summerton, em sessões de fotos realizadas em estúdios de Londres e Nova York em junho e julho.

São elas, em ordem de aparição: Lila Moss, 'A Vidente'; Guinevere Van Seenus,'A Fotógrafa'; Adwoa Aboah, 'A Rainha'; Karlie Kloss, 'A Erudita Tecnológica'; Sasha Pivovarova, 'A Pintora'; Lauren Wasser, 'A Atleta'; Emily Ratajkowski, 'A Escritora'; Cara Delevingne, 'A Performista'; Bella Hadid, 'A Duende'; Kaya Wilkins, 'A Música'; Precious Lee, 'A Contadora de Histórias'; He Cong, 'A Sábia'; Adut Akech, 'A Apanhadora de Sonhos', além de Ashley Graham, 'A Ativista'.

Calendário Pirelli - Bella Hadid_August_01 *IMAGEM EMBARGADA - Uso exclusivo em Nossa - Divulgação - Divulgação
Bella Hadid, 'A Duende'
Imagem: Divulgação

Emma se diz "fascinada por mulheres que fazem coisas extraordinárias e criativas". "Para o Calendário, eu quis voltar à raiz etimológica da palavra musa. Na origem, a Musa não representava apenas a fonte de inspiração, mas também todos aqueles que possuíam talento na literatura, ciências e artes".

"[São] mulheres que me inspiraram ao longo da minha carreira e da minha vida, começando pela minha mãe. Pessoas com quem aprendi muito: escritoras, fotógrafas, poetisas, atrizes e cineastas. Minha ideia foi, portanto, celebrar essas mulheres incríveis e criar um mundo onde representá-las."

As musas, verdadeiramente inspiradoras

Como sua principal característica, o Calendário Pirelli acompanha o que está em debate na moda. O momento atual — não só mais de rompimentos de padrões, mas de novas concepções do que é cativante ou digno de celebração — está evidentemente traduzido na escolha das modelos, especialmente daquelas com quem Nossa conversou.

Lauren Wasser, por exemplo, biamputada, posa como A Atleta. Ex-jogadora de basquete, ela vê o calendário como uma oportunidade de mostrar sua verdade — e suas possibilidades. "Posso fazer tudo o que eu quiser. Só tenho pernas diferentes".

Lauren Wasser, 'A Atleta' - Divulgação - Divulgação
Lauren Wasser, 'A Atleta'
Imagem: Divulgação

Ao lado de Lauren está outra pioneira no mercado de modelos com corpos diversos: Precious Lee, a primeira modelo negra e curvilínea a brilhar em uma campanha da Versace. Para ela, a trajetória até o calendário tem sido de emoção, além de uma certeza inabalável que mostra que seu lugar no The Cal é mais que merecido.

"Nas fotos para a Versace tive que me segurar muito para não cair no choro", contou.

Calendário Pirelli - Precious Lee_October_01 *IMAGEM EMBARGADA - Uso exclusivo em Nossa - Divulgação - Divulgação
Precious Lee, 'A Contadora de Histórias'
Imagem: Divulgação

Às brasileiras que, assim como ela, nunca se enxergaram na moda, a modelo de Atlanta dá seu recado: "Não esperem por alguém que valide sua beleza. E nunca permitam que ser negra no Brasil seja visto como uma desvantagem. Porque não é. É uma benção".

Um espelho da moda pós-pandêmica

O CEO Global de Pirelli, Marco Tronchetti Provera considera que o Calendário de 2023 é um bálsamo para tempos difíceis. "O marco dessa nova edição é trazer criatividade e inspiração, coisas que precisamos muito depois de uma pandemia e agora, durante uma guerra".

Para caminhar rumo ao futuro sonhado, Emma resgatou a memória de um espírito criativo fomentado ainda na infância, ao criar as primeiras roupas de bebê junto com sua mãe. "Nas minhas fotos, a fronteira entre as personagens que as modelos encarnam, e o que elas realmente são, não está definida e tudo se mistura em imagens que relembram o realismo mágico", acredita a fotógrafa.

Calendário Pirelli - Cara Delevingne_July_02 *IMAGEM EMBARGADA - Uso exclusivo em Nossa - Divulgação - Divulgação
Cara Delevingne, 'A Performista'
Imagem: Divulgação

Este processo de produção, que apresentou à artista questões sobre a natureza de suas personagens — quem elas são, quem amam, de onde vêm, o que as move e como se imaginam no mundo — foi executado rapidamente, segundo ela, mas de forma catártica, costurado a imagens de seu imaginário (entre elas, ídolos como as atrizes Marilyn Monroe, Monica Vitti e a artista Leonora Carrington, uma das precursoras do movimento de libertação das mulheres) e lembranças de sua terra natal, a Austrália.

"Ainda preciso que me belisquem para acreditar. É definitivamente um marco para um fotógrafo", conta.

Calendário Pirelli - Guinevere van Seenus_January_02 - *IMAGEM EMBARGADA - Uso exclusivo em Nossa - Divulgação - Divulgação
Guinevere van Seenus, 'A Fotógrafa'
Imagem: Divulgação

A primeira musa a ser elaborada foi justamente a fotógrafa, interpretada pela veterana Guinevere van Seenus, parceira de longa data de Emma. A modelo de 46 anos — há 26 em frente às câmeras — encarou este como um trabalho terapêutico para ela e para a fotógrafa que explora há anos os autorretratos.

"É diferente posar para uma mulher porque ela entende sua vulnerabilidade e a abertura de deixar alguém enxergar além de sua imagem", reflete.

Emily Ratajkowski, 'A Escritora' - Divulgação - Divulgação
Emily Ratajkowski, 'A Escritora'
Imagem: Divulgação

Desde a primeira edição de 1964 até hoje, Emma Summerton é a quinta mulher que assina o Calendário depois de Sarah Moon em 1972, Joyce Tenenson em 1989, Inez Van Lamsveerde (da dupla Inez e Vinoodh) em 2007 e Annie Leibovitz em 2000 e 2016. Este ano, Emma Summerton também dirigiu, junto com o diretor Carlo Alberto Orecchia, o vídeo de lançamento do Calendário Pirelli 2023.

Veja os bastidores dos ensaios do Calendário Pirelli

*A jornalista viajou à Itália a convite da Pirelli.