Topo

Icônica bolsa que princesa Diana usou no Met Gala em 1996 é relançada

Princesa Diana no Met Gala de 1996 com a bolsa mini Lady Dior  - Getty Images/Divulgação Dior
Princesa Diana no Met Gala de 1996 com a bolsa mini Lady Dior Imagem: Getty Images/Divulgação Dior

De Nossa

17/11/2022 17h13

A maison francesa Dior está relançando o exato modelo da bolsa que Diana, Princesa de Gales, levou ao Met Gala em 1996.

A versão do modelo mini Lady Dior em cetim azul em tom de azul-marinho com aplicação de cristais será disponibilizada em edição limitada de apenas 200 peças. A informação é do portal especializado em moda WWD.

Na ocasião histórica, a mãe dos príncipes William e Harry surgiu com a bolsa em um longo feito sob medida exclusivamente para ela, um slipdress — com ares de lingerie — na mesma cor e com aplicações de renda preta no busto assinado por John Galliano. Na época, o designer estava à frente da grife de Christian Dior.

Diana ainda arrematou o look com o mesmo colar que usou com o seu "vestido da vingança", uma gargantilha em pérolas e safira.

A essa altura, no entanto, a princesa já tinha uma relação bastante sólida com a bolsa. Em 1995, ela ganhou o modelo de presente da então primeira-dama da França, Bernadette Chirac. O agrado, no entanto, teve um grande impacto na maison.

A Mini Lady Dior com cetim azul e aplicações de cristais, como usada por Diana - Divulgação/Dior - Divulgação/Dior
A Mini Lady Dior com cetim azul e aplicações de cristais, como usada por Diana
Imagem: Divulgação/Dior

Ao WWD, a promotora de eventos Françoise Dumas contou que recebeu de Chirac a missão de buscar o presente na boutique antes do encontro das duas para um chá no Palácio do Eliseu, a residência presidencial francesa.

"Vi uma bolsinha, que na época era feita de tecido, então mandei embrulhar e mandar para o Eliseu", lembrou. Ela então ligou para Bernard Arnault, presidente da LVMH (empresa que detém a Dior), para avisá-lo de sua escolha.

Princesa Diana com a "Lady Dior" - Getty Images - Getty Images
Princesa Diana com a Lady Dior preta
Imagem: Getty Images

"Ele disse: 'recolha a bolsa imediatamente'. Por quê? Porque ele estava trabalhando em um protótipo em couro. Havia terminado na noite anterior e a versão em couro então foi mandada no lugar", esclareceu.

Como a bolsa não havia sido nem mesmo lançada ainda quando chegou às mãos de Diana, ela passou a ser fotografada com a princesa antes de chegar às lojas e se tornou fortemente associada a ela. Daí então, seu nome: Lady Dior, em homenagem à mulher que sempre foi conhecida como Lady Diana na França.

Diana no Met Gala de 1996 com a bolsa mini Lady Dior azul - Getty Images/Divulgação Dior - Getty Images/Divulgação Dior
Diana no Met Gala de 1996 com a bolsa mini Lady Dior azul
Imagem: Getty Images/Divulgação Dior

De acordo com a revista Harper's Bazaar, a princesa gostou tanto do presente que decidiu que teria mais de um modelo: além da preta que ganhou da primeira-dama, ela também optou por ter uma em azul, que combinasse com a cor de seus olhos — e que também deu o ar da graça no Met Gala.

Desde então, a Lady Dior ganhou muitas cores, tamanhos e materiais, mas o exato modelo do coração de Diana chegará ao público por 5 mil euros, cerca de R$ 28 mil, sem impostos e taxas.