Góticos nada suaves: como Wandinha e os Addams ganharam looks do século 21
Falta muito pouco para os fãs da família mais sombria da ficção conhecerem Wandinha, Mortícia e Gomez do século 21. A série da Netflix, dirigida por Tim Burton estreia nesta quarta-feira (23).
Com exclusividade para Nossa, elenco, diretor e criadores contam como foi conceber o novo visual dos personagens, sem perder aquele queridíssimo toque gótico nada suave.
Ao contrário dos filmes da série, desta vez, a trama tem como personagem central a filha adolescente, Wandinha, vivida por Jenna Ortega. A atriz conta que para compor a garota um tanto deslocada, mas ainda assim contemporânea, foi um processo trabalhoso:
Não me senti como Wandinha até o primeiro dia de gravações, quando estava já com as tranças e o vestido. Desde a primeira prova de figurino, a equipe decidiu que estaríamos ainda na linha gótica, mas nada estereotipado", relembra.
Outra marca da personagem são as produções e objetos vintage. "Algumas coisas são até meio quadradas e isso dá aquela impressão que algo não se encaixa", diz.
Os roteiristas Miles Millar e Alfred Gough dão mais detalhes — e entregam muita coisa para quem assistir ficar de olho:
"Analisamos tudo e decidimos que a paleta de cor dela seria exclusivamente preto e branco. Em contraste, todos ao redor dela teriam cor. Desta forma, Wandinha sempre se destacaria. Parece simples, mas foi desafiador colocar em prática", afirma Millar.
Alfred Gough faz coro: "Adoramos a ideia que seu uniforme de escola seria único porque todos os outros estão usando um roxo bem vibrante e ela, uma versão preta e branca. Ela sempre se destaca na multidão."
Millar lembra que a equipe contou com ninguém menos que Colleen Atwood, figurinista vencedora de Oscar e colaboradora de Tim Burton há muitos anos.
Nenhum detalhe era irrelevante. Tudo em seu look foi intencional", declara.
Tim Burton, por sua vez, coloca a atriz como uma grande ajuda para a composição da personagem com ares mais contemporâneos.
"Há um visual que as pessoas já associam a Wandinha e sabemos disso, mas nos divertimos mudando um pouco isso, cabelo e figurino. Jenna é a raiz disso e por isso é divertido tentar novas coisas com ela, mantendo toda personalidade da personagem".
O mantra do cabelo
"Como fazer uma personagem de tranças no cabelo ficar icônica em pleno século 21?". Além de Catherine Zeta-Jones, que vive a mãe de Wandinha, Mortícia, é isso que muitos podem se perguntar. E Jenna entrega que não foi nada fácil chegar ao cabelo ideal.
Durante toda a série, minha nuca foi raspada para uma linha de cabelo perfeita. Eles tomaram três horas provando novas extensões de cabelo. Eu lembro de Tim Burton dizendo 'Ah, essa é muito grossa', ou 'Ah, essa é muito fina', 'não é natural o bastante. Ele mesmo pegou uma escova de cabelo e colocou minha franja onde ele queria que estivesse", relembra.
A atriz conta que o estresse sobrou até para sua cabeleireira, Nirvana:
Ela repetia 'corpo mente e espírito' porque ela acha que isso ajudaria a criar tranças perfeitas. Então isso se tornou nosso mantra todas as manhãs."
Figurino poderoso para os pais
A concepção do visual de Mortícia e Gomez Addams não foi menos cuidadosa e arranca elogios dos atores que vivem os personagens.
Catherine Zeta-Jones, que já trabalhou com Colleen Atwood no filme premiado "Chicago", conta que todos concordavam que seu visual teria que ser icônico.
Mas não queríamos Mortícia de calças para deixá-la contemporânea", afirma.
"Eu disse: 'não, quando eu fecho os meus olhos eu vejo Mortícia e não precisamos mudar isso'. Depois minha maquiadora, Tara McDonald criou meu cabelo e maquiagem. E eu tava tão envolvida que poderia estar de Mortícia em um posto de gasolina", brinca.
Luis Guzmán, que vive o intenso Gomez, conta que "o terno incrível, os dentes, a peruca e o bigode", unidos à sua reflexão sobre as intenções do personagem fizeram com que tudo acontecesse naturalmente. "Foi como se eu tivesse renascido junto com ele. Mas foi bem desafiador. É como um quebra-cabeças", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.