Topo

Minissaia, badulaques e muita franja: 10 tendências das passarelas da SPFW

Walério Araújo, na SPFW 54 Imagem: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

Natália Eiras

Colaboração para Nossa

22/11/2022 04h00

Seja por conta do resgate da estética dos anos 2000 ou pela vontade de ousar em um mundo pós-pandemia, o que vimos na edição 54 da São Paulo Fashion Week é que as pessoas e estilistas estão com vontade de levar o visual um pouco além.

O evento, o maior de moda da América Latina, aconteceu de quarta-feira (16) até domingo (20) e contou com 48 desfiles em seu calendário — 43 foram presenciais, divididos entre locações externas, o Shopping Iguatemi e o Komplexo Tempo, e cinco com apresentações digitais. O resgate de ancestralidade, indígena ou africana, a cultura do Nordeste e um pouco de festejo estiveram entre os temas trabalhados pelas marcas.

O clima de otimismo na semana de moda permitiu que os visuais apresentados optassem por detalhes e estampas festivas. O minimalismo ainda é bastante descolado -os visuais monocromáticos continuam em alta!—, mas minissaias, badulaques, sobreposições e franjas conquistaram as passarelas do evento.

Veja 10 tendências em que Nossa aposta:

1- Sobreposição de saia e calça

Imagem: Marcelo Soubhia/@agfotosite

Imagem: Agência Fotosite

Esta talvez seja a próxima tendência polêmica que as pessoas queiram tentar em casa. A sobreposição de calça e saia faz parte do resgate de uma estética futurista que foi muito presente no início dos anos 2000. E ela pode vir de formas diferentes: com o uso do mesmo tecido, criando um visual com o mesmo tema, ou com texturas e estampas diferentes entre a saia e a calça que vem por baixo.

2- Cintura super baixa

Imagem: Agência Fotosite

Imagem: Agência Fotosite

Esta tendência causa arrepios em muita gente, mas, aparentemente, deve continuar em alta na próxima temporada. A cintura super baixa não está presente apenas em calças, mas também em saias longas, com corte sereia. O interessante é que ela veio com uma informação de moda a mais: a roupa de baixo à mostra tanto para homens como para mulheres.

3- Subversive basic

Imagem: Agência Fotosite

Imagem: Agência Fotosite

Basicamente, o básico subversivo é pegar uma camiseta ou peça simples e desconstruí-la até ela quase perder a sua utilidade original. O visual bomba no digital fashion, principalmente no TikTok, e conquistou também algumas marcas brasileiras. Recortes em áreas estratégicas permitem que sobreposições fiquem mais interessantes.

4- Minissaia

Imagem: Agência Fotosite

Imagem: Marcelo Soubhia/@agfotosite

Como a Miu Miu já tinha adiantado, a saia bem curtinha, de cintura baixa, está de volta às passarelas. O modelo que mais vimos foi a que faz referência à moda do começo dos anos 2000, uma espécie de faixa, quase um cinto, normalmente de jeans. Na SPFW, no entanto, ela apareceu em material como o matelassê.

5- Badulaque

Imagem: Agência Fotosite

Imagem: Agência Fotosite

Um body-chain turbinado, o badulaque é uma malha de metal que pode ser um acessório, usado por cima de tops e vestidos ou, como apareceu na passarela da SPFW, como uma blusa. O visual é uma alternativa para os tops de lamê que continuam bombando e vai do look para a noite como para o de Carnaval.

6- Monocromáticos

Imagem: Agência Fotosite

Imagem: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

Por mais que o brilho e as franjas estejam ganhando força, os looks monocromáticos continuam sendo uma tônica constante. Seja em cores vibrantes como os em tons neutros, essa tendência permite que o corte e o caimento das peças recebam mais atenção do que estampas e outros detalhes.

7- Corset jeans

Imagem: Agência Fotosite

Imagem: Agência Fotosite

Muito presente na moda de rua e nas fast-fashion, o corset também aparece feito em jeans, complementando looks feitos completamente com o tecido. No caso de À La Garçonne, o corset ganhou recortes em tecidos acetinado, mas o modelo que é semelhante ao cós de uma calça é facilmente reproduzível com upcycling.

8 - Crochê com franjas

Imagem: Marcelo Soubhia / @agfotosite

Imagem: Agência Fotosite

Urbano, colorido e que combina bastante com streetwear, o crochê ganhou franjas para ficar ainda mais impactante. Assim, as marcas estão transformando a técnica, ainda muito ligada a uma estética regionalista e praia, aos visuais que podem ser usados na moda noturna, combinado com jaquetas de couro e botas pesadas.

9 - Balonê

Imagem: Agência Fotosite

Imagem: Agência Fotosite

Mais uma tendência polêmica que vimos na passarela da SPFW. Muito presente nos visuais dos anos 2010, o estilo de saia apareceu tanto em looks mais casuais diurnos, em vestidos amplos com tecido estampado, como acabamento em roupas para a noite, em material metálico.

10 - Jaqueta cropped

Imagem: Ze Takahashi/@agfotosite

Imagem: Marcelo Soubhia/@agfotosite

Uma boa alternativa para a terceira peça nos dias mais quentes, a jaqueta cropped já está bastante presente na digital fashion e devo continuar com força na próxima temporada. Ela apareceu tanto em parte de um conjunto, da mesma cor, mas também como um top em um look sem coordenação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Minissaia, badulaques e muita franja: 10 tendências das passarelas da SPFW - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


São Paulo Fashion Week