Minissaia, badulaques e muita franja: 10 tendências das passarelas da SPFW
Seja por conta do resgate da estética dos anos 2000 ou pela vontade de ousar em um mundo pós-pandemia, o que vimos na edição 54 da São Paulo Fashion Week é que as pessoas e estilistas estão com vontade de levar o visual um pouco além.
O evento, o maior de moda da América Latina, aconteceu de quarta-feira (16) até domingo (20) e contou com 48 desfiles em seu calendário — 43 foram presenciais, divididos entre locações externas, o Shopping Iguatemi e o Komplexo Tempo, e cinco com apresentações digitais. O resgate de ancestralidade, indígena ou africana, a cultura do Nordeste e um pouco de festejo estiveram entre os temas trabalhados pelas marcas.
O clima de otimismo na semana de moda permitiu que os visuais apresentados optassem por detalhes e estampas festivas. O minimalismo ainda é bastante descolado -os visuais monocromáticos continuam em alta!—, mas minissaias, badulaques, sobreposições e franjas conquistaram as passarelas do evento.
Veja 10 tendências em que Nossa aposta:
1- Sobreposição de saia e calça
Esta talvez seja a próxima tendência polêmica que as pessoas queiram tentar em casa. A sobreposição de calça e saia faz parte do resgate de uma estética futurista que foi muito presente no início dos anos 2000. E ela pode vir de formas diferentes: com o uso do mesmo tecido, criando um visual com o mesmo tema, ou com texturas e estampas diferentes entre a saia e a calça que vem por baixo.
2- Cintura super baixa
Esta tendência causa arrepios em muita gente, mas, aparentemente, deve continuar em alta na próxima temporada. A cintura super baixa não está presente apenas em calças, mas também em saias longas, com corte sereia. O interessante é que ela veio com uma informação de moda a mais: a roupa de baixo à mostra tanto para homens como para mulheres.
3- Subversive basic
Basicamente, o básico subversivo é pegar uma camiseta ou peça simples e desconstruí-la até ela quase perder a sua utilidade original. O visual bomba no digital fashion, principalmente no TikTok, e conquistou também algumas marcas brasileiras. Recortes em áreas estratégicas permitem que sobreposições fiquem mais interessantes.
4- Minissaia
Como a Miu Miu já tinha adiantado, a saia bem curtinha, de cintura baixa, está de volta às passarelas. O modelo que mais vimos foi a que faz referência à moda do começo dos anos 2000, uma espécie de faixa, quase um cinto, normalmente de jeans. Na SPFW, no entanto, ela apareceu em material como o matelassê.
5- Badulaque
Um body-chain turbinado, o badulaque é uma malha de metal que pode ser um acessório, usado por cima de tops e vestidos ou, como apareceu na passarela da SPFW, como uma blusa. O visual é uma alternativa para os tops de lamê que continuam bombando e vai do look para a noite como para o de Carnaval.
6- Monocromáticos
Por mais que o brilho e as franjas estejam ganhando força, os looks monocromáticos continuam sendo uma tônica constante. Seja em cores vibrantes como os em tons neutros, essa tendência permite que o corte e o caimento das peças recebam mais atenção do que estampas e outros detalhes.
7- Corset jeans
Muito presente na moda de rua e nas fast-fashion, o corset também aparece feito em jeans, complementando looks feitos completamente com o tecido. No caso de À La Garçonne, o corset ganhou recortes em tecidos acetinado, mas o modelo que é semelhante ao cós de uma calça é facilmente reproduzível com upcycling.
8 - Crochê com franjas
Urbano, colorido e que combina bastante com streetwear, o crochê ganhou franjas para ficar ainda mais impactante. Assim, as marcas estão transformando a técnica, ainda muito ligada a uma estética regionalista e praia, aos visuais que podem ser usados na moda noturna, combinado com jaquetas de couro e botas pesadas.
9 - Balonê
Mais uma tendência polêmica que vimos na passarela da SPFW. Muito presente nos visuais dos anos 2010, o estilo de saia apareceu tanto em looks mais casuais diurnos, em vestidos amplos com tecido estampado, como acabamento em roupas para a noite, em material metálico.
10 - Jaqueta cropped
Uma boa alternativa para a terceira peça nos dias mais quentes, a jaqueta cropped já está bastante presente na digital fashion e devo continuar com força na próxima temporada. Ela apareceu tanto em parte de um conjunto, da mesma cor, mas também como um top em um look sem coordenação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.