Visto dos EUA pode demorar mais de um ano; veja quanto custa e como pedir
Quem deseja viajar para os Estados Unidos tem de se planejar com muita antecedência para conseguir cumprir com as etapas necessárias para a obtenção de um visto, o famoso 'Visa'.
Com espera que chega a mais de um ano, turistas e viajantes a negócios têm encontrado dificuldades em embarcar para o país norte-americano.
O serviço de emissão ficou suspenso durante a pandemia, e foi retomado apenas em novembro de 2021, resultando em uma demanda reprimida.
Em consulta realizada em 22 de novembro, os prazos de espera para conseguir realizar as entrevistas em um dos cinco locais onde elas são realizadas no Brasil eram os seguintes — esses prazos mudam de acordo com a demanda, e podem ser consultados aqui:
- São Paulo (SP): 482 dias de espera
- Rio de Janeiro (RJ): 423 dias de espera
- Brasília (DF): 431 dias de espera
- Recife (PE): 337 dias de espera
- Porto Alegre (RS): 324 dias de espera
Como obter o visto?
De acordo com a embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil, quem quiser solicitar um visto de turismo ou negócios (B1/B2), deve cumprir os seguintes passos:
- Preencher o formulário de solicitação de visto DS-160 disponível na página do Departamento de Estado dos EUA
- Ao final do preenchimento do formulário é necessário imprimir a página de confirmação com o código de barras para cada um dos pleiteantes ao visto
- Pagar a taxa para realização do procedimento
- Agendar o atendimento no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista na seção consular [https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv]
- Comparecer nas datas agendadas e aguardar a resposta
Há um agendamento inicial que é o momento da entrega dos documentos exigidos e coleta de biometria e foto. Em um segundo momento é feita a entrevista pessoal do solicitante com um representante do governo dos EUA.
O que levar no CASV?
Segundo o serviço oficial de agendamento de vistos dos EUA, é necessário comparecer ao CASV com os seguintes documentos:
- Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos. O Passaporte deve ser válido por seis meses além da data prevista para entrada nos Estados Unidos
- Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável)
- Página de confirmação do formulário DS-160/DS-260
- Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa
- Caso o solicitante não esteja presente ou o visto seja para uma criança com menos de sete anos, é preciso levar uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos seis meses e com fundo branco. Mais detalhes sobre as orientações gerais para fotos do Departamento de Estado Americano podem ser vistos aqui
Como é a entrevista?
Um representante do consulado ou da embaixada dos EUA irá fazer uma entrevista pessoal com o interessado em obter o visto.
Nela serão feitas várias perguntas objetivas, e o solicitante deve responder de maneira honesta os questionamentos feitos.
Quais os valores?
A taxa para obter o visto de visitante a turismo ou a negócios custa US$ 160 (R$ 823).
Esse valor não é reembolsável e nem transferível. Ele também só é válido para uma solicitação, não sendo reaproveitado em caso de recusa do visto.
Ao pagar a taxa, é preciso agendar a entrevista dentro de um prazo de um ano pois, após esse período, ela perde a validade. Esse prazo de um ano se aplica ao ato do agendamento, não significa que a entrega de documentos e a entrevista tenha de ser feita dentro desse período.
Contratar despachantes é seguro?
A embaixada e os consulados dos EUA no Brasil não possuem uma rede credenciada de despachantes, e são a única fonte oficial para informações sobre vistos.
Ainda segundo os órgãos, "solicitantes são livres para fazerem suas escolhas e decidirem se querem compartilhar seus dados privados com terceiros".
Quem for contratar este serviço tem de ter cautela, já que irá compartilhar dados pessoais, como login e senha, com terceiros para que estes tentem agilizar o agendamento.
Na própria página do Departamento de Estado dos EUA consta que é possível obter auxílio para a obtenção do visto, mas a responsabilidade final quanto à submissão dos documentos é do interessado.
Como se planejar?
Segundo Luiz Moura, cofundador e diretor de marketing da Voll, agência de viagens corporativas, é importante quem for viajar se antecipar para essas demandas futuras. Principalmente para o segundo semestre de 2023, pois, para o primeiro semestre do ano que vem já não dá mais tempo, diz o executivo.
"Recomendamos que as pessoas que estão pleiteando o visto monitorem a plataforma de agendamento disponibilizada pelo governo norte-americano para buscar a melhor data. Nela é possível antecipar um agendamento de uma das etapas caso seja disponibilizada uma nova data", afirma Moura.
Uma recomendação é tentar adiantar esse agendamento em locais longe de onde as pessoas estão, como viajar para Recife, mesmo estando em São Paulo, diz Moura.
"O momento ideal para se obter o visto norte-americano é quando você não precisa dele. Ele é um impeditivo se você não tem, mas é uma vantagem se você já tem", afirma o executivo da Voll.
Dicas valiosas para o seu visto
- Preencher o formulário com atenção e honestidade, não omitir qualquer informação
- Durante o preenchimento, não esqueça de ir salvando as informações
- Comprar o pacote de viagem, incluindo a passagem, apenas pós ter o visto em mãos
- Solicitar o tipo de visto que corresponda com a sua viagem
- Chegar no horário da entrevista (nem antes nem depois)
- Se a data do agendamento cair depois do desejado, fique atento ao site pois abrimos novas vagas constantemente. É possível reagendar sem custo adicional em diferentes consulados ou Embaixada
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.