No Qatar, corridas de camelos têm robôs como jóqueis e camarotes em carros
Pistas de corridas de cavalos existem em diversas cidades do mundo.
Mas você sabia que, no Qatar, há um lugar que é palco para famosas corridas profissionais de camelos?
O local se chama Al Shahaniya, fica em uma área desértica a aproximadamente 40 quilômetros de Doha e é frequentado pela mais alta elite do país árabe.
Da arquibancada coberta, para proteger os presentes do sol inclemente desta região do mundo, o público vê disputas que trazem um elemento inusitado: os camelos não são montados por seres humanos, mas por pequenos robôs comandados por controle remoto e trajados com vestimentas de de tecidos coloridos.
Alinhados em uma enorme pista coberta de areia, os animais começam a correr atiçados por uma espécie de chicote movimentado pelos robôs - que, por sua vez, são controlados por pessoas a alguns metros de distância.
De alto-falantes presos nos próprios bichos, saem gritos em árabe dos treinadores para estimulá-los.
Na disparada inicial, os camelos em melhor forma chegam a atingir mais de 60 km/h. E depois, via de regra, conseguem correr a uma velocidade que varia entre 40 km/h e 50 km/h.
E não é apenas das arquibancadas que a corrida é assistida.
Muitas pessoas acompanham a disputa a partir de seus carros 4x4, dirigindo os veículos em uma estrada que existe junto à pista na mesma velocidade dos camelos.
Camarote sobre quatro rodas
Corridas profissionais de camelos são tradição no Qatar, constituindo uma verdadeira febre entre muitos habitantes locais (no país, existe até um canal de televisão específico para transmitir as competições).
Até o começo do século 21, crianças eram usadas como jóqueis, por causa de seu peso leve. Mas, por óbvias questões de segurança, os pequenos foram substituídos pelos robôs, que pesam poucos quilos.
Al Shahaniya é o principal palco das corridas no Qatar, com torneios nacionais e internacionais realizados todas as sextas-feiras de outubro a fevereiro — e abertos a turistas.
Há também eventos especiais, frequentemente com a presença de xeques de diferentes países do Golfo Pérsico, feitos nos meses de março e abril.
Muitos estrangeiros, inclusive, escolhem acompanhar as disputas a bordo de carros em movimento, seguindo o percurso dos camelos junto à pista, na mesma velocidade dos animais.
E, mesmo quando não há competições, Al Shahaniya pode ser visitado por forasteiros.
Nesses períodos, os turistas têm a chance de observar os camelos sendo treinados.
Muitos dos animais estão entre os camelos mais caros do mundo. Os campeões, por exemplo, chegam a ser avaliados em centenas de milhares de dólares.
Pelas leis do Qatar, apostas não são permitidas. Por outro lado, os prêmios para os donos dos vencedores são altos, incluindo carros de luxo e, em muitos casos, pagamentos equivalentes a centenas de milhares de dólares.
A maioria dos turistas vai a Al Shahaniya com guias de agências de turismo contratadas na cidade de Doha - e em passeios que costumam incluir visitas a outros locais de interesse turístico do Qatar.
Mas há também muitos estrangeiros que preferem ir sem a companhia de guias, alugando seu próprio carro em Doha, dirigindo até Al Shahaniya e acompanhando os camelos em seus veículos em movimento.
A viagem é simples até a pista de corridas, com duração aproximada de 50 minutos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.