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Balenciaga processa produção do anúncio que fez referência a pornô infantil

Balenciaga - tang90246/Getty Images
Balenciaga
Imagem: tang90246/Getty Images

De Nossa

29/11/2022 09h13

A Balenciaga entrou na Justiça de Nova York contra o produtor de set Nicholas Des Jardins e a empresa de produção North Six, envolvidos na criação de imagens de sua campanha de Primavera 2023 que provocaram alegações de abuso infantil contra a grife espanhola, informou o jornal The Washington Post nesta segunda (28).

Em documentos obtidos pela publicação, a casa de moda alegou que "inexplicáveis atos e omissões" cometidos durante a produção do anúncio sem o conhecimento da Balenciaga seriam "malevolentes ou, no mínimo, extraordinariamente irresponsáveis".

A grife pede indenização de, no mínimo, US$ 25 milhões ou R$ 134 milhões, por "falsa associação" entre a Balenciaga e "o repugnante e profundamente perturbador tema da decisão da Corte", ou seja, a pornografia infantil.

Mas que decisão da Corte é esta? O motivo do processo é uma foto da campanha em que um documento referente à decisão da Suprema Corte de 2008, "United States v. Williams" — que diz que pornografia infantil não é tolerada sob o argumento de liberdade de expressão —, aparece de fundo sob uma bolsa de US$ 3 mil (ou R$ 16 mil).

Documentos exibidos em ensaio da grife Balenciaga - Reprodução/ Twitter - Reprodução/ Twitter
Documento do processo pode ser visto em campanha da grife Balenciaga
Imagem: Reprodução/ Twitter

Segundo o Post, a North Six se recusou a comentar as alegações da grife. Já a agente de Nicholas Des Jardins, Gabriela Moussaieff, disse ao jornal que os documentos utilizados na campanha "foram obtidos de uma empresa de objetos de cena que foram alugados e usados em filmes e ensaios fotográficos".

"Todo mundo da Balenciaga estava no ensaio e presente para cada clique e trabalhando na edição de cada imagem em pós-produção", acusa. Ela diz que seu cliente está sendo "usado como bode expiatório" e vai contratar um time de defesa legal.

'Ursinhos sadomasoquistas'

A imagem associada a Des Jardins e a North Six gerou revolta no público depois de ter sido divulgada ao mesmo tempo que uma segunda campanha, da The Gift Collection (ou "coleção de presentes"), que trazia crianças abraçadas a bolsas em formato de ursos de pelúcia com apetrechos sadomasoquistas e feições machucadas.

A grife, que já havia removido as duas peças publicitárias de seu site e se desculpado no fim da última semana, voltou a emitir um pedido público de desculpas nesta segunda em que reconhece sua responsabilidade na criação das fotos com os menores e anuncia uma série de medidas.

"Nós gostaríamos de abordar as controvérsias a respeito de nossas recentes campanhas. Nós fortemente condenamos abuso infantil: nunca foi nossa intenção inclui-lo na nossa narrativa. As duas campanhas, separadamente, em questão refletem uma série de erros graves pelas quais a Balenciaga assume responsabilidade.

A primeira campanha, 'The Gift Collection Campaign', traz crianças com bolsas de ursos de pelúcia vestidos em o que alguns rotularam trajes inspirados pelo BDSM. Nossas bolsas de ursos de pelúcia e a The Gift Collection não deveriam ter aparecido com crianças. Foi uma escolha errada da parte da Balenciaga, combinada a nossa falha em avaliar e validar imagens. A responsabilidade por isso é somente da Balenciaga.

A segunda campanha, separadamente, para a Primavera 2023, que deveria ter replicado um ambiente de escritório de trabalho, incluiu uma foto com uma página de fundo de uma decisão da Suprema Corte 'United States v. Williams' de 2008 que confirma como ilegal e não protegida pela liberdade de expressão a promoção de pornografia infantil. Todos os itens inclusos neste ensaio foram fornecidos por terceirizados que confirmaram, por escrito, que estes artifícios eram documentos falsos de escritório. Eles acabaram sendo documentos judiciais reais, mais provavelmente vindos de filmagens de uma série de televisão. A inclusão destes documentos não aprovados foi o resultado de negligência irresponsável contra a qual a Balenciaga já registrou uma queixa. Nós nos responsabilizamos pela nossa falta de supervisão e controle dos documentos de fundo porque poderíamos ter feito as coisas de maneira diferente.

Enquanto investigações internas e externas estão em andamento, nós tomamos as seguintes medidas:

  • Estamos revisando de perto nossa organização e nossas formas de trabalhar;
  • Estamos reforçando as estruturas envolvidas nos nossos processos criativos e etapas de validação. Queremos garantir que novos controles marquem uma mudança de direção que previna que isso aconteça novamente;
  • Estamos estabelecendo fundamentos com organizações que são especializadas em proteção de crianças e tenham como objetivo acabar com o abuso infnatil e exploração.
Queremos aprender com nossos erros e identificar as formas com que podemos contribuir. A Balenciaga reitera suas sinceras desculpas pela ofensa que causamos e estende suas desculpas aos talentos e parceiros [envolvidos]", lamentou a grife.

Kim Kardashian pode se distanciar da grife

Kim Kardashian em Balenciaga - Reprodução - Reprodução
Kim Kardashian em Balenciaga
Imagem: Reprodução

No domingo (27), Kim Kardashian — uma das principais parceiras criativas e comerciais da Balenciaga na atualidade e estrela de seu último desfile de Alta-Costura em Paris este ano — disse que reavaliaria sua aliança com a casa espanhola por causa do escândalo.

De Kim já era cobrado um posicionamento por seguidores em massa em múltiplas redes sociais há dias. Ela havia mantido silêncio ao mesmo tempo que, de acordo com ela, exigia explicações da grife nos bastidores.

Estive quieta nos últimos dias, não porque não estive enojada e revoltada pelas recentes campanhas da Balenciaga, mas porque eu queria uma oportunidade para falar com o time deles e entender sozinha como isso poderia ter acontecido. Como mãe de quatro crianças, fiquei mexida pelas imagens perturbadoras. A segurança de crianças deve ser mantida com os mais altos padrões e quaisquer tentativas de normalizar o abuso de crianças de qualquer tipo não deve ter nenhum espaço na nossa sociedade. Ponto final. Eu aprecio a remoção das imagens pela Balenciaga e suas desculpas. Após conversar com eles, acredito que eles entendam a gravidade do problema e que tomarão as medidas necessárias para que isso jamais aconteça novamente. Em relação ao meu futuro com a Balenciaga, estou atualmente reavaliando minha ligação com a marca, baseada na disposição deles de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido em primeiro lugar e nas ações que espero vê-los tomar para proteger crianças." Kim Kardashian, em carta aberta ao público.