Topo

Espanha ganha nova linha de trens de alta velocidade em cidades turísticas

Os novos trens de alta velocidade da espanhola Iryo - Reprodução/Twitter
Os novos trens de alta velocidade da espanhola Iryo Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

29/11/2022 15h35

A Espanha acaba de ganhar uma nova companhia de trens de alta velocidade ligando suas principais rotas turísticas em cidades como Madri, Barcelona e Zaragoza.

Lançada oficialmente na sexta (25) quando se completou sua primeira viagem comercial, a Iryo é a quarta bandeira na malha ferroviária do país — agora comandada por três empresas competidoras. O primeiro trecho executado passou pelas três cidades acima depois de partir da capital espanhola.

Valencia, destino da primeira viagem experimental feita na segunda (21), será incluído nas rotas comerciais em 16 de dezembro, ligada também a Madri e Cuenca. Em 31 de março de 2023, a companhia deverá lançar conexões em Sevilha, Málaga, Córdoba e Antequera.

Já em 2 de junho, Alicante e Albacete se juntam às rotas já contempladas, informou a CNN americana. No total, é esperado que a Iryo opere 30% dos trens de alta velocidade de toda a Espanha, transportando cerca de 8 milhões de passageiros por ano.

Os novos trens de alta velocidade da espanhola Iryo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Com o lançamento da empresa, a Espanha se tornou o país europeu com maior oferta de empresas ferroviárias de alta velocidade. Além da estatal Renfe, em 2021 foi lançada a francesa Ouigo no país, que também trouxe o seu braço de baixo custo, a Aylo.

São parceiras na nova companhia de trens a empresa de infraestrutura espanhola Globalvia; a aérea Nostrum, também do país; além da operadora de trens do governo italiano, Trenitalia. Esta última foi a responsável por trazer os trens ao território espanhol: cerca de 20 Frecciarossa — os trens vermelhos já famosos na Itália que chegam a quase 360 km/h.

Os novos trens de alta velocidade da espanhola Iryo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apesar de tanta velocidade, segundo o site da Iryo, seu grande diferencial no momento é o serviço de buffet do restaurante Haezea com menu com ingredientes sazonais e opções saudáveis preparadas na hora. Os trens também terão quatro classes, três delas pensadas para viajantes a negócios.

Todas as classes — Inicial, Singular, Singular Only You e Infinita — terão portas USB e tomadas nos assentos, além de braços de descanso individuais e wi-fi 5G gratuito.

Os novos trens de alta velocidade da espanhola Iryo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Ainda de acordo com a CNN, a companhia já assinou acordos para oferecer opções de bilhetes combinados e experiências de viagens em parceria com a Cercanías (empresa de metrô regional) e a companhia aérea Air Europa.

Bilhetes para a ligação entre Barcelona e Madri, feita em duas horas e 45 minutos, custam a partir de 18 euros ou R$ 100. No entanto, a maior parte dos trechos já disponíveis para dezembro sai por cerca de 50 euros ou R$ 280.