Maior escorregador do mundo custou milhões e fica 'escondido' em Londres
O maior escorregador do mundo fica em Londres e está localizado em uma região pouco frequentada pelos milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos.
Situado no bairro de Stratford, zona leste londrina, o Arcelor Orbital Mittal é um achado eletrizante para os viajantes que desejam conhecer a capital do Reino Unido para além do hype das atrações mais famosas como o Big Ben e a London Eye.
Conhecido apenas como The Slide (O escorregador, em tradução do inglês), a atração fica localizada no parque olímpico rainha Elizabeth, espaço que também abriga um ginásio de natação e o estádio de futebol do time inglês West Ham United, que sedia partidas esportivas e shows.
A Orbit Tower, onde o maior escorregador do mundo foi instalado, é um altíssimo monumento de 114 metros de altura projetado pelo artista plástico inglês Anish Kapoor.
Quem assistiu à transmissão das Olimpíadas de Londres de 2012 talvez se lembre da estrutura vermelha gigante que sempre aparecia nas imagens aéreas do parque olímpico. O monumento foi idealizado por Anish após o artista vencer prêmio Turner de design, com a missão de construir um edifício para embelezar o parque olímpico e para servir como um dos legados das olimpíadas de Londres.
A construção da Orbit Tower custou 22 milhões de libras. A maior parte da dinheiro foi injetado pela empresa siderúrgica Arcelor Mittal, que hoje administra e dá nome ao monumento.
Durante os jogos olímpicos, a Orbit Tower serviu como torre de transmissão para canais de televisão do mundo inteiro. Depois, passou a ser uma torre de observação da cidade de Londres.
Por estar escondida do circuito tradicional dos turistas, a Orbit Tower era um mirante pouco movimentado até 2016, quando um projeto de revitalização incluiu o escorregador na instalação.
O artista responsável pela construção do maior escorregador do mundo foi o belga Carsten Höller, que possui outros escorregadores de metal (obviamente, menores) instalados ao redor do mundo.
O escorregador de 178 metros de comprimento custou 3,5 milhões de libras para ser erguido. O brinquedo é feito com tubos de metal prata e dá 12 voltas completas ao redor da Orbit Tower, até terminar em um declive reto de 50 metros.
De uma ponta a outra, a descida de 78 metros de altura dura por volta de um minuto. A velocidade máxima de quem se aventura na atração chega a 24 quilômetros por hora em algumas partes do brinquedo.
O preço para escorregar, e também apreciar a vista da torre de observação, é de 16,75 libras por adulto. Crianças menores de 3 anos não são permitidas e é possível visitar o mirante sem necessariamente retornar ao solo deslizando nos tubos de metal.
O frio na barriga começa ainda no solo, quando a equipe de segurança da atração ajuda os visitantes a vestir os equipamentos de proteção, que consiste em capacete e protetores para os braços.
Depois disso, os visitantes são conduzidos a um elevador que leva ao alto da torre. No mirante é possível ver Londres em 360 graus, e o tempo de observação não é limitado. Quando você está pronto para escorregar, basta entrar na fila, que costuma demorar em média 25 minutos.
Para escorregar, os visitantes são deitados em uma espécie de saco de dormir que vai até a cintura. Os pés ficam imobilizados dentro do saco para evitar que as pernas batam nas laterais do tubo. Quando o estafe dá o sinal verde, o próprio visitante impulsiona o corpo para a frente para iniciar a descida.
O susto inicial do primeiro declive é o pior de todos, mas conforme o escorregador começa a circular a torre nas 12 espirais, o corpo se acostuma com a sensação e o passeio se torna mais divertido do que radical. A velocidade da descida é realmente impressionante, e lembra muito os toboáguas de parques aquáticos, só que no caso, sem água.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.