Com microssaia e sapatilhas de balé, Miu Miu se consagra a grife de 2022
Esqueça a visionária e multicolorida Gucci de Alessandro Michele ou a polêmica Balenciaga: a grife do ano é a Miu Miu, revelou a plataforma de pesquisas e compras Lyst nesta terça (29) no anuário "The Year in Fashion".
Analisando os dados de cerca de 200 milhões de usuários que passaram pelo site ao longo de 2022, a equipe do Lyst concluiu que a grife de Miuccia Prada teve o maior aumento nas buscas em relação a 2021: 34%.
Peças virais se tornaram uma fortaleza para a marca, que este ano lançou itens cobiçados das passarelas às ruas como a microssaia já vestida pela modelo Hailey Bieber, a cantora Manu Gavassi e a apresentadora Maisa Silva (acima), além das sapatilhas de balé desfiladas pela atriz Sydney Sweeney, de "Euphoria" — que conquistou o posto de estrela em ascensão do ano —, a cantora Rosalía e a top Bella Hadid.
A plataforma atribuiu o sucesso destes designs a uma releitura mais simples do indie e balletcore de 2016, mais atraente para a geração Z que consegue combiná-los ao streetwear da atualidade, com camisas cropped, por exemplo.
Além de trazer de volta a aguardada moda masculina para o outono/inverno 2022, a grife alcançou impressionantes 23 milhões de visualizações no TikTok até o momento com a sua coleção de primavera/verão 2023.
Veja outros grandes vencedores em 2022:
Logo do ano: Diesel
Após se reposicionar como marca de luxo e organizar o primeiro desfile de Glenn Martens como diretor criativo, a marca voltou a atrair celebridades para o seu jeans sustentável e acessórios cobiçados — entre eles, uma "saia-cinto". Em 2022, Kylie Jenner, Dua Lipa, Rihanna, Julia Fox, Megan Thee Stallion, entre outros, transformaram o logo da grife em item de desejo.
Em junho, sua bolsa 1DR (acima) se tornou o acessório mais procurado da moda após um aumento de 248% nas pesquisas.
Tendência do ano: Barbiecore
Graças à nostalgia dos anos 2000 e à ansiedade pelo lançamento do filme da Barbie de Greta Gerwig em 2023, a estética extra pink e estruturada do universo da boneca conquistou de vez famosos e desconhecidos. A busca por itens cor-de-rosa choque cresceu 416% este ano. O desfile de outono inverno 2023 da Valentino, em que a cor monopolizou a passarela, fez a procura pela grife saltar 152% — e alcançar 76,9 milhões de visualizações no TikTok.
Sapato do ano: Tamanco Boston
Com ares de chinelo, o item de conforto de celebridades como Kaia Gerber, Dakota Johnson e Kendall Jenner viu o interesses do público pelo seu design crescer 592% apenas nos seis primeiros meses de 2022, viralizando no TikTok e se esgotando nas principais lojas que comercializam modelos da Birkenstock.
Nos últimos dois anos, esta é a quinta vez que o Boston aparece no The Lyst Index, o que o transformou no sapato definitivo da era pós-pandêmica, segundo a plataforma.
Bolsa do ano: Re-Nylon Re-Edition
Em um momento em que a moda vive sua renascença Y2K, a bolsa mais desejada é, não à toa, um relançamento dos anos 2000, a Prada Re-Nylon Re-Edition. Adotada por Dua Lipa, Kendall Jenner, Bella Hadid e Kaia Berger, a mini bolsa funcional de tecido sintético teve um crescimento no interesse de 131% apenas no verão americano (entre junho e setembro) com mais de 4,2 milhões de visualizações no TikTok.
Influenciadora de moda do ano: Bella Hadid
Considerada uma Insta-model, a top foi eleita a pessoa que mais influencia os desejos do público na hora de se vestir. Seus modelitos inspiraram um aumento de 1.900% nas buscas no último ano. Entre os itens que ela vestiu e foram mais procurados estão corsets, que cresceram 70% e calças cargo, alta de 56%. As botas Ugg mini plataforma usadas pela modelo em setembro se esgotaram imediatamente nas lojas — em 24 horas, o aumento nas pesquisas pelo item foi de 152%.
Casal fashionista do ano: Kourtney Kardashian e Travis Barker
Precursores do retorno da tendência gótica e fashionistas por essência, o casal investe em looks extra sensuais. Seu casamento, totalmente assinado pela Dolce & Gabbana, na Itália, contou com modelos personalizados como o véu de Kourtney que trazia uma tatuagem de Travis bordada. Juntos, eles impulsionaram um pico de interesse pela grife de 114%.
Desfile do ano: Alta-Costura da Balenciaga
Com Nicole Kidman, Dua Lipa e Kim Kardashian na passarela, o segundo desfile de Alta-Costura de Demna Gvasalia a frente da casa espanhola mostrou uma coleção distópica, que em 24 horas fez o interesse pela sua moda "diferentona" explodir 525%.
Momento do ano no tapete vermelho: Kim no Met Gala
A aparição de Kim Kardashian no tapete vermelho do Met Gala de 2022 com o famoso vestido 'nu' que Marilyn Monroe usou para cantar "Parabéns" para o presidente John F. Kennedy, uma peça não só caríssima como histórica e extremamente frágil, pode até ter durado apenas alguns minutos antes que ela vestisse uma réplica, mas gerou um enorme impacto.
As buscas pelo estilista do modelo, Bob Mackie, saltaram 456% nas duas semanas que sucederam o evento.
Momento viral do ano: Bella Hadid com o vestido 'pintado'
O momento "chave de ouro" que encerrou o desfile de primavera/verão 2023 da Coperni teve Bella Hadid utilizando um vestido que foi criado para ela na passarela, em frente aos olhos do público, literalmente pintado com um spray em seu corpo.
A técnica de desenvolvimento do tecido pulverizado era do estilista e cientista espanhol Manel Torres. Após viralizaram no TikTok, com mais de um milhão de visualizações, a marca viu um crescimento de 3000% em buscas no Lyst em poucos dias após o show na passarela.
Momento esquisito viral do ano: Carrie e a bolsa de pombo
A segunda temporada de "And Just Like That..." ainda nem estreou, mas Carrie Bradshaw já inspira looks. Depois que Sarah Jessica Parker registrou a aparição da personagem com a bolsa 3D de pombo da JW Anderson, parte de sua coleção masculina de outono/inverno 2022, o acessório se esgotou. Ele é atualmente o item da grife mais visualizado no Lyst — as buscas pela clutch aumentaram 488% apenas na primeira semana de outubro.
Momento fashion nas telas do ano: 'Vestido da vingança' em "The Crown"
O poder fashion da falecida princesa Diana segue firme e forte, como provou a interpretação de Elizabeth Debicki para o momento de crise no casamento real na quinta temporada de "The Crown". Vídeos com a hashtag #revengedress, que se refere ao tal 'vestido da vingança' da mãe de William e Harry, já atingiram mais de 101,7 milhões de visualizações no TikTok.
Um dia depois de fotos da atriz caracterizada com a peça surgirem, buscas pelo preto modelo com decote ombro a ombro usado por Diana cresceram 58% no Lyst, enquanto o decote princesa saltou 103%.
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