'James Bond dos cruzeiros': veja como é viajar em um iate 6 estrelas
Quem nunca olhou um grande iate em algum porto ou marina, ou mesmo em vídeos e fotografias, e pensou como seria navegar como um milionário?
Pois o empresário Glen Moroney, CEO e fundador da Scenic Luxury Cruises, teve assim mesmo a ideia de construir o Scenic Eclipse: um superiate de cruzeiros no qual seus amigos não milionários pudessem se sentir milionários por uma semana.
Champanhe ou uísque 21 anos a qualquer hora? Tem, sim. Mordomo cuidando de todos os detalhes da estadia? Tem também. Jantares de alta gastronomia? Claro!
A Scenic é uma companhia australiana que opera há bastante tempo tours terrestres e cruzeiros fluviais e em 2019 entrou de cabeça no mercado dos cruzeiros de expedição de luxo.
O iate Scenic Eclipse, construído para navegar pelos polos norte e sul com um máximo de 200 passageiros a bordo (ou 228 em outras regiões do planeta), teve participação ativa de Moroney e sua esposa Karen em cada etapa do projeto.
A ideia deu tão certo que o Scenic Eclipse II, uma versão ainda melhor do primeiro iate, chegará ao mercado em 2023.
Juntas, as duas embarcações farão cruzeiros que chegarão a 50 países diferentes.
O 'James Bond dos cruzeiros'
Elegante por dentro e por fora — algumas publicações internacionais o chamam de "James Bond dos cruzeiros" —, o Eclipse funciona como um hotel boutique sobre as águas. As propagandeadas "seis estrelas" são relativas; afinal, há cruzeiros mais luxuosos em alguns navios de pequeno porte de outras operadoras.
Mas a Scenic criou uma embarcação sem similar no mercado; um superiate que prova que aventura e conforto podem andar muito bem juntos, chegando a destinos mais remotos e, muitas vezes, desertos.
E tudo acontece de forma bastante descontraída a bordo: não há códigos estritos de vestimenta (mesmo no jantar, a maioria dos hóspedes se veste de maneira bem casual) nem noites formais.
Seus cruzeiros incluem sempre na tarifa todas as refeições, bar aberto, minibar personalizado, room service 24h, atividades a bordo, todas as gorjetas, passeios em terra em todas as escalas, transfers e wifi.
Em alguns dos itinerários, até mesmo voos domésticos e noites de hotel pré e pós cruzeiro estão incluídos também.
Todas as espaçosas cabines contam com serviço de mordomo, têm área de living e varandas mobiliadas, máquina de café espresso, secadores Dyson, amenidades ESPA e diversas outras mordomias incluídas.
Como o iate é também protagonista nas viagens, passar tempo na própria acomodação vira um grande prazer para fazer valer o custo: nesta viagem feita pela reportagem entre Lima (Peru) e Valparaiso (Chile) o pacote de oito noites custa cerca de US$ 7.131 (por volta de R$ 38 mil).
Menu de travesseiros e 135 rótulos de uísque
O mordomo abastece diariamente o minibar com as bebidas favoritas do hóspede e serve caprichosamente o café da manhã a la carte na varanda, na hora desejada, com vista para o mar ou o destino visitado no dia.
Quer degustar na cabine os vinhos e champanhes servidos nos restaurantes e todas as bebidas disponíveis no bar (incluindo os 135 rótulos de uísque diferentes da coleção privada do iate)?
É só pedir ao mordomo.
Com excelente isolamento acústico, as cabines têm camas customizadas especialmente para o Eclipse, com controles individuais. Assim, um casal dormindo na mesma cama pode optar individualmente por posicionar sua cabeceira ou os pés da cama de maneira diferente. E há ainda um extenso menu de travesseiros à disposição.
As TVs estão embutidas em uma parede espelhada do living, em frente ao sofá (ponto para a estética, mas torna impossível assistir à televisão a partir da cama). As cabines maiores, chamadas de suítes, têm ainda banheiras e bem mais espaço para guardar roupas e pertences (nas cabines das categorias de entrada são apenas duas portas de armário).
Há ainda lavanderia self-service a bordo e as suítes têm serviço completo de lavanderia gratuito.
Rolês de minissubmarino e helicóptero (não incluso!)
O Scenic Eclipse foi construído para operar cruzeiros de expedição, focados em imersão em lugares remotos como Antártica, Ártico e Alasca. É nesse tipo de destino que o iate opera sua mágica, levando o hóspede para aventuras diárias a bordo de zodiacs, caiaques, pranchas de stand up paddle, trilhas, prainhas privativas.
O iate tem ainda seu próprio minissubmarino para seis passageiros e dois helicópteros para sobrevoos panorâmicos (estes dois serviços são os únicos passeios cobrados à parte).
O roteiro feito pela reportagem foi de Lima, no Peru, a Valparaíso, no Chile, infelizmente não experimentou nada disso. As condições marítimas locais, sob as influências das correntes de Humboldt, não permitiram o uso de zodiacs, caiaques ou submarino ao longo da viagem; e os sobrevoos em helicóptero também foram todos cancelados na última hora.
O itinerário, reposicionando o iate para sua temporada Antártica, incluiu escalas em Paracas e Matarani, no Peru, e em Arica e Coquimbo, no Chile (a escala na chilena Iquique acabou suspensa devido a uma greve portuária no país).
A cada parada foram oferecidas uma ou duas opções de passeio, sempre envolvendo transporte em vans e ônibus e visitas bastante pacatas a atrações naturais ou culturais dos destinos de escala — incluindo apresentações folclóricas, museus, vilarejos, deserto, observação de pássaros, geoglifos e vinhedos.
Com menos de 50 passageiros embarcados mas tripulação completa, experimentamos a mais impressionante relação estafe X hóspede dos oceanos, com quase quatro tripulantes por hóspede — resultando em um serviço altamente personalizado e extrema facilidade para reservar mesmo os restaurantes mais concorridos.
Para o lazer a bordo, o Eclipse possui uma pequena piscina (interditada durante a viagem), duas jacuzzis e um belo spa de 550 m². Saunas, duchas especiais e plunge pool têm uso liberado, mas massagens e tratamentos são cobrados à parte.
O confortável teatro, com grandes poltronas de couro giratórias, oferece palestras diariamente e exibe performances musicais do diretor de cruzeiro (o mais jovem do mundo, com 25 anos) e sua assistente em algumas das noites.
Eventualmente, o espaço pode se transformar também em uma sala de cinema.
Boa mesa em até 10 opções gastronômicas diferentes
Gastronomia é levada a sério no Eclipse, sobretudo para o jantar. Não há caviar disponível a qualquer hora como em outras armadoras de luxo; mas existem excelentes restaurantes a bordo. Em todos eles, os chefs são extremamente maleáveis para substituições e há sempre vários pratos vegetarianos.
No café da manhã e no almoço, as opções são mais limitadas: apenas um restaurante buffet (Yatch Club), um café com pratos rápidos (o adorável Azurra Cafe, que tem ótimo barista e excelentes pavlovas o dia todo) e o serviço de quarto.
No jantar, a variedade de opções surpreende. O Élements, o maior de todos eles, serve ótima cozinha internacional, com destaque para massas e risotos impecáveis. O adorável Koko's oferece deliciosos pratos "fusion" da cozinha asiática, incluindo opções indianas e tailandesas. O Yatch Club oferece um buffet temático de jantar por viagem e o serviço de quarto está sempre disponível.
As outras opções para o jantar funcionam mediante reserva, mas sem cobrança de qualquer taxa. O Sushi @ Koko's é um irretocável sushi bar para apenas nove comensais por noite, com excelentes saquês para harmonizar.
O Night Market é a opção teppanyaki no mesmo modelo, com menu que homenageia culinárias como indiana e árabe com um toque bem contemporâneo.
E o Lumière oferece um ótimo menu francês, com carta de vinhos exclusiva, e ainda tem um charmoso champanhe bar no qual é possível degustar a bebida com ostras ou caviar antes do jantar.
A Chef's Table funciona apenas para convidados (geralmente hóspedes das suítes mais luxuosas), com menu degustação fixo de 14 passos e apresentações muito criativas, focando bastante em cozinha molecular, vapores e texturas — incluindo um delicioso rolinho de vegetais em formato de charuto, com farinha imitando cinza na ponta, servido em um cinzeiro.
O iate oferece ainda o Épicure, sala construída especialmente para workshops de gastronomia e degustações de vinhos e destilados (também incluídos nas tarifas do cruzeiro).
Design minimalista: esqueça o dourado!
O design em dez decks impressiona, com elegantes e acolhedores espaços internos de décor mais minimalista (esqueça dourados, grandes escadarias brilhantes e outras desventuras comuns a grandes navios).
Fazem falta apenas mais espaços externos, já que as vistas dos ambientes internos são restritas.
O Scenic Lounge é o grande coração do iate, ponto de reunião para os passeios e também onde fica seu incrível bar, com 135 rótulos diferentes de uísque à disposição dos passageiros — além de bourbons, gins e diversos outros tipos de destilados magistralmente transformados em coquetéis pelos mixologistas a bordo. O proprietário do iate soma pessoalmente novos rótulos à coleção a cada visita.
Há um "bar de chás" da refinada marca Kusmi Tea no Observation Lounge e um pequeno bar externo, que funciona apenas durante o dia na área das jacuzzis. O Eclipse possui ainda uma elegante sala para passageiros das expedições polares deixarem suas botas, parkas e trajes especiais para caiaque.
Visite nossa...ponte de comando
A política de "open bridge" é extremamente bem-vinda: o hóspede pode visitar a ponte de comando a qualquer hora, sempre recebendo atenção especial de um dos oficiais de plantão.
O local impressiona: é dali que monitoram incontáveis equipamentos, incluindo imensos estabilizadores (que garantem viagens muito mais suaves), propulsão elétrica, sistemas de segurança automatizados e mais de 160 câmeras.
Com diferentes esforços sustentáveis, o iate utiliza combustíveis limpos e tem sistema de posicionamento dinâmico ao invés de âncoras (para não danificar o fundo do mar).
Além disso, água filtrada com e sem gás é servida nos restaurantes e nas cabines em garrafas retornáveis, todo hóspede recebe sua garrafa reutilizável para as excursões, a programação diária é exposta nas TVs e não em papel, avisos são deixados nas cabines em aparatos eletrônicos e os restaurantes têm política de zero desperdício (até mesmo alimentos "passados" são desidratados, transformados em pó e utilizados em diferentes receitas).
Além do Eclipse II, que deve fazer sua viagem inaugural em abril de 2023, a Scenic planeja lançar em breve outra série de embarcações de luxo para menos de 300 passageiros.
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