Israel, Nepal e Peru estão entre melhores destinos para 2023; veja o top 23
Já começou a planejar as férias de 2023? Esqueça Paris, Nova York ou Rio de Janeiro por um momento e cogite novas e inexploradas paisagens — esta é a tônica do anuário "Best in Travel" da revista especializada em turismo Condé Nast Traveler, que divulgou nesta terça (29) suas apostas para o ano de 2023.
Após ouvir sua rede globais de editores que cobrem assuntos de viagem por todo o globol, a publicação concluiu que há bastante novidade no mapa que pode encantar os viajantes nos próximos doze meses.
Entre os destinos que serão redescobertos em 2023, há dois vizinhos brasileiros: Argentina e Peru. Mas em vez de sugerir Buenos Aires ou Machu Picchu, a Traveler indica explorar a "terra dos vinhos" de Mendoza, e Ollantaytambo, próxima ao Vale Sagrado, mas com experiências gastronômicas mais interessantes a oferecer.
Ainda entre o top 23 da revista figuram outros destinos com rica história e beleza natural, como a região bíblica da Galileia, em Israel, e Mustang, nas montanhas do Himalaia, no Nepal. Saiba por quê:
1. Auckland, na Nova Zelândia
Por que é imperdível?
Além de receber parte dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino, a cidade terá a retomada de seu calendário cultural, com o Lantern Festival — que celebra o Ano Novo Chinês — e novos hotéis cinco estrelas abrindo as portas em 2023.
2. Colúmbia Britânica, no Canadá
Por que é imperdível?
Conhecida pelas belezas das Montanhas Rochosas, o estado canadense receberá novos resorts sustentáveis que oferecerão experiências culturais para aproximar visitantes dos povos originários da região, enquanto conhece a mata selvagem. Além de passear de caiaque, turistas poderão 'provar a cultura indígena' na influência presente nos cardápios atualizados de restaurantes locais.
3. Costa Central da Califórnia, nos EUA
Por que é imperdível?
Esta porção da Califórnia vale a pena não só pelas belas praias, mas principalmente pela sua gastronomia rica e colorida. Os entornos de San Luis Obispo ganharão novos restaurantes, alguns com chefs premiados, enquanto os bares da região continuarão a oferecer vinhos do estado — a maior região produtora do país.
4. Egito
Por que é imperdível?
Após a COP 27 e o aniversário de 100 anos da descoberta do túmulo de Tutancâmon, o Egito se prepara para abrir em 2023 o Grande Museu Egípcio em Gizé, que deverá ser o maior museu arqueológico do mundo com múmias e artefatos da Antiguidade. Novos cruzeiros da Viking River Cruises ainda incluirão itinerários temáticos dos Faraós e Pirâmides.
5. Galileia, em Israel
Por que é imperdível?
Além de carregar um enorme significado religioso e histórico, a região da Galileia ainda é um destino obrigatório para amantes de vinhos e gastronomia. Opções como o The Farmhouse, aberto apenas em 2021, permite que hóspedes durmam em meio aos vinhedos, curtam a piscina e degustações, além de fazer tours pelos terrenos. Tiberíades, onde Jesus teria andado sobre a água, ganhará um novo calçadão.
6. Quênia
Por que é imperdível?
Pelos safáris, claro, com seus acampamentos novos e confortáveis. Aproveite para conhecer os novos cafés e bares a céu aberto de Nairóbi, além de restaurantes criativos como o Cultiva, do chef equatoriano Ariel Moscardi. O Parque Nacional Amboseli é parada obrigatória para ver de perto o Monte Kilimanjaro.
7. Vale do Loire, na França
Por que é imperdível?
Os châteaux acabam de ganhar a companhia de casas de doces, restaurantes com chefs estrelados pela Michelin, um spa Sisley, jardins e parques. Como se estes novos complexos de acomodações luxuosas não fossem o bastante, em 2023 será reaberta a capela de Saint-Hubert no Château Real de Amboise, local onde descansa Leonardo da Vinci.
8. Marrakesh, no Marrocos
Por que é imperdível?
Novos resorts de luxo deverão tomar a cidade, ampliando a gama de conforto para quem quer explorar os coloridos mercados e as dunas de areia, além de curtir piscinas e experiências astronômicas.
9. Melides, em Portugal
Por que é imperdível?
A Traveler aposta que Melides, na região da já badalada Comporta, será a praia portuguesa mais interessante de 2023, graças em parte ao novo hotel Vermelho, de Christian Louboutin, que abrirá na cidade. Vilas e resorts de luxo, além de um museu de olaria, disputarão a atenção dos visitantes com bares, restaurantes e arrozais tradicionais da área.
10. Memphis, nos EUA
Por que é imperdível?
A "casa" do estúdio onde gravaram Elvis Presley e Johnny Cash terá novos festivais de música, além de um campeonato de churrasco, em 2023. A cidade não está ampliando apenas sua oferta de hotéis: novos bares, restaurantes e um centro comercial revitalizado estão na programação do próximo ano.
11. Mendoza, na Argentina
Por que é imperdível?
Capital argentina dos vinhos, Mendoza tem um cardápio rico de novas experiências gastronômicas lançadas neste ano ou no próximo. Vinhedos famosos e já estabelecidos ainda ampliarão seus tours, abrirão bodegas e oferecerão spas e acomodações luxuosas aos visitantes.
12. Mustang, no Nepal
Por que é imperdível?
As montanhas do Himalaia ganharão em Mustang novos hotéis-boutique em 2023, para quem procura conforto, além da oportunidade de explorar os caminhos espirituais da região.
13. Ollantaytambo, no Peru
Por que é imperdível?
Ollantaytambo é mais conhecida por suas ruínas do Vale Sagrado no caminho para Machu Picchu, mas se tornou uma espécie de epicentro gastronômico graças aos seus terroirs. A Destílaria Andina, famosa por seu rum com toque de ervas característico das altas altitudes, ganhará um novo bar em 2023. Novas acomodações nas montanhas, além de cervejarias e cafés locais devem satisfazer o paladar dos turistas.
14. Queensland, na Austrália
Por que é imperdível?
A região de Queensland é conhecida por florestas tropicais, reservas e outras belezas naturais bem preservadas que ganharão um circuito de atividades de exploração responsável, com direito a tour sobre o uso de plantas medicinais por indígenas em 2023. Brisbane, sua capital, ainda receberá parte dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino.
15. Xarja, nos Emirados Árabes Unidos
Por que é imperdível?
Enquanto Dubai é pura ostentação, Xarja é a capital cultural dos Emirados, indica a publicação. Em 2023, ela receberá novas galerias de arte, exposições de arquitetura, biblioteca, além de expansões de sua rede de hotéis de luxo, que incluirá um novo acampamento de safári na Reserva Natural Al Bridi.
16. Serinagar, na Índia
Por que é imperdível?
Apesar de ser difícil de ser visitada, Serinagar vale a parada por causa de seu artesanato, suas coloridas casas de barcos, rios, lagos e belezas naturais, segundo a Traveler. No coração do vale da Caxemira, ela ainda terá novos hotéis, resorts e retiros em 2023, entre elas o Karan Mahal, uma antiga residência histórica dos governantes da região.
17. Taiwan, na China
Por que é imperdível?
Depois de dez anos de obras, a abertura do Taipei Performing Arts Center é a cereja do bolo deste distrito vibrante, que conta com cinco novos restaurantes com estrelas Michelin, um dos bairros mais descolados do mundo (Ximending, segundo a 'Time Out'), e uma gama de novos hotéis.
18. lhas Turcas e Caicos
Por que é imperdível?
Novos hotéis, resorts e propriedades de luxo movimentaram as cobiçadas areais de Grace Bay Beach, além de Long Bay Beach, no arquipélago caribenho. Com a expansão do aeroporto de South Caicos, turistas terão acesso facilitado a um dos destinos favoritos de Justin Bieber e das Kardashians.
19. Viena, na Áustria
Por que é imperdível?
Há diversos aniversários de marcos históricos da "capital europeia de arte e cultura", segundo a Traveler, no calendário de 2023. Além de rica programação de ópera e orquestra filarmônica, o Belvedere, museu que abriga o clássico "O Beijo" de Gustav Klimt, contará com uma exposição especial de 300 anos. Há também spas e hotéis de luxo abrindo as portas na cidade.
20. País de Gales, no Reino Unido
Por que é imperdível?
Uma nova geração de chefs que está movimentando a gastronomia galesa, além de novas saunas ao ar livre agora disputam espaços com as paisagens rurais e medievais do interior do país.
21. Oeste do Japão
Por que é imperdível?
Esta porção do país está prestes a receber novos hotéis de luxos e cruzeiros de expedições de sua costa em 2023, que passarão por cidades medievais e vilarejos pesqueiros com linda arquitetura e uma variedade de museus de arte contemporânea.
22. Península de Yucatán, no México
Por que é imperdível?
Bangalôs e resorts nas mais belas e badaladas praias de Cancún e Playa del Carmen, a possibilidade de conhecer reservas naturais ricas, com seus lindos cenotes (poços profundos de águas cristalinas em belas grutas), além de toda a história, arquitetura e gastronomia da Riviera Maia.
23. Zamora, na Espanha
Por que é imperdível?
Um conjunto de lagos que atrai espécies raras de pássaros, fiordes com castelos, fortalezas e outras construções romanescas, além de cozinha premiada com estrelas no guia Michelin fazem desta região uma joia do território espanhol, conclui a Traveler.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.