Lonely Planet elege os 30 melhores destinos para 2023; Brasil fica de fora
De Nossa
02/12/2022 10h49
O tradicional guia Lonely Planet lançou a 18ª versão do seu anuário "Best In Travel", que reúne suas previsões de destinos que se tornarão imperdíveis para turistas conhecerem no próximo ano.
No total, são 30 os locais escolhidos, distribuídos em cinco categorias temáticas com seis representantes cada — uma divisão jamais vista em outras edições do projeto. As listas trazem destinos ideais para comer; aqueles com jornadas imperdíveis; outros com boa estrutura para relaxar; aqueles onde você pode se conectar com um novo ambiente ou cultura e, finalmente, destinos onde se tem muito a aprender.
O Brasil não aparece na seleção de 2023 do guia Lonely Planet. No entanto, outros 28 países foram contemplados. Dois deles ainda se repetiram: os Estados Unidos tiveram três cidades recomendadas para os viajantes que tirarão férias nos próximos 12 meses, assim como a Austrália, que obteve duas indicações.
Para os turistas que já estão em fase de planejamento, a publicação ainda reuniu roteiros sugeridos (que contemplam passeios de, em média, quatro dias) de cada um dos destinos elencados nas listas, portanto vale a pena visitar o site do "Best in Travel" para explorar em detalhes os escolhidos. Conheça os destinos mais interessantes de 2023:
Destinos para comer bem
A capital do país latino-americano foi considerada "uma delícia há séculos" e é recomendada por suas cevicherias e bares que servem coquetéis a base de Pisco.
Cristhian Mendoza Samana/Getty Images/iStockphotoLima ainda foi entitulada "o lugar perfeito para frutos do mar frescos", como as vieiras acima, e para explorar tudo o que a gastronomia peruana tem a oferecer.
javarman3/Getty Images/iStockphotoA região da Úmbria se destacou pela sua arte, tesouros históricos e também pela gastronomia. Não perca o Umbria Jazz Festival e também, em 2023, a celebração do mestre renascentista nativo de lá, Perugino, com programação especial pelo 500º ano de sua morte.
e55evu/Getty Images/iStockphotoO guia Lonely Planet recomenda provar delícias típicas que são unanimidade, mas menos disputadas do que em outras porções da Itália, como é o caso do sanduíche de porchetta (foto).
Alberto Gagliardi/Getty Images/iStockphotoO distrito de Fukuoka é tido como uma preciosidade japonesa pelo seu clima ensolarado e suas construções cheias de história, em uma rota comercial antiga.
grandspy707/Getty ImagesApaixonados pelos prazeres da mesa poderão se deliciar com os inúmeros pratos tradicionais feitos com frutos do mar, além do ramen Hakata, famoso internacionalmente, segundo o Lonely Planet.
Heejin Yu/Getty Images/iStockphotoA cena gastronômica da metrópole asiática é rica, de acordo com o guia, que indicou especialmente os mercados e ruas repletas de barracas de comida típica com lanches e delícias locais.
mmeee/Getty ImagesA cidade ainda possui uma vida noturna vibrante. É recomendado um passeio pelo popular restaurante Jalan Alor, no centro de Kuala Lumpur.
FiledIMAGE/Getty Images/iStockphotoO Lonely Planet aposta que a expansão de malhas aéreas internacionais em 2023 colocará Montevidéu definitivamente no mapa como um dos destinos mais cobiçados do mundo graças às suas praias tranquilas e delícias, além de vinho de primeira.
Rudimencial/Getty ImagesMercados de rua, onde é possível provar um autêntico churrasco e doces como churros, são uma boa pedida para quem visita a capital uruguaia.
Rudimencial/Getty ImagesConhecida internacionalmente pelo seu bom vinho, a África do Sul abriga uma nova geração de chefs talentosos.
InnaFelker/Getty ImagesO guia Lonely Planet indica explorar os sabores locais, como pratos à base de cordeiro (foto), além de degustar suas bebidas e visitar os vinhedos.
3dan3/Getty Images/iStockphoto
Destinos com jornadas imperdíveis
As belezas naturais desta região canadense contemplam mais de uma cidade e, por isso, o Lonely Planet recomenda passar por cada uma em uma rota costeira, explorando vilarejos beira-mar.
Demid/Getty Images/iStockphotoRota de peregrinação histórica, a Trilha Transbutanesa reabriu a visitantes em setembro de 2022, totalmente restaurada. São pouco mais de 400 km de caminhada com uma perspectiva única e por vezes espiritual da Ásia.
StephenChing/Getty Images/iStockphotoNosso vizinho latino possui 59 belas áreas protegidas, entre as quais se destacam as praias do Parque Nacional Natural Tayrona e os picos do Los Nevados (foto), destinos obrigatórios para amantes da natureza. 26 destas reservas ainda são habitadas por comunidades indígenas e afrocolombianas.
iFerol/Getty Images/iStockphotoRecentemente restaurada, a rota de trem com serviço noturno ligando Sófia, a tranquila capital búlgara, a Istambul na Turquia -- onde o hemisfério ocidental encontra o oriental -- foi indicada por permitir explorar "duas cidades em uma só aventura". O percurso dura 11 horas.
BERKO85/Getty Images/iStockphotoCruzar os desertos do "Outback" australiano oferece diversas oportunidades para uma jornada inesquecível, afirma o Lonely Planet. É possível passar de cidade a cidade por via aérea ou de carro para explorar suas belezas naturais.
wellyboots/Getty Images/iStockphotoO país africano abriga não só as impressionantes Cataratas de Vitória (foto), como safáris e trilhas selvagens, ideais para quem quer ver de perto espécies e paisagens únicas.
3dan3/Getty Images/iStockphoto
Destinos para relaxar
Mais conhecido pelos impressionantes e intensos itinerários ao redor de Petra, a Jordânia ainda oferece experiências meditativas como o desértico Vale da Lua, suas reservas montanhosas de tirar o fôlego e, claro, a chance de nadar no Mar Morto.
BargotiPhotography/Getty Images/iStockphotoSegundo o Lonely Planet, essa ilha menos visitada do Caribe está prestes a explodir em popularidade graças a voos diretos oferecidos pela American Airlines a partir de Miami, e também ao novo resort de luxo Kempinski. Por enquanto, ela segue tranquila. Vá pelas belas praias e cidades vibrantes.
NAPA74/Getty Images/iStockphotoGeralmente preterida em relação a ilhas no sul do país, esta ilha nortenha oferece tranquilas e cristalinas praias frente ao Mar Egeu.
master2/Getty Images/iStockphoto"Terra de madeira e água", segundo a origem de seu nome dada pelo povo Taino, a Jamaica oferece lindas praias, picos montanhosos com vistas impressionantes, cachoeiras e riachos. Com recém-lançados hotéis, o guia considerou o país o local ideal para relaxar.
Ruth Peterkin/Getty Images/iStockphotoJá querida por turistas europeus, segundo o Lonely Planet, graças à sua vibrante capital Valeta (foto), Malta é um destino tranquilo e com lindos cartões postais, como templos pré-históricos e pontos ideais para mergulho.
aapsky/Getty Images/iStockphotoConhecida pelos recifes de corais, excelentes locais para mergulho e praias ideais para relaxar, Raja Ampat foi considerada a melhor das ilhas indonésias no momento, justamente por ser menos movimentada. É indicado alugar um iate, de acordo com o guia, para passar alguns dias no mar da região.
Venansius Martinus Marot/Getty Images
Destinos para se conectar
Acra tem mercados de rua "frenéticos", novos espaços comunitáriso como parques de skate e zonas criativas para artistas, além de uma vida noturna com excelente música ao vivo, o que a torna um destino cheio de energia para o turista.
StreetMuse/Getty Images"Em poucos lugares você pode começar seu dia nas montanhas e terminar no mar", destaca o Lonely Planet. A Albânia ainda dá ao turista mais oportunidades de se conectar suas belezas naturais que outros destinos mais lotados, como a Grécia.
SzymonBartosz/Getty Images/iStockphotoO guia indica conhecer o "lado B" de Sydney -- que tem uma das maiores Paradas LGBTs do mundo -- além de roteiros indígenas que apresentam novas facetas de seu importante circuito cultural.
lovleah/Getty ImagesO país sul-americano foi considerado "culturalmente conectado ao Caribe", mas oferece boas oportunidades para conhecer a região Amazônica fora do Brasil com incríveis cachoeiras, cascatas e floresta preservada.
DouglasOlivares/Getty Images/iStockphotoO estado americano não veio parar nesta lista graças à sua vida selvagem, geleiras e fiordes. Segundo o Lonely Planet, explorar seu território é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a cultura nativa do Alasca, já que há grupos indígenas que oferecem experiências de turismo autênticas, que também prezam pela sustentabilidade.
Wirestock/Getty Images/iStockphotoBoise é conhecida pelos seus festivais de balões, pelos circuitos para esquiar no inverno e rafting no verão, o que torna a cidade do estado americano de Idaho o destino ideal para quem gosta de aventura. Mas a cidade ainda se destaca pela sua cena gastronômica e ótimas opções culturais para conhecer gente.
graphicphoto/Getty Images/iStockphoto
Destinos para aprender
"Terra do Encantamento", assim é definido o estado no sudoeste americano, que abriga 23 tribos indígenas nativas, além de forte influência hispânica. É o local ideal para aprender sobre a cultura indígena, arte e música, além de experimentar a gastronomia e a beleza natural desta porção do país, considerou o guia.
vermontalm/Getty Images/iStockphoto"Incrivelmente belo": este é El Salvador, país da América Central que cresce em popularidade entre turistas, graças à sua relevância no circuito de surfe. Venha para conhecer ou se aperfeiçoar no meio do esporte.
Sandra Menjivar/Getty Images/iStockphotoSegundo o guia, a cidade passa por um momento de renovação graças à revitalização de seu Altmarkt, a praça central, para incluir mais acessibilidade e medidas de proteção contra o clima. O projeto deve ser inaugurado a tempo da edição de 2023 do Striezelmarkt, um dos maiores e mais antigos mercados de Natal do mundo.
Travel Faery/Getty ImagesCom um litoral badalado e um centro urbano movimentado, Marselha reúne belezas naturais e pontos históricos e modernos no Mediterrâneo. O guia recomenda passar sim pela praia, mas explorar também sua arte de rua, roteiros arquitetônicos, além de passeios para conhecer pinturas em cavernas de 20 mil anos.
Olena_Z/Getty Images/iStockphotoA cidade britânica tem como pontos fortes o fato de ser sustentável e ter boa estrutura de acessibilidade. Mas há muito acontecendo em seu circuito cultural em 2023, como a reforma do Manchester Museum, a expansão do Manchester Jewish Museum, a abertura do Factory International Arts Space. Fique de olho: o histórico Viaduto Castlefield se tornará uma trilha verde.
trabantos/Getty ImagesApesar de as Terras Altas, ao norte, além de cidades como Edimburgo, serem mais badaladas, o sul do país acaba de se tornar mais acessível graças ao novo trem Lumo. Segundo o Lonely Planet, vale a pena visitar para aprender mais sobre famosos escoceses, como o escritor Robert Burns, além de ver de perto a histórica fronteira disputada entre Escócia e Inglaterra.
Kapook2981/Getty Images/iStockphoto
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.