Topo

Por menos de R$ 5: bloco de concreto pode decorar e ser útil; veja ideias

Os blocos podem escorar móveis ou preencher paredes inteiras, como é o caso dessa sala de jantarDecoração com blocos - 31_ Sala de Jantar - Natália Viviani - MM RIO  2019 (3)1 - Divulgação
Os blocos podem escorar móveis ou preencher paredes inteiras, como é o caso dessa sala de jantarDecoração com blocos - 31_ Sala de Jantar - Natália Viviani - MM RIO 2019 (3)1 Imagem: Divulgação

Roseane Santos

Colaboração para Nossa

02/12/2022 04h00

Antes utilizados de modo apenas provisório, os blocos de concreto tomaram conta da decoração definitiva da casa. Basta saber usar de forma criativa que terá mesas, estantes, adegas e até uma cama com muito estilo.

Com um pouco de disposição, você mesmo poderá construir vários itens do seu lar e ter um visual bonito e descolado.

Fácil e barato

Uma boa noticia: esse é um material facilmente encontrado em casas de construção e até em canteiros de obra, onde podem ser negociados por um preço bem acessível.

"Hoje eles são muito usados na área interna ou externa, na cor cinza (uma proposta mais rústica) ou o colorido, caso desejar um estilo mais sofisticado e tradicional", indica a designer de interiores, Priscila Prieto.

Sala: 8 blocos de concreto formam a mesa de centro do aassinado pelo Studio Leandro Neves - Divulgação - Divulgação
Sala: 8 blocos de concreto formam a mesa de centro do aassinado pelo Studio Leandro Neves
Imagem: Divulgação

Apesar da aparência rústica, o concreto é bem-vindo em ambientes sofisticados. Com uma dose de ousadia, ele pode preencher paredes que abrigam plantas ou adegas verticais.

Materiais com vidro, mármores e madeiras tratadas também são perfeitos para combinações práticas onde seus vãos de se tornam nichos.

Ele pode dar um toque especial em algo mais simples, como se transformar em uma linda luminária ou no que mais sua imaginação criar.

Decoração com blocos - Banheiro da Suíte do Jovem Executivo assinada por Victor Niskier e Gabriel Santa Ritta na mostra MORAR MAIS POR MENOS - foto 1 - Divulgação - Divulgação
Banheiro da suíte assinada por Victor Niskier e Gabriel Santa Ritta usa espaços dos blocos como jardim vertical
Imagem: Divulgação

Cada bloco simples (sem tratamento) raramente ultrapassa o valor de R$ 5. A mostra de decoração Morar Mais por Menos, realizada no Rio de Janeiro, expôs vários ambientes utilizando esse tipo de material, provando que com pouco dinheiro se pode ter um ambiente que satisfaz vários gostos.

Se comparados aos móveis de outros materiais do mercado formal, a economia pode ser mais de 50% no preço final.

Veja ideias de como usar blocos na decoração

Dicas para não cair em enrascadas com os blocos

  • Pesquise. Existem blocos vazados de concreto simples para alvenaria sem função estrutural e vazados com maior resistência. Há também uma grande variedade de medidas, profundidades e formatos. Tudo vai depender do estilo daquilo que deseja construir,
  • Pintura. É necessário um preparo antes de dar cor ao concreto: limpeza do bloco e acerto nas imperfeições. As casas especializadas em construção poderão indicar algumas qualidades de lixas e primes para deixar a superfície mais propícia para aderir à pintura. Priscila Prieto destaca que existem diversas soluções para deixar o bloco de concreto mais liso, como o uso de um impermeabilizante, que tem o benefício de não absorver água (para área externa).
  • Preparo. O bloco em cor natural é o ideal para um ambiente rústico, estilo industrial que é uma tendência moderna. Só que é recomendável impermeabilizar, para o proteger da umidade. Principalmente se o móvel estiver em lugares como cozinha, banheiro e área externa sujeito a ações do meio ambiente, (varandas ou quintais). Se decidir usar tinta, pode aplicar diretamente no bloco.
  • Sustentação. Para empilhar os blocos, nem sempre é necessário um material para fixar. Em casos de pequenas mesas, eles mesmos se sustentam com o próprio peso. Quem desejar ter mais segurança, pode usar uma das muitas opções das colas potentes que existem no mercado. Caso o bloco seja usado em algo mais complexo, como cama ou uma estante maior, existe ainda a opção de unir as peças com cimento ou argamassa.
  • Medida. É muito importante já saber a dimensão do material que será utilizado em conjunto com os blocos. Compre os blocos depois de ter as medidas dessa base que será sustentada, seja uma madeira, mármore ou até mesmo algo a ser reaproveitado como uma porta ou tampa de mesa antiga. Só assim saberá como calcular a quantidade e estilo de blocos a ser comprados.