Pão 'de ontem' rende torta, pudim e até lasanha: experimente 9 receitas
Água, farinha e sal bastam para compor um dos alimentos mais antigos da humanidade: o pão. Além da simplicidade da receita básica, ele tem lugar cativo na mesa brasileira por conta de sua versatilidade.
Mas não falamos aqui sobre as diferentes maneiras de consumi-lo — todo mundo sabe que combina bem com manteiga, geleia e afins e rende ótimas experiências gastronômicas quando transformado em sanduíches.
O lado mais versátil do pão é revelado quando ele deixa de ser protagonista e se torna importante coadjuvante dentro de receitas que ninguém esperava, de lasanhas a sobremesas, por exemplo.
Qual pão usar?
A resposta depende muito de qual receita será feita e, também, do resultado esperado. Isso porque a textura e o sabor variam para tipo de pão. Mas, para soltar a imaginação, Guilherme Carillo, sócio da tradicional Padaria Carillo, aponta várias opções de reutilização: pão francês, pão italiano, pão de forma, croissant, brioche, ciabatta, foccacia, de fermentação natural e low carb, aqueles com pegada mais "fitness".
Dali em diante, a criatividade é o limite. A padeira e chef Helena Mil-Homens, da Padaria St. Chico, lembra que o pão pode dar textura a molhos, sopas e cremes, mas também rende receitas deliciosas, como pudins, pizzas e até farofa.
Quando torramos as fatias e processamos grosseiramente no liquidificador, vira uma farinha maravilhosa! Refogá-la com manteiga, cebola e banana rende uma farofa que rouba a cena de muita mesa", cita.
Guilherme, por sua vez, sugere utilizar os pães em tortas salgadas, lasanhas, pastéis, panquecas e até sobremesas.
Fermentação natural também brilha
Para o padeiro Vinicius Braune, da Ancestrale Lab, a fermentação natural é ótima quando o assunto é versatilidade. Assim, apesar de ser preciso tomar cuidado com a acidez do alimento, a lista de possibilidades vai das bruschettas e tostadas saudáveis até a farinha para empanar bolinhos e frituras variadas — basta bater no liquidificador os pães mais 'duros'.
É possível, inclusive, criar receitas a partir de outras receitas de reaproveitamento. A engenheira de alimentos Michella Giraldelli, da Padaria Brasileira, cita que a tradicional rabanada pode ser transformada em uma torta cheia de sabor.
"Com o objetivo de reaproveitar os alimentos em sua totalidade, optamos em fazer com pão francês amanhecido, que possui também uma textura mais adequada ao resultado que desejamos", explica.
Como "salvar" o pão
Agora, se a ideia é tentar dar uma nova vida ao pão do dia anterior, Guilherme Carillo tem uma boa dica: basta passá-lo rapidamente em água e levá-lo ao forno, alcançado uma regeneração. Já para os mais duros, se não forem usados em novas receitas, torrar é a melhor estratégia.
"Pode-se transformá-los em torradas simples ou, ainda, incrementá-las com temperos, com azeite, orégano e sal, ou pasta de alho", sugere o profissional.
Fuja dos estragos
Fresquinho, amanhecido ou duro, a verdade é que tanto faz! Só não pode estar mofado ou estragado.
Existem algumas formas de avaliar o estado do pão: pelo visual, cheiro e sabor. Se algum desses elementos apresentar algo de estranho, é melhor não usá-lo", comenta Vinicius.
Se notar bolor no pão, nem pense em descartar o pedaço em questão e consumir o resto. Nessa situação, todo o alimento realmente precisa ser jogado fora. "Os fungos têm 'sementes' que passam facilmente para as outras fatias e não vemos a olho nu", esclarece a Helena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.